Roteiro de 3 dias em Tampa Bay na Flórida

Tampa Bay Flórida
Encontre aqui nessa matéria tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para Tampa na Flórida. Roteiro completo de 03 dias, quais atrações imperdíveis, clima, onde ficar, onde comer, informações sobre o destino, como se locomover e muito mais.

Sabia que nem só de Disney vive a Flórida? Esse Estado americano tem muito mais a oferecer do que você imagina. Tudo bem que Tampa é conhecida por causa do Busch Gardens, porém a cidade também oferece diversas atrações inclusive sobre a cultura cubana. Então não perca esses dicas e aproveite o que a Flórida tem de melhor além do mundo mágico!


PRIMEIRAS INFORMAÇÕES SOBRE TAMPA


Como chegar em Tampa

O aeroporto internacional mais próximo de Tampa é o de Orlando, localizado a 140km. Outra opção seria chegar por Miami, um pouco mais distante, localizado a 450km. Qualquer da opções tem voos regulares do Brasil e sempre com promoção, então não se prenda a distância, pois alugar um carro na Flórida será item de primeira necessidade, principalmente para conhecer lugares diferentes.

Conhece o serviço de locação de veículos da Rentcars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.


Sobre Tampa Bay


A região de Tampa Bay, com uma população de 3 milhões de habitantes, combina tudo que as pessoas adoram na Flórida em um único destino: montanhas-russas, cultura cubana, atividades ao ar livre durante todo o ano e pôr do sol à beira mar .  É o maior estuário de águas abertas da Flórida, estendendo-se por 1.031 km², ao longo do Golfo do México na costa oeste do Estado. 

Tampa Bay é um celeiro de restaurantes premiados e o centro de fabricação de cerveja artesanal no estado da Flórida. Além de suas aventuras urbanas, a região inclui muitos grandes parques naturais a uma curta distância de carro das torres modernas do centro da cidade.  

A cidade de Tampa é o centro cultural e de negócios da Costa do Golfo da Flórida. É a casa do Busch Gardens,  do Florida Aquarium e do ZooTampa em Lowry Park.  A diversidade histórica e a população vibrante da comunidade mesclam influências latino-americanas, a cultura Cracker da Flórida (colonização inglesa) e os descendentes de imigrantes cubanos, espanhóis, alemães e italianos que construíram a histórica cidade de Ybor na capital do charuto do mundo. 

Quando ir para Tampa Bay

A Flórida é perfeita para viajar praticamente o ano todo, todavia, por estar na rota dos furacões, deve-se ter cautela entre os meses de setembro e outubro. Fato é que a qualquer momento esses fenômenos podem acontecer, isso é uma incógnita e não tem como prever. Então não se assuste e acredite que suas férias será perfeita.

Os meses de férias, Julho, Agosto e Dezembro são os mais lotados principalmente por brasileiros. Mas se só puder viajar nessa época, aconselho Dezembro por causa do clima frio. A Flórida é bem úmida e no verão (Julho/Agosto) os dias são insuportavelmente quentes. Estive recentemente (dezembro) em Tampa e a temperatura estava na casa dos 28 graus, isso porque era inverno. Claro que no inverno também pode fazer muito frio, mas o clima é bem parecido com o Brasil, com a diferença da alta umidade do ar.


Hospedagem em Tampa


Na minha passagem por Tampa, escolhi o Aloft Tampa Downtown, da rede Marriott, um dos hotéis mais novos e mais elegantes de Tampa Bay. Um propriedade boutique situada sobre o rio Hillsborough, no centro da cidade, inaugurada em 2014, após uma reforma radical de um antigo prédio de escritórios do Bank of America. 

A Aloft Hotels, é uma cadeia de hotéis com sede na América do Norte, de propriedade da Starwood Hotels & Resorts, adquirida pela Marriott Internacional em 2016. A marca é mais notável por sua arquitetura moderna e estilo contemporâneo.
Aloft Hotel em Tampa Flórida
Cada quarto tem uma cama king-size e alguns com vista para o Rio. O lobby oferece espaço para reuniões informais e uma sala de conferências. O Bar WXYZ do hotel é um local popular para se misturar depois do trabalho. Da beira da piscina, você tem uma bela vista da famosa Riverwalk,  dos marcos do centro, juntamente com velejadores e animais selvagens no rio abaixo.


ROTEIRO DETALHADO DE TAMPA


Este roteiro da para ser feito praticamente a pé a partir do hotel. Por isso a escolha de um hotel bem localizado é essencial, o que otimizará tempo e facilitará o deslocamento.


1) Primeiro dia em Tampa


Para aproveitar o dia, chegue cedo na cidade faça seu check in e dirija-se ao Armature Works  para o almoço. O Ideal seria ir de Uber ou a pé pela Riverwalk.

1910 North Ola Avenue 
Armature Works - Tampa Bay
Foto divulgação
É um mercado público a beira do Rio  Hillsboroug.  Instalado em um antigo celeiro de bondes cuidadosamente restaurado, o Heights Public Market reúne mais de uma dúzia de restaurantes locais em um refeitório cuidadosamente restaurado, com belas vistas do centro da cidade.  Armature Works é um componente chave do renascimento de Tampa Heights, o bairro histórico que o rodeia. 

Escolhemos o Hemingway´s, dica do nosso guia Kevin que sugeriu o sanduíche típico The Hemingway Cuban. Simplesmente fantástico!!!

O clima familiar do Mercado e a diversidade de refeições te deixarão com vontade de voltar no dia seguinte e experimentar outras delícias. Após o almoço, que tal um pouco de cultura? Caminhe para o sul no Tampa Riverwalk até o Museu de Arte de Tampa.

1.2) Tampa Riverwalk é um percurso de 4 km aproximadamente,  ao longo do rio Hillsborough.  É ótimo para andar de bicicleta, caminhar, correr, passear de Segway, pois conecta parques, museus, restaurantes, bares, hotéis, espaços desportivos e marcos culturais.  O calçadão de Tampa Riverwalk começa ao norte do centro de Tampa, no Heights Public Market, na North Blvd. e continua para o sul terminando pelo Museu de História de Tampa.
Tampa Riverwalk
Tampa Riverwalk a noite

120 W. Gasparilla Plaza
Museu de Arte de Tampa
Não há melhor vista do centro da cidade do que da praça coberta em frente ao Museu de Arte de Tampa. O museu abriga uma coleção que vai dos antigos gregos e romanos à lenda do pop Art Roy Lichtenstein. Durante a primavera de 2019, ele hospeda três exposições que juntas compõem a "Temporada do Amor". Entre no infinito da lenda japonesa “Love is Calling” do lendário Yayoi Kusama, rescreva Afrodite e maravilhe-se com as obras de Robert Indiana. À noite, o museu se torna uma obra de arte quando sua fachada ganha vida com milhares de cores inconstantes de Leo Villareal.

1.4) Continue a caminhada e faça um leve desvio para conhecer o famoso Mural de Tampa Bay e tire uma foto. Termine a caminhada até seu hotel. Se ainda der tempo, faça um passeio de Ride Pirate Water Taxi para ter uma outra visão da cidade.
Mural de Tampa Bay
Para o jantar, também pertinho do hotel escolhido, o Osteria Bar & Kitchen é uma excelente opção e dá para ir a pé.

903 North Franklin Street 
Osteria Bar & Kitchen
Inaugurado em 2018 pelo chef famoso Fabio Viviani, do "Top Chef" do Bravo, o Osteria oferece cozinha italiana rústica ao coração urbano em expansão de Tampa Bay. O menu apresenta uma dúzia de passas frescas, carnes assadas lentamente, frutos do mar pescados, pizzas e coquetéis artesanais. A atmosfera combina refeições requintadas e bar tarde da noite. Foi nos apresentado uma menu degustação com sugestões dos principais pratos da casa. A apresentação dos pratos e os sabores são uma combinação perfeita.


2) Segundo dia em Tampa


Comece o dia com o delicioso café da manhã do  Oxford Exchange.

Avenida West Kennedy, nº 420
Oxford Exchange Tampa
O Oxford Exchange está situado em um edifício histórico perto da Universidade de Tampa.  Inspirado nos clubes históricos, bibliotecas e lojas de Londres, cujo charme e história parecem desencadear uma interação social espontânea.  Desde a inauguração, a combinação de restaurante, cafeteria, livraria e loja de decoração se tornou um local popular para café da manhã, brunch e almoço.

Originalmente construído em 1891, acreditasse que começou como um estábulo simples.  Atualmente, as ferraduras antigas e garrafas de leite descobertas durante as reformas são exibidas no Commerce Club.  Após a meticulosa restauração, mais notavelmente das paredes de alvenaria do século retrasado, um design que combina perfeitamente o antigo com o novo soprou nova vida no espaço. E, finalmente, em 24 de setembro de 2012, a Oxford Exchange abriu suas portas para o mundo.

Nossa escolha: 
-OE Classic two eggs, bacon, crispy Yukon fingerlings, toast 
-Fried Egg arugula, truffle oil, lemon, shaved parmesan 1
-House-made Granola nuts & dried fruit

2.2) Ao voltar a pé para o hotel, atravesse a rua para conhecer o prédio histórico da Universidade de Tampa, antigo Tampa Bay Hotel. Construído entre 1888 e 1891, o hotel foi projetado para superar todos os outros grandes resorts de inverno.   Os quartos que já abrigaram Teddy Roosevelt, a Rainha da Inglaterra, Booker T. Washington, Stephen Crane e Babe Ruth (que assinaram seu primeiro contrato de beisebol na grande sala de jantar do hotel) são agora salas de aula, laboratórios e escritórios administrativos. Vale a pena a visita.
Universidade de Tampa
Agora vamos fazer um passeio de carro e explorar um pouco a cidade. Sugestão para umas comprinhas e almoço:
2223 N. Westshore Boulevard

O principal destino de compras de Tampa Bay está repleto de 200 marcas de luxo e alta moda, incluindo a Tiffany's, Hugo Boss, Apple e Louis Vuitton. Bay Street reúne uma dúzia de restaurantes conhecidos para almoço, jantar e happy hours.

2.4) Aproveite a começo da tarde para conhecer  Hyde Park Village, um bairro de ruas cobertas de árvores conhecidas por seus bungalows de artes e artesanatos meticulosamente preservados que datam da década de 1920. O Hyde Park Village é um distrito comercial ao ar livre, no bairro famoso por sua mistura elegante de grandes marcas nacionais e charmosas boutiques locais.
Hyde Park Village Tampa
Mas o melhor ainda está por vir, reserve o final de tarde para conhecer Ybor City, o bairro cubano de Tampa.  Deixe o carro no estacionamento, pois sua jornada começa a pé do seu hotel até a estação de bonde elétrico da TECO (Estação 11 Downtown Tampa). É isso mesmo que você leu, em TAMPA também tem os famosos bondinhos amarelos iguais aos de Lisboa. Não disse que Tampa reserva surpresas!!!!
bonde elétrico da TECO Tampa

Mas antes uma pausa para uma foto no Centro de Visitantes de Tampa Bay.
Tampa Bay Flórida

2.5) Linha de Bonde Histórica da TECO

A Linha de Bonde Histórica TECO de Tampa Bay liga o centro da cidade, o Distrito do Canal e o Distrito Nacional de Ybor City com nove bondes elétricos distintos que percorrem uma linha férrea exclusiva. Os carros são uma mistura de antiguidades remodeladas e réplicas habilmente criadas. Os ingressos estão disponíveis em cada estação. Os bondes são livres para andar o dia todo. Na época em que estive não havia cobrança de ingresso e o deslocamento era FREE na ida e na volta. Realmente são muito semelhantes com os elétricos (bondes) de Lisboa, todavia muita mais modernos. 
Linha de Bonde Histórica da TECO Tampa


Nomeada por seu fundador, o magnata do charuto do século XIX Vicente Martinez-Ybor, esta comunidade de Tampa Bay foi o ponto de entrada e o caldeirão de gerações de imigrantes de Cuba, norte da Espanha, Sicília, Alemanha e Europa Oriental.  As ruas de tijolos e as varandas de ferro estão basicamente inalteradas desde o século passado, fazendo de Ybor City um local distinto e um dos dois distritos históricos da Flórida.
Ybor City National Historic Landmark Distrito Tampa
A indústria de charutos empregou milhares de pessoas e produziu milhões de charutos da década de 1880 até a década de 1940.  Os charutos ainda são feitos por lá, tanto à mão quanto à máquina, mas ultimamente Ybor City se tornou o principal distrito de entretenimento da cidade. Durante o dia, os restaurantes se enchem de pessoas de negócios à procura de almoço. À noite, Ybor City se torna o local para jantar e dançar. 

CURIOSIDADE 1: Como há 130 anos, os imigrantes cubanos ainda rola charutos à mão na cidade de Ybor. Você pode vê-los no trabalho em várias lojas ao longo da Sétima Avenida. Tabanero é um dos mais populares e maiores de Tampa. 
Tabanero Tampa
CURIOSIDADE 2: Há galos e galinhas por toda parte de Ybor City, que são descendentes das galinhas que viviam nos quintais dos imigrantes há mais de 100 anos. Os galos e galinhas cruzam a ruas como moradores e é muito comum avistá-las e escutar seu canto.

DICA: Descer na Estação 2 - Centro Ybor Station e caminhe até a estação 1 pela rua principal a 7th Avenida.  A rua é uma mistura eclética de restaurantes, lojas de varejo, clubes de dança e lojas de charutos. 

Para o Jantar, nada mais típico que o restaurante mais antigo da Flórida, o  Restaurante Columbia.

2025 E. Sétima Avenida
Restaurante Columbia Tampa
No coração de Ybor City, o histórico Quartier Latin de Tampa Bay, está em funcionamento desde 1905. A família Gonzmart opera o restaurante, expandindo-o ao longo dos anos, de uma loja de lanchonetes para mais de 1.700 assentos. Seis noites por semana, o restaurante apresenta dança flamenca.

Termine sua noite embarcando mais uma vez no bondinho amarelo em direção ao seu hotel. Perceberam que em um dia em Tampa, passamos por restaurante inspirado em Londres, Shopping no estilo mais americano possível, bairro com casas seculares, passeio em transporte histórico igual aos de Lisboa e experiência da cultura cubana com direito a galo andando na calçada. Não é incrível!!!!


3) Terceiro dia em Tampa


3.1) Café da manhã no Brasserie Bizou  (Bizou significa "beijo" em francês). Acorde cedo, pois esse dia promete altas emoções.
Brasserie Bizou  Tampa
Localizado dentro do Le Meridien,   em um dos edifícios mais emblemáticos e históricos do centro de Tampa, o antigo tribunal federal da cidade, Bizou Brasserie  é o lugar ideal para começar suas manhãs com um delicioso café da manhã ou para começar uma ótima noite em um restaurante no centro de Tampa.  Pode parecer formal por fora, mas por dentro você encontrará um restaurante no centro de Tampa em um ambiente casual e divertido para  sair à noite, almoçar, tomar um  delicioso café da manhã ou relaxar após o trabalho.

601 North Florida Ave.

Sobre o  Le Méridien:  uma extensa renovação multimilionária transformou o antigo tribunal federal em estilo de Beaux Arts de Tampa Bay, no coração da cidade, em um belo hotel boutique. O hotel preservou muitos aspectos mais dramáticos do edifício original. Você caminha no piso de ladrilho original, janta sob os tetos de caixotões em um antigo tribunal e dorme na câmara de um ex-juiz. A renovação conquistou o prêmio Le Méridien Tampa da Condé Nast Traveler e do National Trust for Historic Preservation.

Agora é hora de aventurar-se!!! Será que terá coragem de enfrentar as montanhas russas do parque???

10165 N. McKinley Drive 
Busch Gardens® Tampa Bay
O Busch Gardens combina um programa de reprodução e preservação da vida selvagem africana e um parque temático repleto de montanhas-russas de tirar o fôlego,  em área de mais de 120 hectares.  É uma mistura única de atrações radicais, um dos principais zoológicos do país com mais de 12 mil animais, espetáculo ao vivo e eventos especiais, o que proporciona uma experiência incomparável aos visitantes de todas as idades.

A mais nova adição do parque é Cobra's Curse. Outros brinquedos incluem Fúria do Falcão, com 102 metros, a mais alta torre de queda na América do Norte, e Cheetah Hunt, que projeta os corajosos, tecendo como um gato da savana, ao longo de quase um quilômetro de pista (1,3 km). Para celebrar seu 60º aniversário em 2019, o parque adicionará o Tigris, a mais alta montanha-russa de lançamento triplo da Flórida e trará de volta amostras grátis de cerveja para os visitantes.

IMPORTANTE SABER: A American Humane, maior organização reguladora de bem-estar animal do mundo, anunciou que o  Busch Gardens  Tampa Bay recebeu o selo “Humane Certified”, por meio do seu Programa de Conservação, devido aos tratamentos e cuidados de alta qualidade oferecidos aos animais que vivem no local.
Para quem está pensando em visitar a Flórida em  2019, o  Busch Gardens  Tampa Bay preparou um calendário de eventos agitado para o ano que começou, como parte da sua celebração de 60 anos.

Um deles é o Food & Wine Festival que retorna ao   Busch Gardens  Tampa no dia 16 de março, trazendo mais de 35 opções de pratos, 100 vinhos, cervejas e coquetéis. Os visitantes poderão explorar essa variedade de sabores e ainda curtir shows ao vivo. O Food & Wine Festival acontece aos fins de semana, a partir de 16 de março até 28 de abril, e já está incluído no ingresso regular do parque.

➜Leia mais: Acesse a matéria completa sobre o Parque Busch Gardens

Minha entrada foi com o Tampa Bay CityPASS, que também dá acesso a outras atrações e vale a pena pela economia principalmente se ficar mais tempo ou conhecer mais cidades da região.

Com ele você poderá entrar também no The Florida Aquarium,  ZooTampa at Lowry Park,  Clearwater Marine Aquarium,  Museum of Science & Industry ou Chihuly Collection

Ticket
Bilhete adulto CityPAss USD 109
Bilhete Adulto Busch Gardens USD 79,99
Estacionamento do parque USD 25
Para mais informações acesse o site oficial.

Foi um dia intenso, cheio de emoções, adrenalina e muito encanto, afinal era dezembro  e estava tendo o Christmas Town.

Se tiver mais alguns dias em Tampa, poderá visitar as cidades de praia da Região: Clearwater e São Petersburgo que devem ser um charme também.

Espero que tenham curtido as dicas de Tampa Bay e incluam esse destino de férias quando forem conhecer a Disney. Vale muito a pena.

APOIO
* O Blog Love and Travel esteve em Tampa com o apoio do Visit Tampa Bay, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.

Já esteve em Tampa?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR PARA TAMPA??? RESERVE AQUI



Reserve sua viagem para Tampa nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST