Especial Carnaval: O Carnaval do Rio de Janeiro



O ano começou, as energias estão renovadas, todos estão descansados, todavia, para um único objetivo: O Carnaval.

No Brasil, o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Janeiro e Fevereiro é apenas uma expectativa para a maior festa que une todos os brasileiros com suas diferentes tradições e culturas.

E como falar em carnaval e não pensar em Rio de Janeiro. Lógico que o Brasil tem muitas comemorações em suas diferentes regiões, cada uma com sua singularidade, contudo o carnaval do Rio é mundialmente conhecido e esperado por todos, afinal é um espetáculo maravilhoso que já tive a oportunidade de conferir.





Em meados de 2012 uma promoção imperdível de passagens para o Rio, justamente no carnaval, animou uma turma de amigos. Resolvemos comprar as passagens. Éramos em 20 pessoas, alguns casais e alguns solteiros pelo meio. A organizadora do evento foi minha amiga Fran, que alugou dois apartamentos em Copacabana. 

E lá fomos nós para a viagem. Partimos na quinta-feira e voltamos na outra quinta. Curtir o Carnaval em turma é muito mais gostoso.

Alguns dos amigos de viagem: Zé, Hérika, Fran, Eu, Juliano(meu amor), Tamaru e Felipe


Na sexta resolvemos fazer o passeio ao Cristo Redentor. Na minha primeira visita ao Rio, que contei nesse post, não deu tempo de conhecer e como já tinha a viagem do carnaval marcada, fiquei tranquila, pois é um passeio imperdível no Rio.

  • Cristo Redentor: 


Uma das novas sete novas maravilhas do mundo está localizado no Alto do Morro do Corcovado. Para chegar ao topo do Morro, o turista  fará um passeio de trem pela maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca. O trem do corcovado foi inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II. 




O símbolo da cidade maravilhosa foi inaugurado em 1931. O principal cartão postal do Rio me deixou encantada, sem palavras. O local  nos transmite uma paz em meio a uma multidão de turistas. Inexplicável.




A vista da Cidade é linda lá de cima.Quando chegamos na fila, fomos avisados que o tempo estava fechado e na televisão do guichê, que mostra a vista em temo real, não dava para ver nada. Mas, nós não poderíamos deixar de ir e subimos. De repente as nuvens sumiram, como num passe de mágica. Tivemos muita sorte ou será que fomos abençoados e privilegiados ??



Horário de Funcionamento: diariamente das 8h as 19h

  • O Carnaval:
O Carnaval é uma festa com 4 (quatro) dias de duração que ocorre 40 (quarenta) dias antes da Páscoa, geralmente no mês de Fevereiro. É comemorado em todos país e inclusive no exterior, todavia o Rio de Janeiro é considerado a capital Mundial do Carnaval e festeja o maior Carnaval do mundo.

A cidade toda fica mais alegre e festeira, há bailes, blocos de rua, festas em clubes, em bares, em praças. Todo canto do Rio de Janeiro respira carnaval.

A Origem remonta dos gregos e romanos, uma antiga tradição européia para celebrar a primavera. A tradição foi trazida pelos Portugueses nos moldes da burguesia parisiense. Mas os brasileiros inovaram e acrescentaram elementos dos africanos, resultando em uma festa única.


1. Blocos de Rua: Não é só de escola de samba que se resume o carnaval do Rio. Há os famosos blocos de rua, muito animados e divertidos.

E é o dia todo, cada bairro tem um bloco e horário para o turista curtir. Uns mais famosos e melhores que outros. Há mais de 300 blocos na cidade.

Amigos prontos para o bloco

As ruas são fechadas para os blocos passarem e há um trajeto pré-determinado.

Esse foi o bloco que passou em Copacabana na frente do apartamento que alugamos.

Gostei mais dos blocos diurnos, pois nos noturnos tinha algumas pessoas batendo carteira na aglomeração. 

Geralmente os blocos passam por ruas com bares conhecidos, a dica é conseguir entrar em um bar e aproveitar o carnaval com tranquilidade, em um ambiente fechado só para quem tem mesa.

Os bares não deixam as pessoas entrar e sair para comprar bebidas ou utilizar o toilete. Portanto, se você não gosta de aglomeração e prefere a comodidade de um lugar mais reservado e toiletes estruturados, prefira um barzinho.

As ruas são estruturadas com banheiros químicos, todavia não são suficientes para a demanda dos foliões e além das filas sempre estão muitos sujos. Fuja deles.


2. Sambódromo: Conhecido como Sapucaí, é onde acontece os desfiles das escolas de samba. Sexta e sábados ocorrem os desfiles da escolas do grupo da séria A (grupo de acesso). Domingo e segunda são as escolas do Grupo especial que encantam a multidão ávida por uma festa que contagia, empolga e surpreende.



Tive a oportunidade de ver os desfiles em dois lugares diferentes. Primeira noite assisti do Camarote e a segunda noite da arquibancada.

2.1. O Camarote

A Vantagem é ter acesso a área restrita e poder chegar perto dos portões de entrada.

Há diversos tipos de camarotes. O Camarote que fiquei tinha 3 andares e pulseiras diferentes de acesso a tais andares.

No meu caso, tive acesso a dois andares, o terceiro era restrito ao presidente e patrocinadores da escola de samba.



Camarote da Devassa em frente ao nosso, mostra bem os 3 andares que falei.

O primeiro andar tinha uma varanda de frente ao sambódromo além de área coberta e fechada no qual funciona uma danceteria. Bebidas a vontade e serviço de garçom.




No segundo andar, área mais restrita, tinha serviço de buffet e bebidas. Mais exclusivo, com bistrô, sofás e puffs, além de ar condicionado.

Tanto do primeiro andar, como do segundo a vista é ótima. O diferencial é que no segundo andar, se você chegar cedo, consegue ficar no parapeito e assistir sentado o desfile.



E como nem todos estão interessados em assistir o espetáculo (acreditem), a primeira fileira não fica tão apertada. Muita gente gosta de ficar badalando pelo camarote.
Foi uma experiência incrível.


2.2. A Arquibancada

Compramos ingresso pelo site e escolhemos apenas o setor, pois as arquibancadas não são numeradas. Quem chegar mais cedo consegue o melhor lugar. O setor que escolhemos foi perto do recuo da bateria e em frente aos jurados. Para garantir o melhor lugar, ou seja, a primeira fileira, chegamos bem cedo.

Estávamos em Copacabana e escolhemos ir de táxi. Um trajeto de um pouco mais de 30 minutos, se for com antecedência, todavia o táxi te deixa bem distante dos portões. Chegamos no local as 16h. Já havia fila, uma vez que os portões abrem as 17h. Conseguimos a primeira fileira (na minha opinião o melhor lugara para assistir), mas tivemos que esperar até as 21h para a festa começar.

Em baixo as cadeiras de pistas (essas são numeradas)



Vantagens: A visão da primeira fileira da arquibancada é muito boa.
A fibração das pessoas é contagiante. A arquibancada toda se anima, canta, dança. É muito gostoso.


Eu e minha amiga Fran




Desvantagens: É um salve-se quem puder. Muita gente querendo roubar seu lugar (no nosso caso por ser a primeira fileira: as pessoas se aglomeravam, empurravam para tentar roubar aquele lugar com visão privilegiada). Muita paciência e aquele jetinho brasileiro para driblar e garantir seu lugar. Mas com diplomacia, tudo se ajeita.

Portanto, sempre vá com uma turma, assim se você quiser sair para comer alguma coisa ou usar o toilete, sempre haverá alguém para garantir o seu lugar e lutar por ele.

Porém as estruturas de toiletes são insuficientes e sempre há muita fila.

Igualmente em relação as estruturas para alimentação sendo que os vendedores ambulantes somente circulam nos intervalos.

As duas experiências foram fantásticas, cada qual com sua peculiaridade. Claro que prefiro assistir de camarote, mas a emoção da arquibancada é muito melhor. No camarote muita gente nem se importa com o desfile e acaba parecendo uma balada.

  • As Praias:

As praias ficam bem lotadas, tem muito turista nessa época do ano e por isso tem que ter muito cuidado, pois arrastões frequentemente acontecem, mesmo com todo o policiamento da cidade.

Mas isso não será motivo para não desfrutar do verão quente e lindo do Rio de Janeiro, afinal violência existe em qualquer lugar do mundo.



A metrópole realmente merece o status de Cidade Maravilhosa, abençoada por Deus e por todos os brasileiros e turistas que fazem do carnaval o espetáculo incrível e emocionante que uma pessoa possa ter o privilégio de assistir.

Adoro o Rio de Janeiro!!!

Confira mais dicas do Rio no post abaixo:

Roteiro de final de semana no Rio de Janeiro


E você, já passou o Carnaval no Rio de Janeiro? Compartilhe sua experiência e deixe um comentário!


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada fez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a divulgar mais conteúdo gratuitamente.

RESERVE AQUI


Aproveite e organize sua viagem com os parceiros do Blog e se quiser um Roteiro Personalizado, envie um email para: love.and.travel@hotmail.com



Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comTrivago.


Compre suas passagens nas Cias Aéreas:  AlitaliaAviancaAzul, GolLatamKlmTap


Compare tarifas para alugar carro na: RentCars


Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou RealSeguros.


Fique conectado em suas viagens com os chips da  America Net Mobile e EasySim4U


Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!


Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.





* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.