Como é passar o Réveillon em Valparaíso no Chile

reveillon em valparaiso chile

Tudo o que você precisa saber sobre o Réveillon em Valparaíso e Viña del mar no Chile, considerado o maior da América latina.

Este post faz parte de uma série de matérias sobre uma  a viagem de final de ano pelo Chile e Argentina, que passou pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.

Passamos 3 dias entre Valparaíso e Viña del Mar no Chile, sendo que decidimos passar o Réveillon em Valparaíso.

Decidir passar o Réveillon em outro país é imergir na sua cultura, sua gastronomia, seus hábitos e costumes. É uma experiência única e muito construtiva.

Se está pensando em ter essa experiência, vou contar tudo sobre como é passar o Réveillon em Valparaíso, no Chile. 


Como já expliquei neste postViña Del Mar e Valparaíso são duas cidades ligadas, não há qualquer divisão ou estrada entre elas. 

Viña é o balneário preferido dos Chilenos, mais moderna e bonita do que Valparaíso. Apesar que são belezas diferentes e cada uma tem seu charme.
´viña del mar
Viña del Mar



vina del mar chile
Viña del Mar
Valparaíso é uma cidade litorânea bem diferente da vizinha Vinã del Mar. Cidade portuária, então não tem praia, além de existir muitos cerros (morros). A cidade é praticamente vertical com uma arquitetura que te levará ao século passado e toda colorida. Um visual pitoresco que deixa o turista ávido para conhecer cada lugarzinho. 
valparaiso chile
Valparaíso e seus Cerros
Optamos por hospedagem em Valparaíso que era mais econômica. Ficamos no Ibis, localizado de frente para o porto e perto da praça Sotomayor e centro histórico.
hotel ibis Valparaiso chile

Como sempre digo, Ibis é garantia de bom hotel. Você sabe o que encontrará, não terá surpresas e a tarifa é sempre boa. Acho os quartos um pouco pequenos, mas estão sempre limpos e a cama é ótima.

Este hotel tem ótima funcionalidade: alimentação e transporte. Ao seu lado, está localizado um shopping, com supermercado e praça de alimentação e a estação de metrô é embaixo desse shopping. Seu carro, se alugou, fica guardado na garagem do hotel enquanto você desfruta da cidade. E não se preocupe, pois o metrô te leva a Vinã del Mar.

Faça sua reserva do IBIS pelo Booking, que tem taxa de cancelamento gratuita para a maioria dos quartos.
Mas vamos falar do Réveillon.

Os chilenos tem costumes parecidos com os dos brasileiros para comemorar essa festa. Muito agito e animação até raiar o dia. Mas diferente dos brasileiros, eles não usam branco. Usam roupas coloridas e máscaras e a festa acontece na rua. Parece o carnaval de rua do Rio de Janeiro. Muito divertido e empolgante.

Localizada há um pouco mais de 100km de Santiago, não preciso nem falar que a cidade fica lotada. Mas não se preocupe, pois não fica super lotada como por exemplo Santos/Guarujá (quem é de São Paulo sabe o que estou dizendo) ou Rio de Janeiro. Dá para se locomover e visitar as atrações turísticas tranquilamente.


Uma comparação com o Brasil: Valparaíso e Viña lotadas é igual ao Rio de Janeiro em dias normais. Então é um Réveillon tranquilo.

E digo isso pois voltei para Santiago dia 01/01 e nem trânsito tinha na estrada. Saímos cedo, pois estava preocupada com o voo do meu irmão que era a noite, mas não demorou nem 2 horas de viagem.

Em Valparaíso há  muitos cafés, restaurantes e hotéis nos cerros e nessa época do ano se transformam em lugares cobiçados por turista. Afinal desfrutar da queima de fogos do alto de um Cerro e com ceia é tudo que muita gente deseja.

Há quem prefira passar a virada nos Cerros, em restaurantes ou hotéis para fugir da multidão, só que isso terá um custo um pouco alto.
Meu conselho: analise bem o que você gosta, se quer uma festa tranquila, boa comida e longe de multidão ou se prefere festa de rua, com muuuuuuita gente, aglomeração. Vai do seu perfil.

Eu gosto de algo mais privê. Mas as ceias dos cerros eram bem caras. Então, vou te dar um conselho especial:

A cobertura do Ibis, que é de frente para o mar, é liberada para os hóspedes assistirem a queima de fogos. PRONTO: Achei meu local privê e de graça. (OPS: pagando a hospedagem, claro....rsrsrsr). PERFEITO. E se quisesse ainda poderia descer na festa que acontecia embaixo do IBIS, na praça Sotomayor.

Quer localização melhor que esta ??? #ficaadica

➜Não esqueça de fazer sua reserva no IBIS pelo Booking 

Em Viña del Mar há alguns decks e restaurante frente mar que fazem a ceia de réveillon. Inclusive há uma festa no Castelo Wulff. Não preciso nem dizer que tudo é muito caro.
Castelo Wulf Viña del mar chile
SOBRE O RÉVEILLON

O Réveillon de Valparaíso e Vinã del Mar é considerado o maior da América Latina, assim estava escrito na TV chilena e em todos os canais. Não sei se é verdade. Nós brasileiros temos como parâmetro o famoso Réveillon de Copacabana, que também é mundialmente conhecido.
fogos no reveillon de valparaiso chile

Todavia, nunca passei o Réveillon no Rio de Janeiro, então não posso comparar. Mas que a queima de fogos de Valparaíso é espetacular, isso posso dizer.

Durou exatos 26 minutos e foi incrível. A nossa localização, em uma cobertura de frente para o mar nos proporcionou uma visão da orla de Valparaíso e Viña del Mar incrível.
Amei a experiência, achei lindo. A sincronização dos fogos, vários navios iluminados ao mar, a empolgação de todos. Simplesmente um espetáculo maravilhoso. Não superou a queima de fogos da Disney, afinal.... Disney é Disney..... mas na minha humilde opinião, foi a segunda queima de fogos mais linda que já presenciei. EMOCIONANTE!!!
fogos reveillon

fogos reveillon valparaiso chile

Após o espetáculo a festa continua até o sol nascer. Bastava descer da cobertura e se juntar ao pessoal da rua.

Então para quem gosta de agito, festa e tudo mais, o Chile é uma ótima opção para festa de final de ano. Santiago também é tradicional no Réveillon e tem várias festas. Os chilenos gostam de comemorar na rua, nas praças e parques.
BADALAÇÃO

Mas se pensa que vai encontrar uma cidade litorânea com badalações a beira mar, está enganado. Mesmo no verão a cidade é relativamente fria. Venta muito e o mar do pacífico é bem gelado. Para quem está acostumado com o sul do Brasil, não sentirá tanta diferença em relação ao mar, mas em relação a temperatura é bem mais baixa.


praia de vina del mar chile

praia de vina del mar chile
OBS: Pessoas com roupa no mar

Eu não consegui ficar a sombra sem uma blusinha. No sol dá para encarar um biquíni.

Mas os chilenos não são como os brasileiros. Nós gostamos de curtir praia, tomar uma cervejinha, fazer uma atividade, nadar. Diferente deles, que ficam de roupa na areia, lendo um livro, praticamente não vi ninguém fazendo algum exercício físico (a não ser corrida no calçadão) e não pode beber na rua (somente em bares).

Então, se quer esse tipo de badalação, o Brasil é o melhor lugar.

Lembre-se sempre que outros países tem costumes diferentes do nosso. Ou entra de cabeça no desconhecido, ou fica no seu país mesmo. É o que penso.

De qualquer forma. Adoro o Chile, seu povo, sua cultura, sua gastronomia, sua alegria e tudo mais.

Amei o Réveillon em Valparaíso, no Chile.

Se quiser dicas de passeios na região acesso o link abaixo do GetYourGuide e ache o sue preferido.

 E você tem alguma história para contar sobre Réveillon em outros países? Deixe seu comentário e inspire outros leitores.


Mais informações sobre o Chile nos links abaixo:
Cordilheira dos Andes
Qual a melhor época para visitar Santiago
Litoral chileno - Valparaíso e Viña del mar

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.


VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.