Província de Córdoba - Argentina - Área Punilla: Carlos Paz - Parte III




Continuando nossa viagem pela Província de Córdoba:

No quarto dia de viagem, segunda-feira, partimos de Córdoba rumo a Área Calamuchita, local escolhido para nossa próxima estadia, todavia, no caminho passamos pela Área Punilla e resolvemos explorá-la.




Como chegar: saindo de Córdoba, pegue a Estrada 1, rota 20. Haverá um pedágio no valor de $10.00 pesos.

Primeira parada: Dique San Roque

Esta barragem, do tipo arco-gravidade de concreto,  foi projetada para abastecer a cidade de Córdoba e teve duas etapas de construção: em 1880 e 1940.
Sendo a Primiera barragem da América do Sul, o dique foi considerado uma das obras mais importantes, bem como o maior reservatório artificial do mundo naquela época.

Um lugar calmo e tranquilo cheio de história.







Segunda parada: Villa Carlos Paz

Com belas paisagens de montanhas e balneários a cidade é um ótimo ponto turístico. Bem maior que as cidadezinha da redondeza, oferece uma infra-estrutura muito boa, com ótimos restaurantes, hotéis, centro comercial e fábricas de alfajor.

História:

Uma cidade relativamente recente, fundada em 1913 após a construção do Dique San Roque, que inundou vales e formou um imenso lago na região.
Um dos donos das terras submersas, Don Rudecindo Paz, mudou-se para longe das águas, perto das montanhas e começo a explorar a floresta, o que gerou um movimento para a região. Foi então que resolveu abrir uma pequena pousada. E assim a cidade começou a crescer.

Turismo:

Ao chegarmos, paramos no ponto de informações turísticas e pegamos o mapa da cidade.
Os principais pontos turísticos são:

- Relógio Cucu: Construído em 1958 e considerado o maior do mundo.
Passei na frente do relógio, mas não achei grande coisa. Não parei para tirar foto, pois estava movimentado.

- Complexo Aerosilla que compreende:
1. Teleférico: inaugurado em 1955 atraiu muitos turista. O teleférico foi renovado em 1980 e em 2005. Percorre um distancia de 600m de belas paisagens.
2. Aquário
3. Tirolesa
4. Trem
5. Parque de diversões
6. Parque aquático



Fomos até o complexo, mas estava fechado por causa da siesta. Com já expliquei em outros post, os Argentinos fazem siesta após o almoço e tudo fica fechado, reabrindo o comércio no final de tarde.

Para mais informações acesse aqui

- Monumento La Cruz: localizado na mesma montanha do teleférico, mas lado oposto. Para chegar, deverá fazer uma caminhada bem íngreme na montanha.



Não estávamos preparados para a subida (roupas desconfortáveis e calor extremo, apesar de ser inverno) e não fomos. Encontramos um brasileiro que mora no local e disse que a vista é espetacular, então para quem gosta de caminhadas é uma ótima dica.

- Lago San Roque: Pode-se realizar todo tipo de atividades náuticas. Tem setores diferenciados para todo tipo de embarcação, inclusive pode-se praticar, alugar ou fazer cursos de: jet ski, ski náutico, lancha, wakeboard, barcos a vela, kitesurfing, windsurf, remo, passeios em Catamaranes, etc.
Há também praias e balneários.

Faça o lindo passeio de carro pela estradas dos caracóis que liga a cidade e o Dique San Roque. Percorrerá caminhos entre casas e clubes náuticos. Vale a pena.



- Centro comercial e de restaurantes: há uma rua comercial e outra só de restaurantes. Na rua comercial há uma loja de alfajor em cada esquina. A cidade tem muitas fábricas.
Passeamos a pé pela rua e depois fomos escolher um restaurante. Na verdade queríamos comer o famoso lomito, que é um sanduíche delicioso.

Fomos no inverno, mas a cidade estava bem quente, todavia observamos que o lago não estava movimentado. Então concluou que a turismo aquático deve ser intenso na época de primavera e verão.

Na verdade a cidade oferece uma grande variedade de passeios turísticos para todos os gostos: trekking, ciclismo, escalada, 4X4, parapente, pesca, canoagem, windsurf, mergulho, passeio de barco, etc.
No verão deve ser muito gostos desfrutar dos balneários no Lago San Roque.

Por isso se gosta de aventura, é uma linda região para ser explorada. Essa não é minha praia, mas deixo as dicas para quem gosta.

Se quiser saber mais sobre a cidade acesse aqui

Final de tarde seguimos em direção a Villa General Belgrano na Área Calamuchita. Acompanhe o blog para saber mais dicas.





Para mais informações sobre a Província de Córdoba, acesse os links abaixo:



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.