Cidades da Rota Romântica da Alemanha: Würzburg

Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg

Cidades da Rota Romântica da Alemanha: Würzburg. Histórias que remontam a Idade média reconstruídas após um dos piores bombardeios da II Guerra Mundial, vinhedos e colinas as margens do Rio Main e a alegria de viver da Baviera. Uma conexão cultural que concentra diversas atrações turísticas extraordinárias.

No início ou fim da Rota Romântica da Alemanha, fica uma cidadezinha com nome  um tanto quanto complicado de se pronunciar: Würzburg. Rodeada pelas regiões de Spessart, Rhön e Steigerwald no triângulo do Rio Main é capital da província da Baviera na Baixa Francônia com cerca de 130 mil habitantes. A cidade recebe nada mais, nada menos que 11 milhões de visitantes todos os anos em busca de seus segredos e histórias.

➜Leia mais: Dicas para encontrar o seguro viagem mais barato para sua viagem a Europa


Há quem prefira começar a Rota Romântica em Würzburg e descer em direção ao sul. De qualquer forma, independente do sentido como cidade inicial ou final, é possível visitar as principais atrações de Würzburg em apenas um dia, seja por um bate e volta ou como base de hospedagem entre as cidades da Rota Romântica.

Se quiser saber as informações completas sobre a Rota, sua história, as cidades do trajeto, quais vale  apena conhecer, sugiro a leitura do post completo: Saiba tudo sobre a Rota Romântica da Alemanha.

  
Como chegar

De avião 
Os aeroportos mais próximos de Würzburg são Nuremberg (110 km), Stuttgart (150 km), Frankfurt am Main (120 km) e Munique (280 km). 

De ônibus 
De meados de abril a meados de outubro, o ônibus da Estrada romântica  saem diariamente de Frankfurt, Munique e Füssen ao longo da Ferienstraße em ambos os sentidos.
É possível também chegar de Trem.

De Carro
Mas a dica é: alugue um carro. O caminho é simplesmente maravilhoso e ter a liberdade de parar onde quiser para conhecer os vilarejos pelo percurso é um privilégio. Saímos de Munique e fizemos a rota romântica sentido sul/norte.  Würzburg foi a quarta e última base de hospedagem dentro da Rota entre Füssen  e Würzbrug.

Conhece o serviço de locação de veículos da Rentcars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.

Um pouquinho sobre Würzburg

Uma cidade com história bem antiga, ocupada inicialmente pelos Celtas 1000 a C, no monte Marienberg, onde atualmente há uma fortificação. Würzburg é citada documentalmente no ano 704 e passa a fazer parte da Baviera somente em 1814.

Cidade de histórias tristes e obscuras como pogroms judaicos. Nos séculos 12 e 13 Würzburg tinha uma grande comunidade judaica.  O bairro judeu foi completamente incendiado e as pessoas que nele viviam foram eliminadas na Idade Média. A Marienkapelle foi erguida em memória dos Judeus e da Sinagoga que ali existia.

Mas também de enriquecimento cultural como a fundação da famosa Universidade de Würzburg em 1582. Atualmente é um importante centro universitário e de pesquisas científicas, no qual 14 detentores de Prêmios Nobel da área científica deram aulas em sua Universidade.

Em mais um momento de devastação a cidade sofreu um dos piores bombardeios da Segunda Guerra Mundial em 1945 onde 90% foi totalmente destruída em apenas 17 minutos por 225 bombardeios. Uma tempestade de fogo se desenvolveu no centro da cidade  e milhares de pessoas perderam suas vidas. A maior parte das igrejas, catedrais, e centro histórico medieval simplesmente desapareceram. Durante 2 décadas os monumentos principais foram cuidadosamente reconstruídos e somente em 1970 o centro histórico foi revitalizado.

Todo ano, no dia 16 de março, todos os sinos da cidade tocam pela duração exata do ataque. Um momento sombrio e opressivo no calendário de Würzburg. A mágoa pela perda eterna de uma das mais belas cidades do globo permanece.

➜ Ofertas de Hotel em Würzburg

  • Conexão/Internet em vários países
Nas minhas viagens preciso ficar conectada para mostrar tudo aos leitores em tempo real, além de usar google maps, waze, etc. Ou seja, preciso de uma boa conexão em tempo integral. Mas como faço isso???
Segredo revelado: O chip que sempre utilizo é o da Easysim4U que tem internet ILIMITADA e funciona em mais de 210 países.

Então, se quer sair do Brasil com um chip com internet ILIMITADA, acesse o link aqui ➜ Easysim4U  e compre logo o seu chip. E o melhor, se colocar o código RBBVGRATIS ao finalizar o pedido o frete é grátis!!!! O que está esperando??? 

Vinhos de Würzburg

Cidade universitária e residencia real é também conhecida pelos famosos vinhos brancos da Francônia, especialmente guardados em uma garrafa redonda chamada Bocksbeutel. Uma garrafa achatada e arredondada nas laterais que é uma espécie de marca registrada de toda a região. 

Para quem é amante dessa arte, há opções para degustação de vinhos e tours pelas vinícolas:

- Bürgerspital, uma propriedade vinícola com 300 acres, está situada em um belo e histórico pátio bem no meio de Würzburg e é uma das maiores e mais antigas vinícolas da Alemanha.

- Juliusspital, uma bela fundação histórica no coração de Würzburg, grandes vinhedos e todas as oportunidades enológicas, tanto na adega de última geração quanto na histórica adega de barris de madeira de 250 metros de comprimento.

- Vinícola A. Fesel, com 13 variedades de uvas diferentes em 7 hectares de localizações privilegiadas em diferentes níveis de qualidade.

Weingut am Stein, a filosofia da vinícola inclui a combinação de vinho e comida com ênfase na experiência total do vinho como uma forma de arte.

- Vinothek Staatlicher Hofkeller, que fica em baixo do prédio mais histórico da cidade, chamado Residenz, é uma das vinícolas mais antigas do mundo. 


Como se locomover na cidade de Würzburg

A bela cidade é um convite às caminhadas a pé para melhor se apreciar sua bela arquitetura, suas colinas e parques à margem do Rio Main e principalmente descobrir a sua história. A dica é ficar em um hotel próximo ao centro histórico pedonal, guardar seu carro e se perder pelas ruas.


O que fazer em Würzburg

Cercada por vinhedos, cortada pelo Rio Main e com ares de Praga, a tranquila Würzburg tem alguns pontos imperdíveis para conhecer tais como o Palácio Residencial e a Ponte Alte Mainbrüke

Dica: Se estiver fazendo a Rota Romântica tente chegar cedo para conhecer a cidade ou fique na manhã do dia seguinte, antes de continuar o percurso.

Vamos descobrir os lugares principais para se encantar e quem sabe até ficar mais um dia. Os lugares listados abaixo estão no centro histórico e podem ser percorridos a pé, exceto a Fortaleza que fica do outro lado do Rio. Mas se tiver tempo e fôlego, vale a subida (eu fui de carro).


1) Falkenhaus

Antigo restaurante ricamente decorado que data de 1751 onde hoje funciona a casa de informações turísticas. Foi lá que me encontrei com a Guia que me mostrou as principais atrações da cidade e contou sua história curiosa. Percorremos todos os monumentos listados abaixo com exceção da Fortaleza.

2) Marienkapelle

Igreja em estilo gótico cuja construção foi iniciada em 1377 e concluída em 1480. Com uma rica decoração em esculturas foi reconstruída após o incêndio ocasionado pelo bombardeio de 1945. Apesar de seu tamanho, é uma capela em termos de lei canônica. Diz a história que a construção da Marienkapelle está intimamente ligada ao extermínio da antiga comunidade judaica florescente de Würzburg. História essa confirmada pela guia local, que os cidadãos se sentiram culpados pelo envenenamento dos judeus, acobertados de supostamente terem morrido da praga e construíram a Capela.

3) Alte Mainbrücke

A "Ponte Velha" foi construída entre 1473 e 1543 e decorada com estátuas barrocas de santos em 1730. É uma ponte pedonal de 180m que liga a cidade velha de Würzburg ao antigo bairro dos pescadores, na margem esquerda do Rio Main (dizem que essa ponte lembra muito a de Praga, como ainda não conheço não posso opinar).

Nos últimos anos, tornou-se um dos principais pontos de encontro da cidade para socializar e beber um vinho onde locais se misturam com visitantes numa atmosfera alegre. É como um ritual que tem até nome: Brücken Schoppen, que significa tomar vinho na ponte. 
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg

Logo na entrada da ponte pedonal, para quem vem do centro histórico, há uma loja de vende taças de vinhos. Basta escolher o vinho, pagar uma caução pela taça de vidro, degustar admirando a paisagem e devolver a taça no estabelecimento, pegando seus dinheiro de volta.
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg


4) Neumünster

Basílica romântica do século XI. Edifício em forma de cúpula com uma fachada barroca extravagante que data de 1710 a 1716, erguido no local do túmulo de São Kilian e seus companheiros, missionários que foram assassinados ali no ano 689. Também foi alvo do grande incêndio causado pelo bombardeio de 1945.


Uma obra construídas entre os séculos XI e XII e considerada a quarta maior Igreja Românica da Alemanha pelas suas dimensões. Um excelente exemplo do estilo arquitetônico da época dos reis salianos. Foi reconstruída e restaurada em 1967, após o incêndio em 1945, porém o exterior conserva o aspecto antigo. O órgão de 1968 é um dos maiores da Alemanha.

6) Prefeitura de Würzburg (Rathaus)



A Prefeitura de Würzburg fica instalada em um lindo edifício cuja construção ao lado abriga uma sala aberta ao público com exposição do Bombardeio de 1945 e artefatos. É realmente assustador ver o que não só essa cidade passou, mas o que a Segunda Guerra Mundial causou.



Principal obra barroca do sul da Alemanha e um dos mais importantes palácios da Europa é uma visita obrigatória. Construído entre 1720 e 1744 como residência  para o governante da cidade, Príncipe-Bispo, substituindo sua antiga morada na Festung Marienberg (Fortaleza Marienberg), é uma imponente obra a ser visitada e Patrimônio da Humanidade.
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg

Foi casa do Imperador (Príncipe-Bisbo) entre 1740 e 1770 decorada com o mais rico estilo rococó e apenas a parte central foi salva do bombardeio de 16 de março de 1945.

Horário: Aberto ao público de Abril a Outubro diariamente das  9h as 18h e de Novembro a março das 10h as 16h30min.
Visitas guiadas em inglês
Diariamente das 11h às 15h, de abril a outubro, e das 13h30 às 16h30. 
Duração: 45 a 50 minutos.
Ticket: a entrada  e visita guiada  €7,50. 
Para mais informações acesse o site oficial.



Cruzando a cidade a pé, passando pela Ponte Velha sob o Rio Main, chega-se a Fortaleza de Marienberg, situada no ponto mais alto  de Würzburg. Um miradouro privilegiado sobre a cidade e os seus arredores, onde a primeira igreja de Würzburg foi erguida.
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg
Por meio milênio, de 1250 a 1720, Marienberg foi a sede dos príncipes-bispos de Würzburg, que também detinha o título de Duque da Francônia Oriental. Em 1945, a Fortaleza foi quase completamente queimada, e sua reconstrução só foi concluída em 1990.

Horário: Em geral, o complexo da fortaleza é acessível durante todo o ano. Devido a um extenso processo de renovação e reestruturação que durará até 2026, o acesso a certas áreas pode ser temporariamente restrito.
Visitas guiadas em inglês
De abril a 31 de outubro de 2018  - sábados, domingos e feriados as 15h
Duração: 45-50 minutos 
Ticket:  €3,50. 
Para mais informações acesse o site oficial.


Fundado em 1576 pelo príncipe-bispo Julius Echter para curar doentes pobres da região. Fato curioso é que nos porões encontra-se as caves da vinícola. O Juliusspital foi completamente destruído por um bombardeio aliado.

Tour a pé oficial por Würzburg (walking tour)

Este passeio guiado abrange muitos dos pontos turísticos que ilustram a história da cidade: a Falkenhaus com a sua fachada rococó, a Marienkapelle gótica (Capela de Santa Maria), a Praça do Mercado, a histórica Câmara Municipal, a Igreja Neumünster o Alte Mainbrücke (antiga ponte sobre o rio Main) com uma vista maravilhosa da Fortaleza Marienberg, a igreja de peregrinação Käppele e os vinhedos circundantes.

Horário: 17 de Maio a 7 de Outubro de 2018: Quinta a Domingo às 11:00
Guided Tours in English
Ponto de Encontro: Informação Turística e Bilheteira Falkenhaus na Praça do Mercado 
Duração: 1,5 horas
Ticket:  €8,00. 
Para mais informações acesse o site oficial.

Dica: em Würzburg nenhum turista passará aperto para usar o toilette. Há muitos restaurantes que são permitidos o uso sem a obrigatoriedade de consumir no estabelecimento. Basta procurar a plaquinha vermelha (foto abaixo) e fugir do aperto.

Onde se hospedar em Würzburg

Escolhemos um hotel de Rede e super bem localizado o Mercure Am Mainufer. Apesar de ser um hotel 3 estrelas, sua localização privilegiada, seus quartos amplos e modernos fazem desse renovado hotel a escolha perfeita. São 116 quartos, a maioria com banheira e chuveiros modernos, bem decorados, renovados no final de 2012  RESERVE AQUI
Cidades da Rota Romântica da Alemanha Würzburg Mercure
Para mais opções de Hotéis na cidade de Würzburg, acesse nossos parceiros BOOKING, HOTEIS.COM ou EXPEDIA para fazer uma simulação sem compromisso.

Se quiser saber mais sobre os melhores hotéis para se hospedar sugiro a leitura do post completo: Os Melhores Hotéis da Rota Romântica da Alemanha, incluindo Würzburg.

Para mais informações sobre Würzburg acesse o site oficial do turismo.

APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pela Alemanha com o apoio do órgão de turismo: Centro de Turismo Alemão DZT e do Hotel  Mercure AM Mainufer, todavia muitas outras despesas foram custeadas pelo blog. Agradecemos  a todos apoiadores e informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos. 


Já esteve em Würzburg?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.