ETIAS: Nova Autorização de entrada na Europa para Brasileiros

Foto Pixabay

A partir de 2021, todos os brasileiros que viajam para a Europa vão precisar se cadastrar no sistema ETIAS para ter direito de entrar e se locomover por todos os países do Espaço Schengen e da União Europeia.

Essa nova regra criada pela União Europeia tem o objetivo de melhorar a segurança das fronteiras do espaço Schengen, combater o terrorismo e a crise migratória, aumentando assim o sistema de segurança. Nessa matéria explicarei sobre a autorização de viagem ETIAS, seus requisitos e como solicitar.


Brasileiros precisarão de cadastro para entrar na Europa


O que é a autorização ETIAS?

ETIAS (na sigla em inglês) significa Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem. Esse novo sistema automatizado de permissão de viagem foi criado para os estrangeiros isentos da obrigação de visto, como por exemplo os brasileiros, que desejam viajar aos países membros da União Europeia e também signatários do acordo de Schengen.

ATENÇÃO: A União Europeia (UE) e o Tratado Schengen são dois acordos diferentes, ainda que ambos envolvam países europeus. Nem todos os países da UE estão no Espaço Schengen.

Diferença entre União Europeia e Espaço Schengen

A União Europeia é composta por 28 países que se uniram com objetivo político e econômico. Já o Tratado Schengen é um acordo entre 26 nações com objetivo de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas.

Dos 26 países do Espaço Schengen, a grande maioria são da UE, exceto Irlanda e Reino Unido, mais quatro países que não são membros da União Europeia (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça). Existem também 3 microestados que fazem parte do Espaço Schengen, são eles Mônaco, San Marino e Vaticano.

Portanto, a autorização de viagem ETIAS concede acesso a todos os países incluídos no acordo de Schengen, ou seja, os países do ETIAS e os países de Schengen são os mesmos, uma autorização do ETIAS é efetivamente um visto de Schengen.
ETIAS: Nova Autorização de entrada na Europa para Brasileiros
Foto divulgação

Como solicitar a Autorização ETIAS?

A solicitação de autorização ETIAS será feita por meio do preenchimento de um formulário online, no qual o sistema ETIAS coletará dados pessoais dos viajantes antes do embarque. Haverá também um pequeno questionário a ser respondido, com indicação do país-membro de entrada. Após o envio do formulário, o solicitante deve pagar a taxa do ETIAS em Euros para concluír o processo.

Assim que as etapas forem concluídas, o sistema de segurança do ETIAS processará e revisará o pedido. Quando a aplicação for aprovada, o viajante receberá sua confirmação assim como a autorização ETIAS em seu e-mail. Se o pedido for negado, o solicitante receberá um e-mail explicando o motivo da negativa e terá a oportunidade de recorrer.

Em resumo, a solicitação ETIAS será fácil e rápida (não vai demorar mais do que dez minutos para ser concluída), e apenas requer um documento de viagem válido. Após aprovação o ETIAS será válido por um período de 3 anos e será um permisso de viagem de múltiplas entradas, ou seja, ele cobrirá todas as viagens dentro do período de validade ou até que o seu passaporte atinja o prazo de validade.


Requisitos do ETIAS para Brasileiros

Todos os viajantes brasileiros, além do passaporte válido por 6 meses, necessitam solicitar um visto ETIAS para entrar na Europa por um período de até 90 dias

Essas são as informações pessoais necessárias para preencher o formulário ETIAS:
- Nome completo;
- Local e data de nascimento;
- Sexo;
- Endereço;
- Número de telefone e e-mail;
- Nível acadêmico ou informação do emprego atual;
- Informação do passaporte ou de um outro documento de viagem válido;
- País de chegada;
- Responder ao questionário de elegibilidade ETIAS.

Quais a nacionalidades que podem se inscrever para o ETIAS?

Se nada mudar as regras haverá 60 países isentos de visto cujos cidadãos poderão obter uma autorização de viagem ETIAS após sua implementação em 2021, que permitirá a entrada no Espaço Schengen. Segue abaixo a lista completa:
nacionalidades que podem se inscrever para o ETIAS

Mas não se preocupe, como será tudo feito online, você não precisará sair de casa para obter a autorização ETIAS e lembre-se também que esse processo vai ajudar na hora de entrar na Europa, diminuindo o tempo de espera e as filas nos controles de segurança dos aeroportos, ou seja, na prática significa que as filas para entrar nos países serão mais curtas, uma vez que uma análise já foi feita no seu nome.

Então, já sabe: na hora de arrumar as malas para visitar a Europa, não esqueça de verificar com antecedência se precisa da Autorização ETIAS e se seu passaporte está válido. E claro, inclua na mala uma câmera para registrar todos os lugares incríveis que você vai conhecer! Partiu Europa!!!

E não se esqueça do Seguro Viagem que é um item essencial e obrigatório se viajar a EUROPAelo blog você poderá fazer uma pesquisa entre diversas seguradoras através da Seguros Promo. Basta acessar esse link  ➜ Seguros Promo

Fonte: EtiasVisa e Etias EU

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST
ETIAS: Nova Autorização de entrada na Europa para Brasileiros