Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein

Queridos Viajantes,
Dear Travellers,

Welcome!!! To translate this page, click the button on the right side. 




Rüdesheim am Rhein é uma cidadezinha da Alemanha, localizada as margens do Rio Reno e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Recheada de Castelos, faz parte da famosa Rota Romântica do Vale do Reno.
 

Seus primeiros habitantes foram os Celtas, seguido pelos Romanos.
Rüdesheim teve sua primeira menção documental em 1074. Sua existência veio principalmente de viticultura e transporte. Em 1818 foi reconhecida como cidade.



Passear por Rüdesheim é um retorno ao passado, com belas casas e construções preservadas, ruazinhas se misturam aos trilhos a margem do Reno. Cafés e restaurantes a sua escolha. Um passeio imperdível.


Como chegar:

De Trem:
Rüdesheim é servida pela linha do trem Rechte Rheinstrecke entre Neuwied, Koblenz e Wiesbaden e Frankfurt. Os trens são frequentes.

De Barco:
Diversos barcos cruzam o Rio Reno e param na cidade. A companhia KD faz o percurso. 
Entre as cidade de Mainz e Koblenz, o rio Reno é recheado de castelos encantadores.

De Carro:
São 64 km partindo de Frankfurt. Fuja da autoestrada e curta a paisagem das estradas que beiram o Rio.




Mas atenção, não confundir com a cidade Rüdesheim  an der Nahe. São cidades distintas e se colocar somente Rüdesheim no GPS, poderá ser direcionado para esta última. Foi o que aconteceu comigo. (Perrengues de viagem: Cheguei a um vilarejo em que não existia absolutamente nada, parecia um condomínio de casas. Não tinha um restaurante, um mercadinho, nada....somente residências. A Fome batendo..... então tivemos que procurar alguma cidade próxima para almoçar..... e então descobrimos Bad Kreuznach.... mas isso é história para outro post).


Turismo

O turismo é uma das principais fontes de renda do local. Edifícios históricos em meio a vinícolas, num ambiente rústico de paisagens inspiradoras e românticas. 


Fotos do Facebook

Entre os lugares interessantes destaca-se:

Niederwalddenkmal o principal monumento da cidade foi construído em 1883 para comemorar a fundação do Império Alemão após o fim da Guerra Franco-Prussiana. Hoje em dia os turistas podem visitar o monumento por um teleférico.

- Ehrenfels Castel, um Castelo em Ruínas em meio aos vinhedos. A ruína pode ser alcançado a partir de Rüdesheim através de uma pista de caminhada pelas vinhas. O interior no entanto só pode ser visitado em visitas guiadas mediante marcação prévia.

Bromserburg, um castelo e museu do vinho construído no século X.

- Adlerturm (Eagle Tower). Esta torre foi construída no século XV, como parte da antiga muralha da cidade. 




Carrilhões* (sinos) de Rüdesheim são uma atração popular que pode ser apreciada diariamente. Diversas figuras de madeira que simbolizam as quatros grandes safras de vinho do século XX percorrem um caminho entre o Restaurante Rudesheimer Schloss e o Hotel Drosselgasse, ao som dos sinos originais feitos de porcelana Meissen.



* Um carrilhão é um instrumento musical de percussão formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são dos maiores instrumentos do mundo. (Fonte: Wikipédia).

Drosselgasse a principal rua turística da cidade construída no século XV.

Sinta-se no verdadeiro cenário de Harry Potter ou num conto de fadas ao andar pela Rua Drosselgasse. Cheia de charme, restaurantes, tabernas, lojinhas de souvenir. Seus paralelepípedos encantam o turista.
Construída no século XV para ligar o Rio aos moradores.




Arquivo do Facebbok

Gastronomia:

Bebidas típicas:

Riesling são o principal tipo de uva cultivado na área de Rüdesheim, focada principalmente na produção de vinhos brancos de alta qualidade. Pode-se provar os vinhos locais, incluindo o Rüdesheimer Riesling, em muitas casas de vinho.

Asbach é a bebida típica de  Rüdesheim . Um Brandy Alemão produzido desde 1892.

 Rüdesheimer  Kaffee é uma bebida alcoólica de café inventado em 1957 pelo chef de televisão alemão, Hans Karl Adam. Trata-se de uma bebida popular em casas de café,  preparada com asbach, café e chantily e servida em porcelana apropriada. Na versão quente o Brandy é flambado.
Abaixo a receita da Bebida.




Abaixo um vídeo explicativo de como fazer a bebida. Infelizmente eu não a provei, mas comprei o brandy.



Click aqui para acessar o site.

Subindo a Rua Drosselgasse há uma loja que vende o Brandy Asbach, aproveite e faça umas comprinhas.

Restaurante: Bei Hannelore, um restaurante com mais de 60 anos de tradição, localizado na Drosselgasse. Ambiente aconchegante, ótimo serviço e excelente comida. Não deixe de provar o steak de porco, uma delícia.
Site: acesse aqui.
Facebook: acesse aqui.



Foto arquivo do facebook

Nossa viagem:

Alugamos um carro e saímos de Frankfurt logo pela manhã em direção ao Rio Reno, o destino era  Rüdesheim . Nos encantamos com a cidade logo na chegada. Era um dia chuvoso e muito frio e algumas atrações estavam fechadas, como por exemplo o teleférico que leva ao monumento Niederwalddenkmal. Fique atento a estação do ano que viaja. Eu fui no inverno.

Em contra partida a famosa rua Drosselgasse estava vazia e na primavera e verão fica lotada de turistas.


Do lado esquerdo (em vermelho) o restaurante acima citado.

A cidade é bem tranquila no inverno e muito bem servida de restaurantes e cafés.

Há diversos estilos de hospedagens, uma mais charmosa que a outra.

Meu conselho: não faça bate e volta, vá sem rumo e escolha um hotel para se hospedar. Você não vai se arrepender. Eu fiquei hospedada em Frankfurt, mas hoje faria diferente, sairia com as malas no carro e me hospedaria em algum hotel das diversas cidadezinhas lindas da região.

Passeamos a pé pela cidade, sentimos seu clima romântico, apreciamos a paisagem. Montanhas, rio, vinícolas, castelos e muita história. Essa é  Rüdesheim .



Foto arquivo Facebook 

Castelo do outro lado do Reno


* As fotos históricas foram tiradas do facebook de Hannelore. Lá você encontrará um arquivo imenso da cidade.
Infelizmente não tenho muitas fotos da cidade.


Ajude o blog a se manter. Não se esqueça de fazer sua reserva em RÜDESHEIM AM RHEIN  pela caixa de pesquisa do blog ou clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso.





* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.





Se curtiu, compartilhe com os amigos! 


Bisous, 



Tha Moura



Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

6 comentários:

  1. Que lugar mais lindo, Thais! Os alemães são realmente muito caprichosos, é por isso que eu amo Santa Catarina!! rs
    Fotos maravilhosas também, parabéns pelo post!
    Beijos!
    Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer. Também adoro Santa Catarina e a cultura alemã.
      Obrigada pela visita.
      Beijos
      Thais

      Excluir
  2. Oi Thais. Por gentileza, estou me preparando para fazer a rota romântica, mas pretendo ir de bus, vc saberia me infrmar se comprando o ticket posso usar por mais de um dia? ou ele tem de ser usado por um dia apenas? muito grata desde já. abço. Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola teresa, tudo bem?
      Infelizmente não sei dizer sobre o passe de bus. Fiz uma parte da rota apenas de carro, não utilizei o onibus. SE quiser saber alguma outra dica, pode em encaminhar um email: curioviagens@hotmail.com
      Abraços e obrigada pela visita.
      Thais

      Excluir
  3. Oi thais tudo bem? Eu vou ficar dois dias em frankfurt, estava pensando o que vou fazer nessa cidade dois dias, até ver essa sua. Rota, que linda, único problema, falo pouco inglês e nada alemão, será que vou ter muitas dificuldades, outra coisa pessoal diz pra não pegar a auto estrada e sim as estradas perto do rio, muita dificuldade pra fazer isso no gps? Vc índica dormir em qual cidade ao invés de passar a noite em Frankfurt,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wilson, tudo bem?
      Quanto a língua, não haverá problema, os Alemães são bem educados e sempre solícitos em ajudar. Tem alguns que nem falam inglês, dependendo do lugar que você for. Mas no fim, tudo se resolve em mimica de ninguem falar a língua do outro. Fique tranquilo.
      Em relação a auto estrada, é boa para andar, mas nao tem paisagens, as estradas menores são as melhores, principalmente margeando rios. Eu usei GPS lá tranquilamente, só atente-se para colocar o nome certo da cidade que quer conhecer. Por exemplo: se for para Rudesheim, coloque Rüdesheim am Rhein, conforme expliquei no post.
      Um lugar legal para dormir é Assmannshausen ou Bingen am rhein.
      Mas Frankfurt também tem bastante coisa para fazer, já leu meu post?
      De qualquer forma, você vai adorar conhecer a região do Rio Reno.

      Espero que tenha ajudado.
      E se quiser fazer uma reserva pelo Booking ou hoteis.com pelo link do Blog eu agradeço.... ou se quiser ajudar com sua viagem, eu teno uma agencia de viagens também. É só me enviar um email para contato@previllege.com.br e fazer sua solicitação que lhe enviarei um orçamento.
      Obrigada pela visita.
      Abraços
      Thais

      Excluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top