Província de Córdoba - Argentina - Área Paravachasca: Alta Gracia - Parte II

Queridos Viajantes,
Dear Travellers,

Welcome!!! To translate this page, click the button on the right side.


Continuando a série sobre a Província de Córdoba na Argentina, vou falar sobre Alta Gracia na região Paravachasca, localizada a 36km de Córdoba.

No primeiro post mencionei da dificuldade que tive em achar material de pesquisa para minha viagem, por isso farei vários post relatando todos os lugares que visitei, assim os futuros viajantes/leitores poderão ter acesso à informações que não tive.
Fiz um passeio de um dia, no domingo, saindo de Córdoba pela manhã e retornando final de tarde.






História:

Em 1643 as terras onde hoje é a cidade de Alta Gracia foram doadas para a Companhia de Jesus. Durante 100 anos os Jesuítas dominaram a região com suas construções e cultura, formando uma das Estância Jesuítica da Província de Córdoba.


Principais Pontos Turísticos:

  1.  Estância Jesuítica Alta Gracia ou Museu Histórico Casa del Virrey Liniers
Foi residência jesuítica no século XVII. Pertenceu a Santiago de Liniers em 1810. Foi declarado Patrimônio  Histórico da Humanidade pela Unesco e expõe interessantes objetos da história da Argentina.




O conjunto arquitetônico localizado no coração da cidade compreende o templo jesuítico que hoje é a Igreja Paroquial de Alta Gracia; a residência jesuítica que atualmente é um museu com uma importante coleção de objetos do século XVII, XVIII e XIX.



Fachada sem torres, coroada por um perfil de curvas interrompidas. Pilastras com influência do barroco italiano.



Interior da Residência Jesuítica - Museu
Cúpula
Entrada: $15 pesos por pessoa. Quarta-feira entrada gratuita.
Horário em baixa temporada: Terça a sexta das 9h00 as 13h00/ 15h00 as 19h00
Sábados, Domingos e Feriados: 9h30min as 12h30min/ 15h30min as 18h30min
Fechado todas as segundas.
Informações click aqui


   2. Museu Ernesto Che Guevara

Casa em estilo inglês construída em 1911 em que viveu a família de Che que procurou abrigo em Alta Gracia para cuidar da saúde do pequeno Ernesto quando criança. Hoje é um museu com interessante acervo da vida do líder guerrilheiro. O museu retrata cronologicamente a vida e obra de Guevara: sua infância, adolescência, suas viagens ela América Latina, o homem revolucionário e o ideológico, seu trágico final e seu forte legado.

"Sejamos realistas. Sonhemos com o impossível". (Che Guevara).

Nascido em 1929, Che passou sua infância e adolescência em Alta Gracia. Mudou-se para Córdoba em 1943.








A Primeira viagem: Aos 21 anos, largou a faculdade de Medicina e a bordo de uma bicicleta Garelli preparada com um pequeno motor, parte de Buenos Aires, passando pelas cidades de Rosário, Córdoba, Santiago del Estero em direção das Províncias do Norte da Argentina. A trajetória de mais de 4000km permitiu-lhe ver de perto as grandes diferenças sociais que existiam no país.

A Segunda viagem: Inspiração do filme Diários de Motocicleta. Mais tarde, com seu companheiro de vida Alberto Granado, partem rumo a segunda viagem pela América Latina a bordo da "Poderosa II", uma moto Norton de 500cc.
Partem de Buenos Aires rumo a patagônia argentina para atravessar para Santiago do Chile. Passaram pelo Peru, atravessaram o Rio Amazonas em uma balsa onde cruzaram a fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia e chegaram a Venezuela.
Ernesto regressou a Argentina e concluiu o curso de medicina em 1953.


Réplica Poderosa II

A terceira viagem: Desde Buenos Aires, percorre de trem a Bolívia, Peru e Equador.
Ernesto chega a Guatemala onde conhece o cubano Nico Lopez que o apelida de "CHE". Da Guatemala parte para o México onde, em julho de 1955 conhece Fidel Castro e se alista como médico na futura expedição guerrilheira.

Depois da revolução cubana em 1959, Che foi declarado cidadão cubano e ocupou vários cargos públicos.

Em 1966 Ernesto ingressa na Bolívia para dirigir a revolução naquele país. Em 1967 o exército boliviano começa a perseguição de Che e após capturado é morto por ordem do Presidente boliviano René Barrientos. Seu corpo é encontrado 30 anos depois.


Entrada: $75 pesos
Horário: Segunda-feira - 14h as 18h30min
Terça a domingo das 9h as 18h30min
Informações click aqui


    3. Gruta Nuestra Senõra de Lourdes

É a réplica da existente na França. Um belo santuário cravado em uma rocha. Localizada a 3km do centro da cidade, foi construída entre 1915 e 1916. Uma década depois foi erguida a capela da gruta em estilo colonial. Atrai muitos fiéis argentinos desde a aparição da Santa em 2011.
Fomos ao final da tarde e estava sendo realizada uma missa, realmente o local é muito frequentado por fiéis. Uma paz espiritual rodeia o local. Infelizmente não tirei fotos, mas vale a pena a visita. Por ser afastado do centro o caminho é muito bonito, passando por bosques, parques e rios.

     4. El Tajamar

É o dique artificial mais antigo de Córdoba, construído pelos Jesuítas em 1659. É um lugar de encontro familiar e descanso.







     5. Relógio Público

Esta obra foi desenhada em 1938 para celebrar 350 anos da cidade.



Ao redor da praça principal, Plaza Manuel Solares, localiza-se os principais restaurantes e pousadas da cidade. A estância jesuítica, o relógio e o El Tajamar encontram-se em frente a praça. 

A natureza está integrada a vida da cidade. Nas proximidades, sinuosas estradas e córregos mansos levam a inesquecíveis cantos para relaxar e contemplar o verde.
Um excelente refúgio para descansar e fugir um pouco do agito de Córdoba.






Casa abandonada


Muito bonita e agradável, me lembrou um pouco Canela no estado do Rio Grande do Sul/ Brasil.
Voltada para a história e cultura, vale a pena a visita.

Infelizmente no dia da visita não saímos com a intenção de se hospedar, mas Alta Gracia possue charmosas pousadas e hotéis.





Dica:

1. Antes de conhecer qualquer cidade aconselho parar no posto de informações turísticas. Na Argentina funciona muito bem. Toda cidade, por menor que seja, tem sempre um posto e um atendente muito simpático que lhe entrega o mapa da cidade e faz uma breve explicação. Fizemos isso em todas as cidades, assim não perdemos tempo e fomos direito ao que interessa.

2. Alugamos carro em Córdoba, todavia pode-se usar o transporte público para fazer a visita a Alta Gracia. Excursões ficam um pouco mais caras. 


Mais informações sobre Córdoba nos post relacionados abaixo:



Ajude o blog a se manter. Não se esqueça de fazer sua reserva em ALTA GRACIA pela caixa de pesquisa do blog ou clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso.



* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.






Se curtiu, compartilhe com os amigos! 



Bisous, 



Tha Moura

Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

10 comentários:

  1. Lindo lugar, belas fotos!
    Beijo!
    Fernanda
    www.escolhainteligente.com

    ResponderExcluir
  2. Gente que fotos lindas *-*
    da até gosto de ficar vendo! maravilhosas
    adorei!!!!
    www.luvup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário.... volte sempre e viaje comigo!!! ;)
      beijos
      Thais

      Excluir
  3. Thais, obrigada pelas lindas imagens, adoro estes lugares históricos,lugares tranquilos, realmente Canela tem muito isso, se um dia puder em São Franscisco de Paula cidade vizinha a Canela, tambem tem lugares lindos e grandes casarões inclusive um totel esquecido em meio a uma barragem pena que a visita não é permitida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniela,
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Este ano estive em Canela, mas apenas por um dia (viagem rápida) e não sabia dessa outra cidade. Obrigada pela dica. Na próxima viagem com certeza conhecerei.
      Beijos
      Thais

      Excluir
  4. Olá, Thais! Mês que vem estou indo para Cordoba e estou adorando ler o seu relato! Se não for pedir muito, poderia me informar os valores do aluguel do carro? (e o nome da empresa também!) Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renata, tudo bem?
      Que bom que está gostando dos post, minha intenção é ajudar.
      Referente ao carro alugamos na sixt rent é uma semana com GPS ficou 3.078 pesos argentinos. Me manda um email que te passo mais detalhes inclusive sobre a cidade de Cordoba, pois o post ainda não foi publicado. Tbm te passo dicas de hotel e restaurantes.
      Email: curioviagens@hotmail.com
      Obrigada pela visita.
      Bjos
      Thais

      Excluir
  5. Thais, muito obrigada! Vou te mandar um email agorinha mesmo!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Renata,
      Aguardo seu email.
      Viu que publiquei o post sobre Córdoba?
      bjos
      Thais

      Excluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top