Gramado e Canela em um só dia

Queridos Viajantes,
Dear Travellers,

Welcome!!! To translate this page, click the button on the right side. 


Em Junho de 2014 fiz uma viagem rápida para Porto Alegre para assistir a um dos jogos da Copa do Mundo e não poderia deixar de conhecer Gramado e Canela. Sempre quis conhecer o Rio Grande do Sul e essa era uma oportunidade imperdível.

Meu namorado já conhecia, mas me levou para essas cidadezinhas encantadoras e o frio as deixou mais charmosas ainda.


Fizemos um bate e volta partindo de POA (Porto Alegre).

Como chegar:

Para quem vem de longe, os voos são para Porto Alegre, que está localizada a 100km de Gramado e Canela. 
Meu conselho: alugue uma carro, pois a estrada é bem tranquila e você tem mais liberdade de locomoção.




Gramado:

Localizada na Serra Gaúcha, Gramado com 35 mil habitantes recebe 5X esse número em turismo. É o maior pólo turístico do Estado e um dos mais importantes do país.

De colonização Alemã e Italiana, a influência de seus ancestrais transparece em cada edificação, na gastronomia e em cada atitude da população.

Clima  no verão em torno de 25 graus o que torna a cidade um oásis no verão brasileiro. Inverno temperaturas em torno de 0 grau.

                              


Uma cidade com parques, praças, lagos, museus e muitas atrações para o turista, com uma riqueza natural exuberante.

Além de sua beleza, a cidade é conhecida pelos Festivais:

- O Natal Luz, um espetáculo disputado e conhecido com shows, desfiles.
- O Festival de Cinema de Gramado, considerado o maior evento cinematográfico do país.
- Festa da Colônia, que mostra a cultura alemã e italiana. 
- Chocofest

Em Gramado há três Centros de Atendimento ao Turista, com informações e dicas sobre a cidade e wi-fi gratuito ao visitante.

Uma vasta rede hoteleira com pousadas aconchegantes, hotéis charmosos e diversidade na gastronomia fazem de Gramado uma cidade muito visitada não apenas no inverno, mas em todas as estações do ano.

Estacionamos o carro na rua principal (A. Borges Medeiros) e exploramos a região.



A Igreja São Pedro, construída em 1942 é uma das atracões imperdíveis. 



Resolvemos almoçar em um dos restaurantes que fica na Rua Coberta que liga a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi. É uma ótima opção de gastronomia e compras, além de cenário de eventos. Como era copa do Mundo, tinha um telão imenso e diversas televisões espalhadas ao longo da Rua.



Dentre muitos restaurantes, escolhemos o Bistrô Brillat com suas aconchegantes cadeiras cobertas com lã se carneiro, que me lembrou Ushuaia na Argentina.





Ótimo atendimento e um cardápio bem variado. 
Para maiores informações acesse aqui.

Dica: leve um casaco apropriado para o frio, pois a diferença de temperatura entre POA e Gramado é muito grande. Apesar de ter sido uma semana bem fria e chuvosa em Porto Alegre, quando chegamos em Gramado sentimos a queda brusca de temperatura e um  casacão faz toda a diferença nesse caso. Aconselho levar luvas e cachecol.




Canela

Se você quer um lugar mais tranquilo e sossegado a estadia em Canela é ideal.



Localizada a cerca de 7km de Gramado, uma cidadezinha charmosa, pequena e romântica. 
O caminho de Gramado a Canela passa por diversas atrações turísticas, difícil é escolher qual visitar.

Fomos visitar o Parque do Caracol onde se encontra um teleférico com vista privilegiada para a Cascata do Caracol. Um dos principais cartões postais da região com uma queda de 131m impressionantes.  Um lugar lindo!!!

Para os aventureiros há uma trilha para chegar até a base da cascata.






Continuando nossa viagem, chegamos em Canela.

Meu conselho: Ao chegar em canela, estacione o carro e siga pela encantadora rua até a Catedral de Pedra. Desfrute cada casa, cafeteria e lojinha que encontrar.

A Catedral de Pedra é uma construção imponente em estilo gótico, com uma torre de mais de 65 m de altura. O destaque fica para sua iluminação. Linda e exuberante, pode ser vista de longe. Não deixe de visitar.



Decoração da cidade: Com estávamos na época da Copa do Mundo, Canela estava toda decorada. Mas dizem que é sempre assim, a decoração muda conforme os festivais e ventos que acontecem o ano todo.






Passeamos, conhecemos, nos encantamos e no final da tarde paramos em um café para degustar um chocolate quente, afinal fazia muito frio.



Portanto, para quem não tem muito tempo ou está hospedado em Porto Alegre, dá para fazer um bate e volta para conhecer algumas atrações da região. Claro que se ficar hospedado em Gramado ou Canela, irá desfrutar das cidades e dos diversos pontos turísticos oferecidos.



Ajude o blog a se manter. Não se esqueça de fazer sua reserva pela caixa de pesquisa do blog ou clicando no link abaixo. Você não paga nada a mais por isso.





* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.





Se curtiu, compartilhe com os amigos! 

Bisous, 

Tha Moura


Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

6 comentários:

  1. Amo Gramado e Canela!! Não, melhor, amo o Rio Grande do Sul!!! Para mim não existe lugar mais lindo no Brasil e ponto. Adorei o post e as fotos, como sempre! Beijo grande, Thá!!
    Fernanda.
    www.escolhainteligente.com
    www.curitibadagente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer,
      Também adorei conhecer o Rio Grande do Sul..... Amo o sul do Brasil!
      Obrigada pela vista....
      Beijos querida.

      Excluir
  2. Também fiz os dois em um dia só. Quase do mesmo jeito que voce. Porém fui por SC primeiro e dps pra POA. Achei Canela um encanto, até mais que Gramado. <3

    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kamylla,
      Realmente Canela é um encanto, mas Gramado também tem seu charme.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Olá! Sou de Porto Alegre e conheço Canela e Gramado. Visitei as cidades muitas vezes em épocas de eventos e festas, na infância e atualmente. Gostei das fotos e do relato, apesar de faltar algumas informações mais detalhadas e mencionar o famoso café colonial. As cidades estão localizadas na Região das Hortênsias e faz parte da rota romântica na serra gaúcha. O retorno para a capital, foi pelo mesmo trajeto de ida? Aconselho a visitarem Nova Petrópolis, cidade vizinha de Gramado e possui temática e colonização alemã. Há outras cidades legais na região, colonizadas por alemães e poloneses. Se precisar de mais dicas, estou a disposição. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, tudo bem?
      Obrigada pelas dicas.
      Com certeza em uma próxima oportunidade vou conhecer mais a região e o que Gramado e Canela tem a oferecer.
      Dessa vez eu fiz apenas um bate e volta de POA, então fui de passagem. Mas quero voltar e me hospedar para conhecer cada detalhe.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      abç
      Thais

      Excluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top