Comer, Viajar e Amar em Córdoba

Queridos Viajantes,
Dear Travellers,

Welcome!!! To translate this page, click the button on the right side. 



A cidade de Córdoba na Argentina não poderia ficar de fora dos meus relatos de viagem, todavia tinha que estar inserida na seção Comer Viajar e Amar em ...........
Afinal foi mais uma viagem surpresa.

Dessa vez meu namorado comprou a viagem, porém me disse o destino, pois queria que eu fizesse o roteiro. Seriam 10 dias de viagem. Ele só reservou as 4 primeiras noites em Córdoba, o resto era por minha conta.

Resolvi fazer algo diferente. Sair com as malas no carro, após curtir os dias em Córdoba e parar em alguma cidadezinha pelo caminho. Sem roteiro, sem destino, sem reservas.
Mas é claro que pesquisei a região e sabia quais os locais que queria conhecer.
Para saber sobre meu roteiro de 10 dais pela Província de Córdoba acesse AQUI.



Fundada em 06 de julho de 1573, Córdoba é a segunda cidade do país com mais de 1 milhão de habitantes. É uma cidade jovem, de estudantes. Muita história em suas construções. O legado dos Jesuítas resultou em importante patrimônio histórico arquitetônico e cultural.

Roteiro de Córdoba:

1. Primeira dia (sexta):

Chegamos na madrugada de quinta para sexta.  Descansamos no hotel até 10h da manhã e saímos para conhecer a cidade. (Um post específico sobre o hotel será publicado, aguardem).

Perto de nosso hotel fica um calçadão com diversas atrações, muito gostoso para passear.

Ficamos hospedados perto da Plaza San Martin, na região central, ponto de partida de passeios turísticos. Ao chegarmos na praça avistamos um ônibus vermelho estilo londrino. Era 11h da manhã e estava de saída. Embarcamos nessa viagem!



Acho super válido esse tipo de passeio, pois  proporciona uma visão geral da cidade e de todos pontos turístico. Há quem não goste e acha perda de tempo. Eu geralmente os faço, até para me localizar melhor na cidade e selecionar o que relamente quero conhecer, pois o guia informa detalhadamente todos os pontos turísticos.
Para saber mais acesse aqui.

Após o passeio de 1h30min pela cidade, fomos almoçar no Paseo del Buen Pastor, que é um centro comercial e recreativo com alguns restaurantes em seu interior, além de outras atrações.

Após o almoço saímos caminhando e descobrindo a cidade que me encantou com sua arquitetura e casarões antigos.







_________________________________________________________________________________

Pontos interessantes para conhecer:
Cabildo Histórico; Iglesia Catedral em frente a plaza San Martin; Iglesia del sagrado Corazón de Jesus;  Patio Olmos (shopping), Manzana Jesuítica, Museo Banco da província de Córdoba.

Iglesia del sagrado Corazón de Jesus


Cabildo parte externa

Cabildo parte interna


Curiosidades imperdíveis:

- A Iglesia del Sagrado Corazón de Jesus, também conhecida como Padres Capuchinos fica ao lado do Paseo del Buen Pastor, localizada no bairro Nueva Córdoba. Sua arquitetura neogótica me lembrou a Notre Dame de Paris. É considerada uma das sete maravilhas de Córdoba construídas pelo homem.




- Manzana Jesuítica foi a primeira Universidade do país declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e também considerada uma das sete maravilhas de Córdoba.

- Museo Banco Provincia de Córdoba uma imponente construção que abrigou o Banco da Cidade. Vale a pena a visita. (Não abre aos sábados e domingos e a visita é gratuita).





- Iglesa Catedral: demorou mais de 100 anos para ser construída e por isso tem vários estilos arquitetônicos.



-Universidade Nacional originária do Colegio Maximo dos Jesuítas do século XVII. É a universiddade mais antiga do país e uma das primeiras do continente.

_________________________________________________________________________________


A noite resolvemos conferir o agito noturo da cidade que acontece no Bairro Nueva Córdoba, onde se localiza os bares e casas noturnas mais badalados.

O Paseo del Buen Pastor, local que almoçamos, fica no coração de Nueva Córdoba e assistimos o show das águas dançantes. Um espetáculo gratuito ao ar livre. Os Argentinos tem o costume de se encontrar em praças e locais ao ar livre, então estava cheio de gente. Foi uma noite fria e muito agradável.



Depois fomos a um barzinho que adorei. Mais detalhes no próximo post. Acompanhe!!!


2. Segundo dia (sábado):

Pegamos o carro que alugamos na Sixt Rent a Car e rodamos pela cidade. Adoro fazer isso. Se perder, deixando-se levar pelo prazer de conhecer lugares novos.

Dia de conhecer museus e a história da cidade.

- Palacio Ferreyra: Uma imponente construção com arquitetura francesa que originalmente foi uma casa familiar. Todo o material da construção foi trazido da França.
Desde 2007 funciona o Museo Superior de Bellas Artes Evita. Também considerado uma das sete maravilhas de Córdoba.
Mas foi a arquitetura e a decoração do casarão que me encantou. Pena que não podia tirar fotos nos salões por causa das obras de arte.
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo e feriados das 10h as 20h.






- Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa:
Museu de arte contemporânea. Obras diferentes e interessantes.
Pagamos a entrada para os dois museus com desconto. $20 pesos por pessoa.



- Paseo de las Artes: Feirinha de artesanato no bairro Güemes.
Centro cultural e turístico o bairro é famoso pelas oficinas de artesanatos. Um bairro tradicional e histórico com construções antigas ainda preservadas, construídas ao longo do La Cañada (um canal que corta uma parte da cidade).



- La Cañada: considerado uma das sete maravilhas de Córdoba, é um canal que cruza uma parte da cidade passando pelo bairro Güemes, dentre outros. Há ótimos restaurantes localizados nessa avenida.



Carro característico da cidade

- Parque Sarmiento: projetado em 1889 por um paisagista francês Charles Thays. Um lindo parque na cidade de Córdoba que abriga um zoológico, diversos restaurantes e lanchonetes, Museus, teatro, etc.
O parque é imenso, tem um lago com duas ilhas e sempre está cheio de pessoas fazendo atividades, passeando, etc. 
Percebi que os Argentinos tem essa cultura de frequentar parques. Todas as cidades que visitei era bem característico os parques lotados.
O parque é lindo, bem conservado e todas as tardes passeávamos por lá.



3. Terceiro dia (domingo): resolvemos pegar a estrada e conhecer Alta Gracia, localizada a 36km de Córdoba. Confira o relato dessa experiência AQUI.

Final de tarde voltamos para Córdoba e conhecemos 2 shoppings: 
- Patio Olmos, localizado no centro histórico de Córdoba, preserva a arquitetura da cidade. Nem parece um shopping.
- O outro shopping que conhecemos fica em um bairro mais afastado. Nada de especial.

4. Quarto dia (segunda): pé na estrada com mala e sem roteiro em direção a área de Calamuchita.
Os post relacionados abaixo relatam nossa trajetória pela Província de Córdoba.


5.Na sexta, oitavo dia de viagem voltamos para Córdoba para aproveitar o final de semana. Curtir a vida noturna e a gastronomia da cidade. 
Um post específico sobre restaurantes e bares que conheci: click aqui


Resumo da viagem:

Depois de conhecer Buenos Aires e me decepcionar um pouco (pois esperava mais), amei conhecer o interior da Argentina. Confesso que estava com receio, principalmente porque é um lugar incomum para os brasileiros viajarem. E como já disse em outros post, não encontrei muita informação em blogs e sites para pesquisar sobre o roteiro.

Córdoba me impressionou, me encantou. Os costumes são bem característicos, o povo é bem mais educado e solícito. A famosa siesta (descanso após o almoço) é bem característica, realmente tudo fecha após o almoço e reabre após as 17h (#ficaadica).

Uma cidade que respira história. Prédios bem conservados. Predominância da arquitetura francesa principalmente no bairro Nueva Córdoba. Ótimos restaurantes e bares. Isso sem contar que é uma viagem econômica, pois nosso dinheiro vale mais que o dos Argentinos.



Obrigada meu amor, por mais essa viagem que pude desfrutar ao seu lado!!!






Mapa com os pontos turísticos



Ajude o blog a se manter. Não se esqueça de fazer sua reserva em CÓRDOBA pela caixa de pesquisa do blog ou clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso.





* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.





Se curtiu, compartilhe com os amigos! 



Bisous, 




Tha Moura



Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

9 comentários:

  1. Thais, muito legal seu resumo. Realmente não há muita informação e seu blog é uma excelente referência de viagem: tudo bem detalhado com fotos incríveis. Parabéns! Beijão!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer,
      Obrigada pelo comentário e pela visita.
      Também adoro acompanhar seu blog......
      beijos
      Thais

      Excluir
  2. Oi Thaís, muito legal a viagem, ainda não conheço Cordoba, mas fiquei com vontade! ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marlise,

      Córdoba é linda..... não fique só na vontade não...rsrsrs
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Thais

      Excluir
  3. Estou de viagem marcada para Cordoba e adorei suas dicas. Em abril estarei la. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Estou de viagem marcada para Cordoba e adorei suas dicas. Estou indo em abril passar cinco dias. Acho que precisaria de mais para poder curtir tudo. Obrigado. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosangela,
      Se você for ficar apenas em Cordoba, 5 dias são suficientes, mas se for conhecer a região fica um pouco corrido. Viu as outras postagens sobre a regiao? Tem cidadezinhas lindas para conhecer. Alta Gracia é bem perto, cerca de 30km. Já Villa General Belgrano e La Cumbrecita são um pouco mais distantes, mas muito lindas e diferentes. Se tiver oportunidade vá conhecer, nem que for para dormir uma noite por lá e voltar.
      Eu adorei Cordoba, cidade grande, histórica, bastante coisa para conhecer. Se quiser me enviar um email com perguntas, fique a vontade.
      curioviagens@hotmail.com

      Abraços é obrigada pela visita.
      Thais

      Excluir
  5. Adorei as informações e as fotos também!!! Me deixou com muita vontade de viajar pra lá!! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana, tudo bem?
      Eu adoro a Argentina. E Córdoba me surpreendeu!!!
      Obrigada pela visita :)
      bjo
      Thais

      Excluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top