Turismo em Portugal - Conheça seus atrativos e planeje a sua visita

Turismo em Portugal
Foto Pixabay

Portugal
foi eleito, pela terceira vez consecutiva, o Melhor Destino Turístico do Mundo (World’s Leading Destination) na edição de 2019 dos World Travel Awards, o óscar do turismo. Desde 2016, o turismo em Portugal está em alta, recebendo cada vez mais turistas do mundo inteiro e os brasileiros representam uma boa parcela desse crescimento turístico, afinal é um país europeu mais barato que o restante da Europa e que, por ser geograficamente pequeno, há a possibilidade de visitá-lo de norte a sul em uma única viagem.

Portugal tem muitos atrativos turísticos de norte a sul, desde praias paradisíacas no Algarve e Arrábida, castelos medievais espalhados por todo país, neve na Serra da Estrela, praias fluviais no Gerês, termas, vinhos espetaculares de diversas regiões como Douro e Alentejo, lindas cidades como Lisboa, Porto, Évora e paisagens de tirar o fôlego. Todavia,  há muitos detalhes que devem ser pensados ao fazer o planejamento de qualquer viagem, se você está planejando viajar para Portugal, não deixe de conferir as dicas que separei para aproveitar tudo de melhor no país. 



Qual a melhor época para visitar Portugal?


Isso depende muito do que quer conhecer, mas no geral qualquer época é boa para conhecer o país que tem um clima muito bom durante o ano todo. No verão as temperaturas são bem elevadas principalmente no interior como o Alentejo;  já o inverno, comparado com o restante da Europa, tem temperaturas bem amenas, com exceção do norte que é mais frio.
Julho e Agosto é considerada a alta temporada, principalmente por ser as férias dos europeu que procuram Portugal em busca de temperaturas mais agradáveis, ou seja, é a época que o país fica mais cheio.

Resumindo, se quer conhecer praias sugiro entre os meses de junho a setembro; se quer esquiar  na Serra da Estrela, a melhor época é entre Janeiro e Fevereiro; se quiser conhecer Castelos, Igrejas, cidades como Porto e Lisboa, fazer turismo cultural, qualquer época do ano é boa, tudo vai depender se gosta mais de viajar no frio ou no calor. Para quem gosta de vinhos as vindimas são em Setembro.

Principais pontos turísticos de Portugal


Castelo de São Jorge em Lisboa:  Construído pelos muçulmanos em meados do século XI, a fortificação era o único reduto de defesa para as elites que viviam nessa região.
Turismo em Portugal  0 Castelo de São Jorge
Foto Pixabay

Torre de Belém em Lisboa: um dos maiores símbolos de Portugal, construída estrategicamente a margem do Rio Tejo, entre os anos de 1541 e 1520,  tinha a função de defesa da cidade.Turismo em Portugal  Torre de Belém

Palácio Nacional da Pena em Sintra, uma pequena cidadezinha perto de Lisboa. O Palácio de Pena, erguido no topo da Serra de Sintra, representa uma das principais expressões do Romantismo arquitetônico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa.
Turismo em Portugal  Palacio Nacional da Pena
Foto Pixabay

Ponte Luís I e a Ribeira em Porto:  A icônica ponde de ferro com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro. A Ribeira é de onde se tem uma vista linda da Ponte, cercada por bons restaurantes e um clima agradável.Ponte Luis I Porto

Livraria Lello em Porto:  As origens da Livraria Lello remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros, todavia somente em  1906 é inaugurado o edifício da Livraria Lello como hoje é conhecido.  A livraria foi frequentada por JK Rowling e dizem que a escada foi uma das inspirações relatadas no livro de Harry Potter.


A cidade histórica de Évora:  Sua história remonta mais de 5 milênios e na região há monumentos megalíticos, além de ter sido um importante centro do Período Romano.

As Praias do Algarve:  a região mais ao sul de Portugal e um dos principais destinos de turismo dos portugueses e europeus nos meses mais quentes do ano.
Turismo em Portugal  Algarve Benagil
Foto Pixabay

Castelo de Óbidos:   Uma vila amuralhada charmosa e cheia de história,  fundada em 308 A.C. pelos Celtas, passando ao domínio dos Romanos, Visigodos e MourosCastelo de Óbidos

As ondas gigantes de Nazaré: onde o surfista McNamara bateu o recorde surfando a maior onda do mundo

Vinhos e mais vinhos por todo o país:  A região do Alentejo é uma das principais produtoras de vinho do país, palco da Cartuxa e da Herdado do Esporão, já o Douro é dono das mais lindas paisagens vinícolas,  cultivando centenas de variedades de uva, o que coloca a região no ranking das áreas vitivinícolas portuguesas com o maior número de uvas nativas.

Há opções de turismo para todos os gostos, tudo depende do seu estilo e do que gosta mais: praia, montanha, campo ou cidade.  Inúmeros são os motivos que  levaram ao crescimento do turismo em Portugal, tanto pela gastronomia portuguesa, verões longos e agradáveis, praias paradisíacas, muitos dias de sol comparados aos outros países europeus, como pelo turismo religioso, cultural e histórico.  

O roteiro ideal tem que ser planejado de acordo com o que você tem interesse em visitar, levando em consideração os dias que vai passar no país. Cada cidade requer um tempo de dedicação. O ideal, que não é uma regra, é ficar pelo menos três dias em cada lugar, ou fazer base de hospedagens em cidades estratégicas,  pois há locais que em um dia se conhece e outros que nem um mês será suficiente. 

Vale fugir do Óbvio

Mas Portugal vai muito além do tradicional que todos querem conhecer, saindo da rota popularmente conhecida e visitada, descobre-se lugares pouco visitados, ou até mesmo desconhecidos por muitos. 

Já ouviu falar da Ilha de Berlengas ou do Parque Natural da Serra do Gerês?  E de um passeio em uma bike diferenciada sobre trilhos abandonados na Serra de São Mamede? Explorar um lado oculto de Portugal é uma excelente opção para sair da aglomeração de turistas e provar experiências diferenciadas aprofundando-se ainda mais na cultura do país. Que tal conhecer lugares diferentes e inusitados??

DICA: o Love and Travel tem uma agência de viagens: Previllege Soluções em Viagens, que poderá lhe orientar na escolha dos melhores voos, hotéis e roteiros.


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST
Turismo em Portugal