Vinícola Guaspari - Das terras do café no interior do Estado de São Paulo para o mundo

Atualização: Matéria atualizada em Janeiro de 2020

Vinicula Guaspari
Vinícola Guaspari, das terras do café no interior do Estado de São Paulo para o mundo. Criada a partir do sonho de produzir vinhos de alta qualidade e que sejam orgulho para o país, a Vinícola Guaspari abre suas portas para o enoturismo. Seu diferencial??? Reserve uma visita e descubra.

Como o tema hoje é vinho,  quem escreve para o blog é o Enólogo Juliano. Nada mais apropriado, não acham. Sei que já escrevi muito sobre vinícolas que já visitei, mas dessa fez quis mostrar um lado um pouco mais profissional do assunto conservando a linguagem para leigos, como eu. Afinal ninguém gosta de termos técnicos e difíceis de entender. Como advogada sei bem disso.

Começo o post comentando que nunca imaginei que o interior de São Paulo poderia abrigar uma das melhores vinícolas do país. Embora não conheça, ainda, vinícolas no Brasil, digo isso tendo em vista minha experiência em degustações de vinhos em vinícolas da Argentina, Chile e Portugal. Posso afirmar que o nível da Guaspari superou minhas expectativas.

Segue o relato de um profissional:

"Olá caros leitores do site Love and Travel. 

Primeiramente gostaria de me apresentar: meu nome é Juliano Gonçalves. Fui convidado pela Thais pra escrever este texto pois como sou sou Eng. Agrônomo e Enólogo, tenho mais facilidade para expor o que se passa dentro de uma adega, então, cá estou eu! Peço desculpas antecipadas se for demasiado técnico, vou esforçar-me para não ser! Rsrs

Durante minha vida, conheci Vinícolas nos mais diferentes países: Novo Mundo (Argentina, Chile, EUA), Velho Mundo (Portugal, Espanha, França) e até mesmo nossas queridas Vinícolas do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha. Todas tem suas particularidades e diferenças que, em maior e menor grau, todo mundo conhece. E confesso que quando o convite chegou para conhecer a Vinícola Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, fique muito curioso.

Afinal, meu background agronômico sabia que aquela região era muito propícia ao café, onde temos terroirs de café que são considerados um dos melhores do mundo.... Mas vinhos?

Em teoria, em zonas de café onde tem predominância de serras, com noites frias, pode se ter a produção de uvas com qualidade, mas então por que nunca tínhamos ouvido falar disso antes? Por que nunca nenhum investidor havia pensado nessa maneira? Como sairiam os vinhos desse terroir?

Após aproximadamente 90 minutos de viagem e com a cabeça cheia de dúvidas chegamos à Vinícola Guaspari, onde fomos recepcionados pelo Enólogo residente Cristian Sepúlveda que nos acompanhou durante a visita.

A propriedade era uma antiga fazenda de café (uffa, meu background agronômico estava certo) e em 2006 foram implementadas as primeiras videiras, depois de um estudo de solo e do terroir da região. Naquela época ainda era uma aposta, mas como podemos perceber hoje, uma aposta que deu certo!

Em primeiro lugar fomos visitar o campo pois é ali que tudo começa (um grande vinho vem de uma bela vinha, como diz meu professor Carlos Lopes). O segredo destas videiras é que se faz a poda dupla: assim tem o seu ciclo invertido e a vindima é feita exclusivamente no inverno onde pelo tempo seco preserva-se a qualidade das uvas colhidas! Desta maneira, pelo cuidado da vindima manual e pela proximidade da vinha até a adega são preservadas todas as características da uva e, daí pra frente, segue-se o trabalho para a elaboração do vinho!
Vinicula Guaspari
Vinicula Guaspari
Vinicula Guaspari
Vinicula Guaspari

A colheita é feita apenas uma vez ao ano (as Vinícolas do Vale do São Francisco fazem duas colheitas). Qualidade Garantida!

Esta visita foi feita quando a época do "Pintor" quando as uvas estão no período de maturação, ou seja, as uvas verdes e tintas estão no mesmo cacho, o que deu um charme todo especial!
Vinicula Guaspari

Depois, visitamos a Adega e percebi que o cuidado que se teve no campo também é observado na adega. Desde a recepção da uva, escolha, maceração, fermentação, remontagens e todos esses itens técnicos são efetuados sempre a preservar a qualidade do mosto (e futuro vinho).

Depois visitamos a famosa "Sala das Barricas" onde os melhores lotes "descansam" para que possam ser feitos lotes (junção de duas ou mais variedades na mesma garrafa) ou trabalhados de forma varietal (o Syrah, Cabernet Souvignon, etc) de acordo com o interesse e necessidade do Enólogo.

Depois disso veio a tão aguardada prova de vinhos, em uma sala com uma vista belíssima a Serra da Mantiqueira.
Vinicula Guaspari


Vinicula Guaspari

Tivemos a oportunidade de provar os seguintes vinhos:

- Guaspari Sauvignon Blanc  - Vale da Pedra 2015 
- Guaspari Sauvignon Blanc - Vista do Café (Branco) 2014
- Guaspari Viognier - Vista do Bosque (Branco) 2015
- Guaspari Rosé 2016
- Guaspari Syrah - Vale da Pedra (tinto) 2015
- Guaspari Syrah - Vista da Serra (Tinto) 2015
- Guaspari Syrah - Vista do Chá (Tinto)

Em relação à degustação não vou entrar em detalhes de prova em relação a aromas e outros detalhes técnicos pois não quero cansá-los ...rs... Mas garanto que os vinhos são de extrema qualidade e fiquei positivamente impressionado com o Terroir de Espírito Santo do Pinhal para os vinhos! Realmente excepcional.

No meu ponto de vista, o destaque especial fica para o Guaspari Syrah - Vista do Chá! É um EXCEPCIONAL vinho, onde sente-se todo o esmero que a Guaspari tem. Este vinho inclusive foi o primeiro vinho brasileiro a ganhar uma Medalha de Ouro no Decanter Wine Awards 2016.

Minha opinião: Visitar a Guaspari é um programa que TODOS devemos fazer. Une-se a vida ao campo, a Serra da Mantiqueira, belas vistas, boas conversas e excelentes vinhos! Certamente conhecer essa Vinícola, além de aumentar nosso conhecimento trará aquela sensação de "brasilidade" (Caramba, como fazemos coisas boas aqui também!!) Fica a dica!

Obrigado pela leitura e até breve!"

Assino embaixo dessa matéria exclusiva para o Love and Travel. A Guaspari nos impressionou, não só pela beleza do lugar, mas também pelo zelo de todos os envolvidos, o que atesta uma excelente qualidade.
Vinicula Guaspari
Vinicula Guaspari


Como chegar na Vinícola Guaspari

A vinícola está distante de São Paulo apenas 190km e 100km do aeroporto de Viracopos em Campinas. O acesso é super fácil. Segue mapa para melhor localização.


Localização

Endereço Rua pedro Ferrari, 300 - Espirito Santo do Pinhal
T: +55 (19) 3661-9190


Como reservar

Visitas à vinícola, entrar em contato por email: enoturismo@vinicolaguaspari.com.br


Período das visitas:  As visitas poderão ser feitas durante todo o ano, com exceção da última semana de dezembro. Entre o final de junho e o início de agosto as visitas regulares serão interrompidas devido à época da colheita.

Visitas: Sábados e Domingos com horário agendado 

Valor – R$250 com degustação de quatro rótulos 

Taças extras: a partir de R$25 
Estacionamento: Sim. Sem valet e gratuito 
Duração: aproximadamente 2 horas Idade mínima: 18 anos 

Para mais informações acesse o site: Vinicola Guaspari

*Autor da matéria: Juliano Gonçalves, enólogo e sócio-proprietário da Importadora Wine Import
*Nossa visita a Vinícola Guaspari foi a convite da assessoria responsável, mas informo que este post expressa nossa sincera opinião sobre os serviços oferecidos.


Planeje sua viagem ➜ Encontre os melhores hotéis em Espirito Santo do Pinhal com a facilidade de cancelamento gratuito.


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST