Tailândia além das praias paradisíacas

Tailândia - Ayutthaya
Um país com uma cultura, língua, escrita e religião muito diferentes daquilo que estamos habituados, a Tailândia é um dos destinos do sudeste asiático mais procurados por turistas do munto todo. Visitar esse país é como abrir as portas do desconhecido e experimentar costumes totalmente diversos dos padrões ocidentais. Topa encarar essa jornada?

Encontre aqui nessa matéria tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem para o interior da Tailândia e saber aproveitar o que fazer no país em época de monções (chuvas torrenciais). A Tailândia além das paradisíacas praias: um guia completo com informações como: documentos necessários, quais atrações imperdíveis, quais cidades visitar, quantos dias ficar, onde se hospedar, informações sobre o destino, como se locomover e muito mais.

A Tailândia é um país do Sudeste Asiático muito conhecido pelas exuberantes praias, todavia o país tem muito mais a oferecer aos turistas, como por exemplo: palácios suntuosos, templos ornamentados, ruínas com figuras de Buda, vasta gastronomia, etc.


PRIMEIRAS INFORMAÇÕES

Saiba onde fica a Tailândia e como chegar


Anteriormente conhecida como Sião, é o terceiro maior país do Sudeste asiático, limitado a norte por Mianmar e Laos, a leste por Laos e Camboja, a sul pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, e a oeste pelo Mar de Andamão e pela extremidade sul de Mianmar. 

A capital e maior cidade do país é Bangkok, que é o centro político, comercial, industrial e cultural da Tailândia.

Como chegar - Voos para a Tailândia

Se está planejando uma viagem para a Tailândia, é importante saber que terá muitas horas de voo e conexões para enfrentar.

A porta de entrada do país é a capital Bangkok, e diversas Cias Aéreas fazem o trajeto cuja alternativa é viajar via Europa ou Oriente Médio

Diversas são as europeias que voam para a Tailândia, com por exemplo a British Airways com conexão em Londres, a KLM via Amsterdam, a Air France via Paris, entre outras. Já com as Cias do Oriente Médio Oriente, como por exemplo a Qatar e a Emirates, que as vezes tem preços competitivos, fazem conexão em Doha ou em Dubai. Como o mercado da aviação é muito competitivo e volátil, fique sempre atento as promoções. 

Minha escolha foi a British Airways, foram 10h de voo de São Paulo a Londres e mais 14 horas de voo de Londres a Bangkok, fora a conexão que fiz de 10 horas e aproveitei para passear em Londres. Minha dica: deixe a conexão maior para a ida pois na volta você estará só pó, literalmente.

O Aeroporto Internacional de Bangkok – Suvarnabhumi, um dos maiores aeroportos internacionais do sudeste da Ásia, está localizado a aproximadamente 25km de Bangkok.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Visto

Não há necessidade de visto para brasileiros viajarem para a Tailândia. UFA!!! Que excelente notícia. Todavia - sempre tem uma pegadinha né (rsrsrs) - precisa tomar vacina de febre amarela que explicarei no próximo tópico.

Portanto, para turismo na Tailândia, você pode permanecer no máximo 90 dias, mas cada vez que você sai no país, o seu visto é renovado. O passaporte deve ter no mínimo 6 meses de validade.

Vacina

Todo viajante brasileiro precisará ter o Certificado Internacional de Vacinação com a vacina de Febre Amarela. E a vacina precisa ser tomada no máximo 10 dias antes da viagem.

ATENÇÃO: quando chegar no aeroporto, antes mesmo de se dirigir a fila da imigração, procure um balcão chamado ‘Health Contol’, que fica do lado esquerdo. É nesse stand que eles verificam o seu certificado e carimbam o formulário que você precisa preencher. Somente após esse tramite dirija-se a imigração, caso contrário vai pegar fila 2x sem necessidade #ficaadica.

Seguro Viagem

Apesar de não ser obrigatório para o ingresso no país, imagine o estorvo que seria se acontecer algo e você precisar ser hospitalizado. Não gosto nem de pensar no perrengue e nos gastos desnecessários. Prevenir e sempre melhor que remediar, não acham?

Eu nunca viajo sem seguro de saúde internacional e faço o meu pela Seguros Promo. Após a compra online, a apólice chega por email em minutos.
Seguros Promo, Seguro Viagem com desconto de 5%

Moeda e Câmbio

A moeda na Tailândia é o Baht, mas atenção eles somente aceitam dólar e euro para o câmbio, portanto, nada de levar real (Em 2019 USD 1.00 valia $32 baht).
Dica: Como qualquer outro lugar, a cotação é bem ruim para trocar espécie no aeroporto. 

Fuso Horário e Tomadas

A Tailândia está localizado no UTC+7, ou seja, +7 horas em relação ao Meridiano de Greenwich. Isso quer dizer que o fuso horário é de 10 horas a mais em relação ao horário de Brasília.
A tomada é de 2 pinos e a voltagem é 220v.

IMPORTANTE: Pela lei local, todos os cidadãos estrangeiros no país devem portar documento de identificação. Minha sugestão: utilize a todo momento uma cópia do passaporte, deixando o original em local seguro, para evitar perdas ou furtos. 

CURIOSIDADES SOBRE A TAILÂNDIA

tailândia, sudeste asiático
  • A cultura tailandesa incorpora uma grande influência da Índia, China, Camboja e outras partes do Sudeste Asiático e é influenciada principalmente pelo Budismo.
  • O idioma oficial do país é o tailandês e a religião principal é o budismo, considerada a oficial do país pela Constituição e praticada por cerca de 95% da população.
  • Demonstrações públicas de afeto não são excessivamente comuns na sociedade tailandesa tradicional.
  • Ao sentar-se em um templo, os tailandeses apontam os pés para longe de imagens do Buda, isto acontece porque o povo tailandês considera os pés como a parte mais suja e humilde do corpo.
  • A Tailândia é uma monarquia constitucional. O atual monarca, Bhumibol Adulyadej, cujo nome dinástico é Rama IX, subiu ao trono em 1946. O Rei e a Rainha Sirikit são objeto de grande veneração e respeito pela grande maioria dos habitantes do país. Referências ofensivas ou desrespeitosas à família real podem ser enquadradas como crime de lesamajestade, passível de prisão. (Fonte: Portal do Itamaraty)

CLIMA E MELHOR ÉPOCA PARA IR A TAILÂNDIA

Atenção, todo cuidado na hora de escolher a melhor data para visitar a Tailândia. Saiba primeiro o quer conhecer, se for praias por exemplo, as vezes aproveitar a promoção aérea será sinônimo de uma viagem catastrófica em meio as monções e meses chuvosos. Todavia, nessa época poderá fazer uma viagem cultural e gastronômica pelo norte da Tailândia e pela região de Bangkok, que foi o que fiz (viajei entre setembro e outubro, época chuvosa para as praias).

O clima na Tailândia é tropical úmido, afetado pela ação dos ventos de monção. As chuvas são mais frequentes entre junho e outubro. Já entre abril e junho o calor e a umidade são mais intensos. Portanto, a melhor época para ir é entre novembro e fevereiro. As temperaturas na Tailândia são, no geral, elevadas, variando entre 15 °C e 35 °C. Os meses mais frios são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, quando as temperaturas caem a 15 °C à noite, e registram em torno de 30 °C durante o dia. Mas não se engane, pois 30 °C com alta umidade é insanamente quente (rsrs).

Mas o que são Monções?? 

São ventos sazonais que mudam de direção durante algumas estações do ano. Assim, em determinada época do ano, o vento leva ar úmido do mar para o continente asiático, e em outra, o vento traz o ar seco da terra para o oceano. Essa instabilidade ocasiona chuvas fortes, alagamentos, podendo impossibilitar os dias de praia. 

O pior ainda da Tailândia é que há duas costas de praias a serem visitadas, e quando está chovendo em uma delas, está seco na outra, ou seja, visitar a costa leste e a costa oeste na mesma viagem é uma missão quase impossível.

Como vocês já sabem, eu visitei a Tailândia em época de chuva, então fiz um roteiro cultural pela capital e interior do país. Segue minhas indicações e experiências pelo país.

O QUE FAZER NA TAILÂNDIA ALÉM DAS PRAIAS


I) Conhecer Bangkok e região

Conhecer Bangkok  na TailÂndia
Bangkok, cuja origem remonta do século XV como um centro mercantil, é a capital da Tailândia e está entre os principais destinos turísticos do mundo. Localizada no delta do rio Chao Phraya, o rio serpenteia a cidade e serviu como principal meio de transporte até o final do século 19, quando estradas modernas começaram a ser construídas. Atualmente, cruzeiros e passeios de barco nos canais do rio oferecem vistas de algumas das arquiteturas tradicionais da cidade, podendo assim, contemplar o modo de vida à beira-mar.

Sua arquitetura moderna contrasta com palácios reais e templos centenários, que dividem espaço com arranha-céus altíssimos, atraindo diversos grupos de turistas. Entre os pontos turísticos mais conhecidos de Bangkok estão o Grande Palácio e os principais templos budistas, incluindo, Wat Pho e Wat Arun

A cidade também é famosa por sua vida noturna dinâmica, principalmente na Avenida Khao San Road, conhecida como a Las Vegas asiática, que apesar de ser um lugar para turismo de mochileiro, com acomodações econômicas, os bares atraem todos os tipos de visitantes. O destino reserva atrações para todos os gostos, ou seja, não faltarão atividades durante sua viagem a Bangkok.

O que fazer em Bangkok


1) Grande Palácio é um complexo estabelecido em 1782, que serviu de residência real até o século XIX. Consiste não somente em salas reais, mas escritórios governamentais, além do templo Wat Phra Kaew que abriga o Buda de Esmeralda, símbolo budista mais importante do país. É totalmente cercado e há regras rígidas de vestimenta adequada para a visitação. Por ser um dos lugares mais importantes e visitados de Bangkok, aconselho realizar a visita logo pela manhã, fugindo assim da multidão de turistas.
Tailândia, Bangkok Grande Palácio
Horário: Diariamente das 8:30 as 15:30.
Ticket: A entrada é gratuita para tailandeses e custa 500baht para estrangeiros.


2) Templos (wats)

Os principais são o Wat Arun, Wat Phra Kaew (dentro do complexo do Grande Palácio) e Wat Pho, todos com entrada paga. 

2.1) Wat Pho conhecido também como o Templo do Buda Reclinado. O complexo do templo abriga a maior coleção de imagens de Buda na Tailândia, incluindo o Buda reclinado de 46m de comprimento e 15m de altura. É um dos maiores e mais antigos templos de Bangkok sendo associado ao rei Rama I que o reconstruiu. A capela e o Buda reclinado foram construídos por Rama III em 1832 e a imagem representa a entrada de Buda no Nirvana e o fim de todas as reencarnações.
Wat Pho Tailândia, Bangkok
O templo também se destina a educação, sendo considerado a primeira universidade pública da Tailândia, ensinando estudantes nas áreas de religião, ciência, literatura, medicina tradicional e massagem. 

Horário: Diariamente das 8:00 as 18:30.
Ticket: A entrada custa 200 baht para estrangeiros


2.2) Wat Arun, conhecido como o templo do amanhecer é um templo antigo que remonta ao período Ayutthaya , existe desde meados do século XVII e sua principal característica é sua ponta central (torre no estilo Khmer), incrustada com porcelana colorida.
Wat Arun Tailândia, Bangkok
Horário: Diariamente das 7:30 as 17:30.
Ticket: A entrada é gratuita para tailandeses e custa 50 baht para estrangeiros.

ATENÇÃO: Recomenda-se vistar os templos pela de manhã, quando o ambiente é mais fresco e vazio. Por serem locais sagrados, verifique as regras de vestimenta de cada templo, não esqueça de retirar seus sapatos antes de entrar e nunca toque nas imagens dos budas.

3) Khao San Road é avenida mais badalada e agitada de Bangkok e muito conhecida pelos mochileiros que buscam hospedagem barata, todavia é frequentada por turistas de todos os estilos. Por lá se encontra de tudo, desde lojas de artesanato, pinturas, roupas, lojas de massagens, frutas locais, comida de rua e os famosos escorpiões e outros insetos grelhados servidos em palito, além claro, de muitos vendedores ambulantes. Depois que escurece, os bares abrem, a música é tocada, e tudo vira uma mistura de bares noturnos, com vendedores de tudo, cadeiras de massagem na rua e tudo o que você quiser imaginar. O céu é o limite...... Uma verdadeira bagunça interessante e cativante.
Khao San Road Tailândia Bangkok


4) Chinatown, é uma das maiores do mundo e visitar a Yaowarat Road e suas vias transversais é outra aventura lotada de lojinhas num labirinto sem fim e culinária de rua. Mas um passeio peculiar pela sua passagem pela cidade.

5) Asiatique, um porto totalmente remodelado e modernizado, que combina compras, diversos restauraste a céu aberto, passeios, parque de diversões, atividades culturais sob o mesmo "teto". Um diferencial frente ao forte aspecto cultural que preservou anos de história como por exemplo, Bunker da Segunda Guerra Mundial, cais histórico, trilhos de bonde antigo, estilo colonial, alcançando assim um equilíbrio entre tradição e globalização.
Asiatique, Tailândia, Bangkok
Horário: Diariamente das 16:00 as 00:00.


Quantos dias ficar em Bangkok? 
Minha sugestão é de 3 a 4 dias para incluir um bate e volta a Ayutthaya. Lembre-se que você chegará de voos e conexões e estará com um fuso de 10h em relação ao Brasil, então ficará bem cansado no primeiro dia.

II) Um bate e volta para Ayutthaya partindo de Bangkok

 Ayutthaya Tailândia
Uma das cidade mais gloriosas e mais devastadas da Tailândia, localizada a 80Km de Bangkok, no qual suas ruínas são o retrato de um passado assinalado por lutas e destruição de um verdadeiro império. A capital do antigo reino de Sião entre os anos de 1350 a 1767, foi uma das cidades mais prósperas do Sudeste Asiático . 

Ao longo dos séculos, devido a sua a localização ideal entre a China, a Índia e o arquipélago malaio fez de Ayutthaya a capital comercial da Ásia para o mundo. Mas seus dias de gloria tiveram um fim quando os birmaneses invadiram Ayutthaya em 1767 e quase queimaram completamente a cidade. 
 Ayutthaya Tailândia
Atualmente apenas ruínas nos dão a ideia da impressionante cidade que um dia reinou gloriosa na Tailândia, uma verdadeira joia arqueológica declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Em Bangkok você pode contratar passeios de bate e volta para Ayutthaya com guias e explicações sobre a história da cidade. Uma passeio um pouco cansativo , deviso ao calor, mas que vale muito a pena.

III) Conhecendo Chiang Rai

Chiang Rai TailÂndia
Fundada em 1262 é a cidade mais setentrional da Tailândia, localizada a 860km de Bangkok em uma região montanhosa de de floresta, muito propícia para o turismo de aventura. Foi lá que em 1432, o Phra Kaeo (Buda de Esmeralda) , a estátua de Buda mais importante que encontra-se no Grande Palácio em Bangkok, foi descoberto quando um terremoto atingiu a cidade. Uma cidade não tão explorada turisticamente como a visita Chiang Mai mas que revela preciosidades escondidas em cada cantinho.

Reza a lenda na internet que não vale a pena se hospedar em Chiang Rai, pois não tem nada para fazer, assim a maioria hospeda-se em Chiang Mai e faz um bate e volta. Eu discordo totalmente, achei a cidade muito hospitaleira, principalmente pelo fato do povo do norte do país ser mais simpático ainda, e encontrei bastante atividades para fazer pela região, isso tudo alinhado em aproveitar e descansar no Hotelzão 5 estrelas com precinho de Ibis, afinal, aproveitar uma piscina num calor escaldante de 40 graus depois de passear o dia todo, também faz parte da viagem.

Como ir até Chiang Rai?

O jeito mais fácil é de avião. Há cias aéreas low cost partindo de Bangkok que fazem o trajeto com excelente custo benefício, só fique atento a franquia de bagagem.

O que fazer em Chiang Rai


1) Wat Rong Khun, também conhecido como Templo Branco, é um templo moderno erguido a partir das ruínas de outro templo bem antigo que existia no local. Na verdade é uma exibição de arte de propriedade privada no estilo de um templo budista. Pertence a Chalermchai Kositpipat, um artista tailandês, que decidiu reconstruir completamente o templo que estava em ruínas e financiar o projeto com seu próprio dinheiro. Ele projetou, construiu e abriu para os visitantes em 1997, mas as obras ainda estão em andamento e projeta-se a finalização para 2070.
Wat Rong Khun Templo Brtanco de Chiang Rai na Tailândia
O edifício principal, o ubosot, é um edifício todo branco com fragmentos de vidro espelhado embutidos em sua estrutura, incorporando elementos de design da arquitetura tailandesa clássica, como o telhado de três camadas e o uso abundante das serpentes Naga.

Um templo que atrai um grande numero de visitantes tailandeses e estrangeiros e é uma das atrações mais visitadas de Chiang Rai, ou seja, pipoca de gente para todos os lados. Tirar aquela foto sozinha é uma missão impossível, ou quase, porque eu consegui. Há uma certa organização, com uma fila e as pessoas tentam caminhar sozinhas na ponte por alguns segundos, até que o guardinha apita e manda o próximo caminhar, todavia os chineses, para variar, não respeitam nem a fila e nem a pequena caminhada solo. Se chegar cedo, talvez consiga uma foto sozinha.
Wat Rong Khun Templo Brtanco de Chiang Rai na Tailândia
Horário: Diariamente das 08:00 as 18:00.
Ticket: A entrada é gratuita para tailandeses e custa 100baht para estrangeiros.


2) Wat Rong Sear Ten, ou o Templo Azul. Uma construção muito recente, cujo templo principal foi finalizado em 2016, no local onde antes havia um antigo templo abandonado há mais de 100 anos, por isso não é tão conhecido turisticamente como o templo Branco. A entrada para o complexo do templo é bastante impressionante com duas estátuas gigantes azuis, representando semi deuses da mitologia hindu e que têm corpo de cobra e cabeça de dragão. No interior do templo, um enorme buda branco se destacando entre as pinturas e tonalidades azuis e douradas. A arquitetura e pintura são impressionantes com enormes dragões brilhantes vigiando a entrada do templo, um tipo de arquitetura pertence à chamada arte Khmer.
 Wat Rong Sear Ten Templo Azul de Chiang Rai na Tailândia
 Wat Rong Sear Ten Templo Azul de Chiang Rai na Tailândia
Horário: Diariamente das 08:00 as 17:00.
Ticket: A visitação é livre e o local é bem pequeno comparado com outros templos.


3) Wat Huai Pla Kang, localizado em uma montanha, um complexo com algumas construções diferentes uma das outras, incluindo uma estatua gigante no qual o turista poderá subir pelo seu interior. É único não apenas pela fusão do antigo e do moderno, mas como pela combinação de influências tailandesas e chinesas.
Wat Huai Pla Kang em Chiang Rai na Tailândia
Wat Huai Pla Kang em Chiang Rai na Tailândia
Uma das estruturas do templo é o imponente prédio de 9 camadas, numa mistura interessante de estilos chinês e tailandês em forma piramidal, com contraste em camadas típicos da China e chedi tailandês em forma de sino.

Mas a verdadeira atração é o enorme monumento branco de Guan Yin o 'Bodhisattva da Compaixão' (Bodhisattvas não são exatamente deuses, são seres que foram capazes de alcançar a iluminação, mas eleitos para esperar para ajudar a humanidade no mesmo caminho) . É um espaço sagrado em que os devotos podem entrar. O acesso é gratuito, mas para usar o elevador há uma taxa de 50 baht que permite que os visitantes subam no interior da escultura. Guan Yin está tradicionalmente presente nos mosteiros da obediência chinesa.
Wat Huai Pla Kang em Chiang Rai na Tailândia
Horário: Diariamente
Ticket: A entrada é livre no complexo.


4) Night Bazaar, um mercado noturno com diversos produtos locais, souvenirs, artesanatos, roupas, comida de rua e praça de alimentação com música ao vivo. Totalmente diferente da bagunça de Bangkok, esse Bazaar vale a pena a visita e as comprinhas e se não quiser jantar por ali, há uma rua cheia de restaurantes por perto.
 Night Bazaar Tailandia

5) Hospedagem em Chiang Rai

Depois de um dia exaustivo de visitas a templos e muito calor, um bom hotel com piscina revigorante com certeza fará toda a diferença na sua viagem. Descobri um hotel 5 estrelas maravilhoso todo reformulado, que fica numa ilha no meio do rio Kok, bem pertinho do centro da cidade. Quartos amplos, 3 restaurantes, inclusive um chinês, uma piscina convidativa e muita área verde para relaxar.
THE RIVERIE BY KATATHANI em Chiang Rai
THE RIVERIE BY KATATHANI, a melhor opção de hospedagem em Chiang Rai. Um hotel 5 estrelas, com precinho de Ibis.

Quantos dias ficar em Chiang Rai? 
Para essa programação 2 noites são suficientes, mas se quiser fazer algum turismo de aventura e aproveitar para conhecer a região, então precisará de mais dias.

O que não pode faltar na sua mala para a Tailândia

Roupas: definitivamente esqueça blusas decotadas, o que você mais usará será saias longas, calças longa e largas, preferencialmente de pano leve, blusas leves de manga, lenços, vestidos. Até vale levar blusa de alça para quando não fizer passeios por templos, ou para templos que permite cobrir os ombros com lenços. Shorts e bermudas só farão peso na sua mala. Não é só questão de respeito pela cultura, que devemos ter, mas será uma questão de se adaptar ao mundo novo que você está conhecendo. Você não se sentirá a vontade andando de shorts pelas ruas, apesar que vi muitas meninas assim, pois será olhada por todos de forma estranha.

Calçados: chinelo, sapatilha, rasteirinha e qualquer sapato fácil de tirar e lavar. Você andará descalça no interior do templos.

Outros itens: 
Óculos de sol, chapéu, bonê, mochila
Protetor solar: para rosto, corpo pois o sol é escaldante.
Cremes: abuse do hidratante para rosto e corpo. Eu usei diariamente Bepantol líquido para rosto, garantia de hidratação instantânea. Também optei por um sérum de Hialurônico para o rosto. Hidratante corporal opte por um bem denso, tipo da L´occitane.


Espero que as informações dessa matéria lhe ajude a fazer um roteiro pela Tailândia, mostrando que o país é muito mais do que prais bonitas que se popularizaram nas redes sociais. A cultura é fascinante e você vai se apaixonar.

Agora que você já conhece um pouco da Tailândia além das praias bora começar a planejá-la??

DICA: o Love and Travel tem uma agência de viagens: Previllege Soluções em Viagens, que poderá lhe orientar na escolha dos melhores voos, hotéis e roteiros.


Já esteve na Tailândia?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR PARA TAILÂNDIA??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST
O que fazer na Tailândia