Dicas para montar um roteiro pelo Alentejo - Portugal


Alentejo Portugal - dicas de roteiro

Que Portugal está na moda, todas sabemos. Nada mais justo do que conhecer cada canto desse país com conselhos valiosos para aproveitar ao máximo suas férias pela maior região portuguesa, o Alentejo.

Localizado no centro-sul, a menos de 100km de Lisboa, o Alentejo surpreende por sua vasta oferta turística, com opções para todos os perfis de viajantes,  sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.
Seja no inverno ou no verão, a maior região de Portugal é o lugar perfeito para fugir do agito urbano e das multidões, aproveitando a vida em seu próprio ritmo. Deixe-se encantar pelas casinha brancas com faixas amarelo ou azul.


Detentor de três títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o ideal é reservar, pelo menos, cinco dias de estadia no destino. E, para elaborar um roteiro completo, confira algumas dicas e aproveite tudo que o Alentejo tem a oferecer. 

DICA: o Love and Travel tem uma agência de viagens: Previllege Soluções em Viagens, que poderá lhe orientar na escolha dos melhores voos, hotéis e roteiros.

1) Comece pesquisando sobre a região
Com conhecimento prévio, fica mais fácil elaborar um roteiro e encaixar todas as atrações que quer conhecer durante as férias. O destino possui inúmeros monumentos , além de vilas inteiras declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Leia muito, decida, escolha e embarque nessa viagem.

Alentejo Mapa Portugal
Foto divulgação

2) Viaje de carro

Sem dúvida, esta é a melhor maneira para viajar pelo Alentejo e conhecer seus mais belos cenários, pois permite maior liberdade, contato com a natureza e a descoberta de diversos tesouros portugueses durante o trajeto. Além disso, o destino não possui grandes metrópoles, ou seja, o trânsito é tranquilo pelas pequenas cidades e vilarejos espalhados por todo o seu território. 

Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.

3) Hospede-se em mais de um hotel

O Alentejo possui inúmeras propriedades que oferecem uma experiência completa em hospedagem, tanto em hotéis, pousadas ou Herdades. Por isso, tente dividir a sua estadia em, no mínimo, duas etapas. 
M´Ar de Ar Aqueduto

Você pode dormir em antigos aposentos da realeza portuguesa, como na Pousada Rainha Santa Isabel, em Estremoz. Em um remodelado edifício com mais de 500 anos, dentro das Muralhas de Évora, o M´Ar de Ar Aqueduto. Ou então, provar o melhor do turismo rural em hotéis como o elegante Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte; ou na Herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa ou no sustentável Ecorkhotel em Évora.
Ecorkhotel 

➜ Review completo no Hotel M´Ar de Ar Aqueduto em Évora
➜ Review completo do Hotel Ecorkhotel em Évora


➜ Encontre os melhores hotéis no ALENTEJO com a facilidade de cancelamento gratuito.



4) Faça atividades  variadas

Se for viajar em grupo, saiba que a região tem muito a oferecer para todos os gostos. No Alentejo há construções que remontam ao período romano, igrejas e castelos medievais e até mesmo resquícios do período pré-histórico? São tantas atividades que é difícil escolher.
Castelo de Marvão Portugal
Castelo de Marvão
Para entreter a família inteira no verão, por exemplo, uma boa opção é passar um dia de atividades divertidas no Lago Alqueva e fazer passeios de barco ou esportes náuticos. Para quem gosta de história, outra opção é conhecer os diversos Castelos espalhados pela região ou relaxar um uma praia paradisíaca.
Lago Alqueva
Lago Alqueva - Foto Divulgação
5) Inclua experiências locais 

O artesanato é uma recordação perfeita para levar para casa, e cada vila ou cidade possui um ofício mais característico, como tapetes e mantas feitos de lã de ovelhas, artigos em cortiça e couro, peças de vestuário tradicionais e cerâmica. Para ir a fundo na cultura alentejana, inclua no roteiro experiências locais, como aprender o bordado usado no famoso tapete de Arraiolos.
Foto Divulgação
6) Experimente a gastronomia local

Um atrativo à parte, a gastronomia autêntica alentejana conta com pratos saborosos, baseados em carne de cordeiro, porco alentejano e lebre, além de peixes e frutos do mar, sempre acompanhados pelo pão tradicional da região. Deu água na boca? Então tente buscar por restaurantes que trazem o melhor dessa inigualável culinária típica.
7) Mergulhe em uma das praias intocadas
Reserve pelo menos um dia da viagem para conhecer o litoral alentejano e seus areais dourados e quase desertos. O destino tem algumas das melhores praias do continente europeu, muitas delas perfeitas para a prática de esportes náuticos, outras ideais para um dia em família e um bom banho de sol. Entre as mais badaladas estão Comporta, Tróia Galé e São Torpes. 
Praia da Comporta - Credito Victor Carvalho (foto Divulgação)
8) E não poderia faltar: Vinhos e mais vinhos

Meca dos apaixonados por vinhos, a região tem opções de enoturismo espalhadas por todo o seu território e é obrigatório incluir pelo menos uma visita às vinícolas. É possível conhecer o processo de produção dos premiados vinhos, aprender mais sobre eles e ainda degustá-los, tanto em adegas como em herdades produtoras. Uma boa opção é a Adega Cartuxa, localizada em Évora. As vindimas acontecem nos meses de agosto e setembro. Se estiver por lá, você pode participar da colheita e até da pisa das uvas.
Adega Cartuxa, localizada em Évora

Adega Cartuxa, localizada em Évora


Para mais informações sobre Portugal, acesse o Post Índice

Leia mais:


Fonte: AFT Comunicação Integrada 

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.