Turismo Rural: Raízes Coloniais de Gramado


Uma verdadeira volta ao passado da colonização de Gramado no Rio Grande do Sul, onde italianos e alemães descobriram terras de incrível beleza. Raízes Coloniais é um tour que leva ao viajante a uma imersão profunda nos costumes e tradições da região, com direito a chimarrão e cucas. 


Na minha visita a Gramado no Rio Grande do Sul, participei de uma Blog Trip junto com mais 09 blogueiros de viagens e mostramos o que há de melhor para fazer na cidade. Um dos passeios que mais me impressionou foi o turismo rural Raízes Coloniais.

Turismo rural raízes Coloniais Brocker

O passeio foi realizado com o pessoal da  Brocker Turismo, que leva o viajante  a uma verdadeira volta ao passado da colonização local onde se iniciou o povoamento, passando pela Linha Nova e Linha Bonita.  Linha Nova  é o berço das origens de Gramado onde os descendestes dos colonos italianos e alemães recebem os turistas e mostram um pouco dos seus costumes, gastronomia e tradição.  Linha Bonita é onde há 62 famílias originais dos colonos.




Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.


O tour começa na Estação Jardineira, no centro de Gramado e acontece as segundas, quintas e sábados, com duração média de 4h.  Os visitantes tem a oportunidade de conhecer casas dos colonos do século passado, experimentar chimarrão, provar um delicioso café colonial, assistir danças típicas, visitar museu e muito mais.

turismo rural raízes coloniais brocker

Após percorre as ruas de Gramado, o primeiro STOP na linha Nova é na Casa Centenária que pertence a mais antiga moradora da região.  Embora a casa, que data de 1912,  esteja fechada para visitação,  podemos conhecer um  pouco da agricultura local e ter contato com alguns animais.

Turismo Rural Raízes coloniais Gramado

Turismo Rural Raízes coloniais Gramado

O lugar é lindo e a arquitetura da casa é curiosa. Conforme podem ver na foto, a parte de baixo é construída e pedra e a de cima de madeira. A parte de pedra servia para armazenamento de alimentos e frigorífico, pois conserva baixas temperaturas e a região é muito fria. A madeira já tem um isolamento térmico propício para lugares frios. Neste estilo de casa, o sótão servia para dormitório das crianças (as famílias eram muito grandes) e o porão para abrigo dos animais.

Foto: Andre Morato – Meu Destino
Turismo rural raízes Coloniais Brocker



Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.



A segunda parada é no Moinho Cavichion onde uma simpática senhora, descendente de imigrantes italianos conta de uma forma descontraída um pouco da história local ilustrada com objetos da época. Percebemos como era viver no século passado, sem energia elétrica e utensílios que facilitam nossa vida. Também nos mostra um pouco da produção da farinha de milho e seus instrumentos. E na saída o visitante tem a oportunidade de provar algumas delícias caseiras e comprar souvenirs e doces.

Turismo rural raízes Coloniais Brocker

Turismo rural raízes Coloniais Brocker

Quer saber tudo sobre a produção de erva-mate e provar a tradição gaúcha Chimarrão?? Então vai adorar o próximo ponto: a Erva Mate Marcon.  A simpática família recebe os visitantes com um abraço caloroso e conta tudo sobre a produção da erva num giro rápido pela propriedade.

Turismo rural raízes Coloniais Brocker

O Chimarrão é uma bebida nativa e um hábito gauchesco cuja origem está ligada aos índios guaranis, que retiravam a bebida de folhas fragmentadas em um porongo por meio de canudo taquara, herança do Deus Tupã. Foram os jesuítas e espanhóis que expandiram o consumo.

Durante a vista, o turista tem a oportunidade de provar a bebida. Eu, que adoro chás, adorei!!! Achei mais gostoso do que chá verde. E receber um abraço verdadeiro na entrada e saída não tem preço!!!

Após essas paradas partimos rumo ao Museu Rural Fiorezze, onde o simpático senhor Nelson, que começou a colecionar peças as 12 anos, expõe sua coleção interessantíssima. Tem desde motos, louças, máquinas fotográficas até livros dos colonos. Tudo regado a muita história engraçada que o Sr. Nelson conta e envolve o visitante. E para terminar, prove licores caseiros.

Turismo rural raízes Coloniais Brocker


Turismo rural raízes Coloniais Brocker




 Alugue um carro pela RentCars, o principal portal de comparação de preços para locação de veículos.


O último STOP é na casa da Famíla Foss que nos recebe com muita música típica para uma degustação de produtos coloniais. Um banquete com direito a pão quentinho tirado do forno à lenha na hora de sua chegada e muitas delícias italianas, tais como salames, geleias, queijos e cucas. Sabe o que é cuca??? Um doce que parece o bolinho de chuva.

Turismo rural raízes Coloniais Brocker

Fiquei encantada com o carinho que fomos recepcionados e com tanta história bonita de um povo lutador. Eu que sou descendente de italiano e alemão adorei saber um pouco mais dos costumes e tradições.

Um passeio que deve fazer parte de todo roteiro de quem vai visitar Gramado!!!!

Sobre o Passeio
Duração: aproximadamente 4h
Saídas: Segundas, quintas e sábados.
Local: Av. das Hortências, 1710, Centro, Gramado/RS
Quem leva: Brocker Turismo
Link útil: Raízes coloniais

Turismo Rural Raízes coloniais Gramado



Blogs participantes:
Para acompanhar tudo sobre essa viagem incrível, segue os links de todos os blogs participantes:

Andre Morato – Meu Destino
Claudia Rodrigues – Felipe, Pequeno Viajante
Cris Stilben – Cris pelo Mundo
Fernanda Scafi – Ta indo para onde
Francine Agnoletto – Viagens que Sonhamos
Karla Larissa – Compartilhe Viagens
Ledinara Batista – Férias Now
Renata Campos – Blog Revivendo Viagens
Talitiane Ferreira – Mundo   dos Viajantes
Thais Moura – Love and Travel
APOIO

Agradecemos  a todos apoiadores listados abaixo e informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.

* O Blog Love and Travel passeou por Gramado com o apoio: Secretaria de Turismo de GramadoPrefeitura de GramadoGramado Canela Convention & Visitors BureauBrocker Turismo e organização da Fran do blog Viagens que Sonhamos.

Tivemos apoio também do hotel: Master Preminum Gramado e de todos os restaurantes e passeios.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.