Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein




Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

A Rota Romântica do rio Reno e suas encantadoras cidades. 

Rüdesheim am Rhein é uma cidadezinha da Alemanha, localizada as margens do Rio Reno e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Recheada de Castelos, faz parte da famosa Rota Romântica do Vale do Reno.

Seus primeiros habitantes foram os Celtas, seguido pelos Romanos. Rüdesheim teve sua primeira menção documental em 1074. Sua existência veio principalmente de viticultura e transporte. Em 1818 foi reconhecida como cidade.

Passear por Rüdesheim é um retorno ao passado, com belas casas e construções preservadas, ruazinhas se misturam aos trilhos a margem do Reno. Cafés e restaurantes a sua escolha. Um passeio imperdível.



Como chegar em Rüdesheim am Rhein

De Trem:
Rüdesheim é servida pela linha do trem Rechte Rheinstrecke entre Neuwied, Koblenz e Wiesbaden e Frankfurt. Os trens são frequentes.

De Barco:
Diversos barcos cruzam o Rio Reno e param na cidade. A companhia KD faz o percurso. 
Entre as cidade de Mainz e Koblenz, o rio Reno é recheado de castelos encantadores.

De Carro:
São 64 km partindo de Frankfurt. Fuja da autoestrada e curta a paisagem das estradas que beiram o Rio.

Mas atenção, não confundir com a cidade Rüdesheim  an der Nahe. São cidades distintas e se colocar somente Rüdesheim no GPS, poderá ser direcionado para esta última. Foi o que aconteceu comigo. (Perrengues de viagem: Cheguei a um vilarejo em que não existia absolutamente nada, parecia um condomínio de casas. Não tinha um restaurante, um mercadinho, nada....somente residências. A Fome batendo..... então tivemos que procurar alguma cidade próxima para almoçar..... e então descobrimos Bad Kreuznach.... mas isso é história para outro post).

Turismo

O turismo é uma das principais fontes de renda do local. Edifícios históricos em meio a vinícolas, num ambiente rústico de paisagens inspiradoras e românticas. 

Entre os lugares interessantes destaca-se:

Niederwalddenkmal o principal monumento da cidade foi construído em 1883 para comemorar a fundação do Império Alemão após o fim da Guerra Franco-Prussiana. Hoje em dia os turistas podem visitar o monumento por um teleférico.

- Ehrenfels Castel, um Castelo em Ruínas em meio aos vinhedos. A ruína pode ser alcançado a partir de Rüdesheim através de uma pista de caminhada pelas vinhas. O interior no entanto só pode ser visitado em visitas guiadas mediante marcação prévia.

Bromserburg, um castelo e museu do vinho construído no século X.

- Adlerturm (Eagle Tower). Esta torre foi construída no século XV, como parte da antiga muralha da cidade. 
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein
Carrilhões* (sinos) de Rüdesheim são uma atração popular que pode ser apreciada diariamente. Diversas figuras de madeira que simbolizam as quatros grandes safras de vinho do século XX percorrem um caminho entre o Restaurante Rudesheimer Schloss e o Hotel Drosselgasse, ao som dos sinos originais feitos de porcelana Meissen.
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein
* Um carrilhão é um instrumento musical de percussão formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são dos maiores instrumentos do mundo. (Fonte: Wikipédia).

Drosselgasse a principal rua turística da cidade construída no século XV.

Sinta-se no verdadeiro cenário de Harry Potter ou num conto de fadas ao andar pela Rua Drosselgasse. Cheia de charme, restaurantes, tabernas, lojinhas de souvenir. Seus paralelepípedos encantam o turista. Construída no século XV para ligar o Rio aos moradores.
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Bebidas típicas
Riesling são o principal tipo de uva cultivado na área de Rüdesheim, focada principalmente na produção de vinhos brancos de alta qualidade. Pode-se provar os vinhos locais, incluindo o Rüdesheimer Riesling, em muitas casas de vinho.

Asbach é a bebida típica de  Rüdesheim . Um Brandy Alemão produzido desde 1892.

Rüdesheimer  Kaffee é uma bebida alcoólica de café inventado em 1957 pelo chef de televisão alemão, Hans Karl Adam. Trata-se de uma bebida popular em casas de café, preparada com asbach, café e chantily e servida em porcelana apropriada. Na versão quente o Brandy é flambado. Abaixo a receita da Bebida.
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Abaixo um vídeo explicativo de como fazer a bebida. Infelizmente eu não a provei, mas comprei o brandy.


Click aqui para acessar o site.

Subindo a Rua Drosselgasse há uma loja que vende o Brandy Asbach, aproveite e faça umas comprinhas.

Restaurante: Bei Hannelore, um restaurante com mais de 60 anos de tradição, localizado na Drosselgasse. Ambiente aconchegante, ótimo serviço e excelente comida. Não deixe de provar o steak de porco, uma delícia.
Site: acesse aqui.
Facebook: acesse aqui.
Foto arquivo do facebook
Nossa viagem

Alugamos um carro e saímos de Frankfurt logo pela manhã em direção ao Rio Reno, o destino era  Rüdesheim . Nos encantamos com a cidade logo na chegada. Era um dia chuvoso e muito frio e algumas atrações estavam fechadas, como por exemplo o teleférico que leva ao monumento Niederwalddenkmal. Fique atento a estação do ano que viaja. Eu fui no inverno.

Em contra partida a famosa rua Drosselgasse estava vazia e na primavera e verão fica lotada de turistas.
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein
Do lado esquerdo (em vermelho) o restaurante acima citado.

A cidade é bem tranquila no inverno e muito bem servida de restaurantes e cafés.

Há diversos estilos de hospedagens, uma mais charmosa que a outra.

Meu conselho: não faça bate e volta, vá sem rumo e escolha um hotel para se hospedar. Você não vai se arrepender. Eu fiquei hospedada em Frankfurt, mas hoje faria diferente, sairia com as malas no carro e me hospedaria em algum hotel das diversas cidadezinhas lindas da região.

Passeamos a pé pela cidade, sentimos seu clima romântico, apreciamos a paisagem. Montanhas, rio, vinícolas, castelos e muita história. Essa é  Rüdesheim .


Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Foto arquivo Facebook 

Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein
Castelo do outro lado do Reno
* As fotos históricas foram tiradas do facebook de Hannelore. Lá você encontrará um arquivo imenso da cidade.
Infelizmente não tenho muitas fotos da cidade.
*Curioviagens era o antigo nome do Love and Travel


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.