Ushuaia, A terra do fogo




Ushuaia é a cidade de cenários espetaculares de tirar o folego de qualquer viajante.

Mas não é para menos, Ushuaia é deslumbrantemente linda. Suas paisagens são maravilhosas e a cidade é encantadora.

Considerada a cidade mais austral do mundo, Ushuaia pertence a Argentina e é a capital da província  da Terra do Fogo.



Costa, montanhas, Cordilheiras, geleiras, ilhas, lagos e bosques fazem parte do visual estonteante de Ushuaia e uma infinidade de possibilidades de atividades como: trekking, pesca, cavalgadas, mountain bike, esqui, trenó, snowboard, patinação no gelo e muito mais. Tudo vai depender da época do ano que escolheu visitar a cidade.



Uma terra de aventura, descobrimento e cheia de história.


História

Em meados de 1520 a expedição de Fernando Magalhães ao Sul da América do Sul rendeu as primeiras descrições da Terra do Fogo.
Habitada há muitos anos por aborígenes (Yámana), Ushuaia ficou conhecida como Terra do Fogo devido as fogueiras acessas as margens do canal, observadas pelos navegantes.

Colonizado por europeus em meados do século XIX com objetivo de catequizar os indígenas da região que logo desapareceram devido as epidemias trazidas pelo homem branco.

A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884, sobre as costas do Canal de Beagle, e é rodeada pela Cordilheira dos Andes.



No início do século XX foi instalado um presídio na região com o intuito de inibir fugas dos criminosos, o que atraiu mais colonos e a cidade cresceu ao seu redor.

Hoje é um forte pólo turístico da Argentina e é Zona Franca, ou seja, não há impostos. Mas isso não significa que tem ótimos preços para compras. Não se anime.

É, também, o ponto de partida para navegações para a Antártida.




Casas construídas em madeira e revestidas com chapas de zinco formam uma característica única na cidade.




Como Chegar

Não há voos direito do Brasil. Uma conexão será necessária.
As Cias Aéreas que fazem a rota são: Aerolíneas Argentinas, Tam, Lan, Gol.
Voamos Aerolíneas com conexão em Buenos Aires. Uma aeronave confortável com ótimo serviço de bordo.
O Aeroporto de Ushuaia é daqueles que podemos dizer: "Com emoção". A pista começa e termina no mar.


Quando Ir

Ushuaia é frio em praticamente o ano todo, com temperatura média anual de 5 graus celsius. A temporada de neve vai de final de maio a outubro.



Terra de paisagens deslumbrantes, de parques imensos e lindos, de lagos e lagoas, pinguins e leões marinhos. Um lugar incrível.

Se gosta de inverno e neve, muuuuuita neve, vá em meados de junho que as estações de esqui já estarão abertas e as paisagens serão estonteantes. Há muitos atrativos de inverno como esqui e trenó.



Se prefere temperaturas mais amenas, de outubro a abril é a melhor opção e encontrará paisagens de outono magníficas em cores amarelo alaranjadas.  Ideal para fazer trekking, cavalgadas, ente outras aventuras, pois as temperaturas são mais amenas.


Onde Ficar

Uma cidade pequena e aconchegante. Qualquer hotel da cidade tem uma boa localização, exceto os localizados nas montanhas, que são os mais luxuosos. Mas isso não quer dizer má localização, e sim que o viajante não poderá descer a pé para a cidade.

Dessa vez foi minha estreia em albergue. Meu namorado já tinha se hospedado nesse albergue e recomendou.
Optamos por quartos individuais com banheiro privado. Tinha até serviço de quarto com arrumação de cama.

O café da manhã era servido e reposto na cozinha a toda hora e cada hospede lavava sua louça.

Mas um albergue no inverno? Não se preocupe, em Ushuaia tudo é preparado para o frio rigoroso. O chão do quarto e do banheiro eram aquecidos. O quarto era bem quentinho e aconchegante. Era simples mas com uma janela panorâmica que proporcionou uma vista linda da cidade.

Vista da Janela do nosso quarto

As pessoas que frequentam albergues são mais amigáveis e simpáticas e querem logo fazer amizade. Achei a experiência muito legal.

Adorei. Lógico que é bem diferente de hotel, principalmente pelo clima do lugar. Todavia como ficamos em um quarto privativo, é como se fosse um hotel simples, com o diferencial da informalidade.

Em um hotel as pessoas são frias e sequer se cumprimentam, em albergue tudo é festa.

Uma experiência válida. Mas lembre-se de escolher Hostel associados ao HI (Hostelling International) e associe-se para obter descontos.

Nosso Albergue: Los Cormoranes
Membro do HI (Hostelling International)


O que fazer

O que não falta em Ushuaia é algo para fazer. Seja caminhando pelo parque da Terra do Fogo, esquiando nos Cerros, andando em trenó puxado por cachorros, navegando nas águas gelados do Canal Beagle ou embarcando no Trem do Fim do Mundo, toda atração é imperdível.

- Parque Nacional da Terra do Fogo: localizado a 11km a oeste de Ushuaia, abrange lagos,montanhas, bosque, com uma topografia glaciária.









- Baia de Lapataia: Localizada no Parque Nacional da Terra do Fogo.





- Castoreira: diques construídos por Castor, localizados no Parque Nacional da Terra do Fogo.




- Canal Beagle: Há uma diversidade de passeios. Conhecer o Farol, a Ilha dos Lobos, Ilha dos Pássaros, etc...




- Farol do Fim do Mundo (Farol Les Eclaireurs) : localizado no Canal Beagle, um dos principais cartões postais da cidade.



- Trem do fim do mundo: O trem mais meridional do mundo que no início do século XX era utilizado para transporte de lenha pelos presos.





- Museu do Presídio (Museu do Fim do Mundo): Construído em 1902, funcionou até 1947.



- Museu Marítimo: construído no território do antigo presídio e mostra a evolução da construção naval dos últimos 5 séculos.

- Glaciar Martial: localizado a 7km da cidade, no inverno é um Centro de Ski com uma única pista. Boa para iniciantes.






- Cerro Castor: localizado a 30km da cidade, é um centro de Ski com diversas pistas. Não conheci. Mais informações acesse: aqui

- Lago Fagnano e Lago escondido: um pouco afastado da cidade, há várias empresas que fazem o passeio. Não conheci, então não sei dizer se vale a pena visitar. Se quiser mais informações acesse: aqui

- Laguna Esmeralda: Tem esse nome devido a coloração esverdeada. Localizada não meio dos Andes, não é de fácil acesso. Não conheci. Mais um motivo para voltar.


Locomoção

Uma cidade pequena que pode ser percorrida a pé. Ande pelas ruas e ladeiras e descubra o encanto dessa cidade.
A noite, se tiver muito frio, utilize um taxi. É barato.



Para conhecer os parques e Cerros há diversas empresas que fazem os passeios e pegam o turista no hotel, mas se gosta de liberdade alugue um carro.

Os passeios de barcos partem da costa no centro da cidade e há vários quiosques que fazem passeios diversos, portanto, desça a pé até a doca e escolha o passeio que melhor lhe agrada.

Meu conselho: não alugue carro no inverno. Brasileiros não tem experiências em asfalto com neve e gelo e a rua pode virar um ringue de carrinho de bate-bate.




Onde comer

Lá é a terra dos king Crabs, gigantesco caranguejos encontrados em águas geladas, também conhecidos como Cetolla. Provei a iguaria. Achei o tempero um pouco forte. Mas isso depende do restaurante e do medo como é feito.
Quando provei em Santiago do Chile, achei muito saboroso.

Na cidade há diversidades em frutos do mar, porém oferece restaurantes para todos os gostos.

Testado e aprovados:

1. Dublin Bar Irlandes 
Um pub localizado em uma das ladeiras de Ushuaia.
Localização: 9 de julio 168 - Ushuaia - Argentina

2. Küar 
Um excelente restaurante, um pouco afastado do centro. Cardápio vaiado, ambiente aconchegante e acolhedor. Ótimo para um jantarzinho romântico, principalmente se escolher a mesa localizada a beira do Canal Beagle. As paredes de vidro lhe proporcionarão uma vista noturna linda.
Localização: Av. Perito Moreno 2232 - Ushuaia - Argentina
Site: click aqui

3. Bodegón Fueguino
O restaurante em uma casa de madeira no centro da cidade. Ambiente bem rústico e cadeiras de madeira cobertas por lã. Muito aconchegante. Cardápio variado e boa carta de vinho. 
Localização: San Martin, 859 - Ushuaia - Argentina
Site: click aqui

4. Tante Sara
Esse é o point de Ushuaia. Um café bar, que oferece café da manhã, da tarde, lanches, porções, drinks.
Localização: San Martín 701 - Ushuaia - Argentina 

Site: click aqui



Dicas

Em Ushuaia há carimbos especiais para passaporte. Dirija-se ao centro de informações e carimbe seu passaporte.



Para passeios de barco, escolha embarcações menores para poder chegar bem perto das ilhas dos lobos e dos pássaros e tirar aquela foto. Vale uma selfie também!



No inverno:
1. Tome cuidado com as ruas e calçadas escorregadias no inverno. Há muitas ladeiras e o perigo é iminente.

2. Cuidado também com carros na época de neve, os veículos deslizam na pista escorregadia e motoristas não muito experientes podem atropelar pedestre. Atenção ao atravessar a rua. Por isso siga o conselho de não alugar carro no inverno.

3. Para passeios ao Cerro Martial contrate um táxi ou remis, é perto e o valor cobrado não será caro. O mesmo vale para o trem do fim do mundo.

4. Já o passeio para a Terra do Fogo faça com uma agência.


Terra do fogo, só no nome, pois de quente não tem nada.
Bora colocar roupa térmica e se aventurar na terra mais encantadora do Hemisfério Sul?

Já esteve em Ushuaia?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.




Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.