Ilha da Madeira por Patrícia Veludo

Queridos Viajantes,
Dear Travellers,

Welcome!!! To translate this page, click the button on the right side. 






Mais um Guest Post: um convidado que mora e conhece algum lugar do planeta será bem-vindo para compartilhar dicas e curiosidades.


Hoje nossa correspondente é a querida Patrícia Veludo, autora do blog Descobrir Viajando, que nos leva a uma viagem pela Ilha da Madeira.

Patrícia é natural dos Estados Unidos, mas mora em Portugal desde os quatro anos de idade. Visite seu blog e descubra com ela a magia dos lugares que visitou. 






*****************************************************
Hoje vou falar-vos de um dos mais belos destinos de férias da Europa, a Ilha da Madeira – principal ilha do arquipélago da Madeira.

A Ilha da Madeira, situa-se no meio do Oceano Atlântico sendo conhecida no Mundo como um "Jardim Flutuante", dada a sua beleza inigualável. Esta foi descoberta pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco, em 1419 e denominada Madeira, pois a ilha estava repleta desta matéria-prima.  E em 1425, iniciou-se a colonização deste arquipélago. Tendo sido a cana-de-açúcar e o vinho os principais impulsionadores da economia da Madeira. Posteriormente, em 1975, a Madeira passou a ser uma Região Autônoma da República Portuguesa, passando então a ter poder legislativo.

Principais pontos turístico:

Vários são os locais únicos que merecem uma visita, em especial para aqueles que pretendem estar em contacto com a Natureza, e que incluem praias, montanhas, espectaculares falésias, miradouros, jardins botânicos com espécies florais endêmicas e exóticas, piscinas naturais e pequenas vilas piscatórias.

Pico de Barcelos
Situado na freguesia de Santo António, este é um local obrigatório de passagem para quem está de visita a esta bonita ilha, tendo um miradouro situado a 355 metros de altitude e que oferece uma fantástica paisagem do Funchal, de Câmara de Lobos e de todas as serras e picos próximos. Ainda oferece as Ilhas Desertas como pano de fundo.





Eira do Serrado
O miradouro Eira do Serrado, situa-se bem no coração da ilha, erguendo-se a 1095m de altitude. Aqui encontramos uma das paisagens mais famosas da Ilha da Madeira, a paisagem de todo o maciço central e do Curral de Freiras.

Curral das Freiras
Encontra-se na profundidade de um vale, tendo estado em tempos completamente isolada devido à falta de acessos. Foi nesta freguesia, que as freiras do Convento de Santa Clara se refugiaram dos piratas, que durante o séc. XVI atacavam esta Ilha.



Funchal
Cidade com mais de 500 anos de história foi construída à volta de uma baía e onde se localizam monumentos, museus, igrejas, fortalezas e locais de interesse turístico.

·        1. Teleférico do Funchal - Este sobe até à freguesia do Monte, sobrevoando parte da baixa, o Largo das Babosas e o Vale da Ribeira de João Gomes, o que nos permite ver paisagens absolutamente magníficas. Ao chegar ao topo pudemos fazer a viagem de regresso descendo nos famosos Carros de Cestos.

·       2. Sé Catedral do Funchal - Elevada a Património Nacional, esta bonita igreja foi mandada construir por D.Manuel I, tendo ficado concluída em 1514.



·      3.  Mercado dos Lavradores – É um mercado vibrante onde encontramos à venda fruta tropical, legumes sazonais, peixe fresco, flores e todos os produtos característicos da Ilha. Este bonito mercado é reflexo da arquitectura do Estado Novo.

·       4. The Old Blandywine Lodge – Ideal para os amantes de vinho Madeira, este é o local ideal para um tour guiado às antigas adegas de Vinho Madeira, no convento Franciscano. Aqui encontramos também artefactos únicos e documentos que relatam a história da família Blandy e dos seus vinhos. Para puder fazer a visita é necessário fazer marcação. O bilhete fica em 5€ e contempla a visita guiada (que pode ser feita em várias línguas) e a terminar com uma prova de diferentes Vinho Madeira.




Pico do Areeiro
Este é um dos picos mais altos da ilha, a 1800 metros de altitude. Daqui podemos obter vistas panorâmicas maravilhosas, que incluem montanhas verdejantes, vales arborizados e aldeias pitorescas.

Santana
Este é um local de paragem obrigatória para uma visita às casas típicas e ao Parque Temático, sendo um dos sítios mais engraçados para visitar. Durante muito tempo esta localidade esteve isolada da restante ilha o que levou a que os seus habitantes preservassem as características do local durante muitos e longos anos. Exemplo disso é o famoso estilo arquitetónico das casa típicas com o teto coberto de colmo e pintadas de branco, azul e vermelho. A uma curta distância de Santana encontrarão o início de uma das levadas mais espetaculares da ilha.




Machico
Localiza-se a nordeste da ilha, local onde atracaram os primeiros descobridores e onde pudemos encontrar dois fortes, que serviram em tempos para defender a ilha dos piratas. Tendo sido também o local onde desembarcaram Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.



Ponta de São Lourenço
Bem na extremidade da ilha, esta reserva natural é uma península de origem vulcânica, árida, de vegetação rasteira e ausência de árvores, alterando completamente a paisagem que se pode ver na restante ilha. A Ponta de São Lourenço inclui dois ilhéus, o Ilhéu da Cevada e o Ilhéu do Farol




Cabo Girão
Situado na freguesia da Câmara de Lobos, o Cabo Girão é o promontório mais alto da Europa, com cerca de 580m e onde foi construída uma estrutura em aço e vidro que cria a sensação de estarmos suspensos no ar. É de sentir um friozinho na barriga, mesmo para aqueles que não têm vertigens. É um local que vale mesmo a pena visitar.



São Vicente
Na freguesia de São Vicente encontram-se as Grutas e Centro de Vulcanismo, as primeiras grutas vulcânicas em Portugal, tendo sido inauguradas em 1996. Pode fazer uma visita guiada, ao longo de um percurso criado dentro do imaginário telúrico do Centro da Terra, terminando a visita no Centro de Vulcanismo, espaço multimédia, que complementa a visita às grutas.

Porto Moniz
Este é o local mais conhecido da ilha, caracterizado pelas suas piscinas naturais absolutamente fantásticas, formadas por rochas vulcânicas. Aqui encontra-se um fantástico complexo balnear que possui solário, parque infantil, balneários, bar e restaurantes. Devo dizer que é realmente um local inesquecível e mais um dos cartões postais desta bela ilha.



Paul do Mar
Localiza-se a sudoeste da ilha e é um importante centro piscatório e é palco privilegiado para surfistas de todo o mundo, que são consideradas por alguns como as melhores da Europa.




Ponta do Sol
Na costa sul da ilha, é considerado o concelho mais quente da ilha e onde o sol brilha durante mais tempo. Aqui aproveite para visitar o Cais da Ponta do Sol, a Lagoa do Lugar de Baixo e o Centro de Floricultura Subtropical.




Ribeira Brava
Bonita cidade localiza-se na costa sul da ilha e o seu nome deriva de uma corrente de água que a atravessa e que possui um caudal revoltoso. É aqui que pudemos encontrar o Museu Etnográfico da Madeira.



Vários são os motivos para visitarem esta bonita ilha, para além do clima ameno que impera na Madeira, o que acaba por permitir a prática de todo o tipo de actividades ao ar livre.

Para os que gostam mais de mar, podem sempre praticar mergulho, vela, surf e pesca desportiva nas praias do Jardim do Mar, em São Vicente ou em Porto da Cruz. Podem ainda observar os golfinhos e as baleias fazendo um passeio de barco junto à costa.

Se gostam de actividades ao ar livre podem sempre escolher entre o trekking e passeios a pé pelas levadas e pelos trilhos da Laurissilva (floresta húmida subtropical), que  foi classificada Património Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Os que pretendem desfrutar de actividades mais radicais, podem sobrevoar a ilha de asa-delta ou parapente ou aventurar-se pelo interior da ilha através da prática de canyoning ou escalada.

Para além de tudo isto, existem imensos eventos durante todo ano, para aqueles que gostam de divertir-se. Os principais eventos são as Festas de Carnaval, a Festa da Flor, o Festival do Atlântico, a Festa do Vinho, o Festival de Colombo, o Festival da Natureza e as Festas de Fim de Ano, sendo este último o maior cartaz turístico da região.

A ilha da Madeira é um destino por excelência, sendo local de uma beleza inigualável que não poderá perder.


*****************************************************

Gostaria de agradecer a Patricia por compartilha sua viagem.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.