Top 10 coisas para conhecer em Évora - Portugal


Localizada no Alentejo, a 125km de Lisboa, a charmosa e tranquila Évora é encantadora. Como não se apaixonar por uma cidade com tanta riqueza histórica e cultural cravada em monumentos lindíssimos e no clima descontraído que paira no ar. É um destino a ser colocado no roteiro de todos que visitam Portugal.



Évora Portugal

Sua história remonta mais de 5 milênios e na região há monumentos megalíticos (vestígios pré-históricos) que são construções monumentais com base em grandes blocos de pedras rudes.  Cromeleque dos Almendres é o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Encontra-se a cerca de 13 quilômetros da cidade de Évora.

A cidade já foi importante centro do Período Romano e um dos vestígio mais significativos que sobreviveu ao longo dos anos é o Templo de Diana ou Templo Romano, o que evidencia a ocupação pelo Romanos. Muitas conquistas, períodos e ocupações fizerem de Évora um lugar riquíssimo a ser explorado.

Outra evidência da riqueza cultural é a muralha que cerca o centro histórico de Évora que conserva relíquias e preciosidades, fruto da conquista árabe, a reconquista cristã e das disputas com Espanha.  O seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos do país, sendo considerada Cidade-Museu e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Teve sua época dourada no século XVI quando foi residencia dos Reis de Portugal e destaca-se pela arquitetura de casas brancas com faixas amarelas, azulejos e varandas.


Évora Portugal

Évora Portugal

evora portugal

Mas Évora vai muito além dos  vestígios do passado,  a gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal.  Outra razão para passear pelas planícies alentejanas é o vinho. É nessa região que está localizada a famosa Adega Cartuxa.






Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.



Já te convenci a embarcar nessa viagem pelas terra lusitanas? Então vamos a listinha das principais atrações de Évora:

1) Templo Romano: simbolo da presença Romana no território português é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal. De estilo coríntio, o templo romano foi construído no início do século I, d.C., e fica situado no centro histórico, no ponto mais alto da cidade da cidade.


Évora Portugal templo romano

Évora Portugal templo romano

Évora Portugal templo romano

Évora Portugal templo romano


Évora Portugal
Passeio de charrete no Centro histórico

Évora Portugal
Praça em frente ao Templo. Opção de descanso





Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!



2) Sé Catedral: construída entre os séculos XIII e XIV em estilo gótico, é uma das catedrais medievais mais importantes do país, com plano inspirado na Sé de Lisboa românica.   Toda em granito, é marcada pela transição do estilo românico para o estilo gótico.


Évora Portugal

Évora Portugal

3) Igreja de São Francisco: foi reconstruída a partir do reinado de D. João II e terminada na época de D. Manuel. Sua arquitetura e decoração mistura os estilos gótico, mudéjar e manuelino. A nave única, coberta por uma imensa abóbada de pedra, é uma obra-prima da arquitetura gótica portuguesa. A Igreja de São Francisco está profundamente ligada  aos acontecimentos que marcaram o período da expansão marítima.  É onde está construída a Capela dos Ossos.


Évora Portugal

Quer dicas de hospedagem em Évora??? Para um opção luxuosa dentro da Muralha e no Centro Histórico a dica é M'AR De AR AQUEDUTO para uma opção tranquila e charmosa a dica é Ecorkhotel - Évora, Suites & SPA.


Mar de ar aqueduto évora
M´ar de Ar Aqueduto

Ecorkhotel Evora
Ecorkhotel

Tem Review  completo dos dois hotéis no site. Acesse Mar de Ar Aqueduto e Ecorkhotel.





Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.


4) Capela dos Ossos: situada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVIII e é inteiramente forrada com ossos humanos. O Objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Na entrada está escrita a frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

Évora Portugal capela dos ossos

Évora Portugal capela dos ossos

5) Praça do Giraldo:  é a praça central da cidade e todos os caminhos levam a praça.  É onde está localizada a fonte  em estilo barroco. Outra importante construção ao arredor da Praça do Giraldo é a Igreja de Santo Antão.


Évora Portugal

Évora Portugal

6) Muralhas de Évora: Uma das mais belas preciosidades da cidade.  No seu conjunto é constituída pelas torres e panos de muralha que marcam os limites da cidade medieval. São duas linhas de muralhas que correspondem a diferentes períodos de tempo.  A primeira muralha, conhecida por cerca-velha, é de construção romano-medieval,  a segunda muralha, conhecida por cerca-nova, é de construção medieval, do século XVI, apresentando uma grande variedade de estilos, marcados por várias alterações e restauros  em diferentes épocas por diferentes povos, como os Romanos, os Visigodos, os Mouros e os Portugueses Medievais. 

Infelizmente não tenho fotos da Muralha.



 Faça seu seguro viagens com desconto nos parceiros do blog: Mondial Travel ou Real Seguros.



7) Adega Cartuxa: é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida.  O Enoturismo Cartuxa encontra-se instalado na antiga casa de repouso dos Jesuítas (Companhia de Jesus) e é hoje um dos centros de estágio dos vinhos  produzidos A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca, bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa. Se quiser saber mais sobre a visita a Adega, acesso o post completo da matéria.


Évora Portugal

Évora Portugal

8) Gastronomia tradicional: as bases da cozinha alentejana são porcoborrego e o pão. Muito comum são as famosas sopas de pão sempre acompanhados de queijo curado e muito azeite. Mas os peixes também são tradicionais e deliciosos. Não sou muito fã de bacalhau, mas para quem gosta são espetaculares. Se prefere um peixe mais suave a dica é o Robalo.


Évora Portugal




Alugue um carro pela RentCars, o principal portal de comparação de preços para locação de veículos.


9) Artesanato local:  há muitas lojas que vende tudo o que imaginar feito de cortiça que é a matéria-prima da região, afinal Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e grande parte desta vem dos sobreiros e azinheiras do Alentejo. As mantas alentejanas, feitas com fios de lã de ovelha branca e negra  e os famosos Tapetes de Arraiolos também são características da região.


Évora Portugal


10)  Jardim Público e Palácio D. Manuel:  o Palácio fica no interior do Jardim Público de Évora, um espaço verde tranquilo e  com bancos espalhados.  A família real passou grandes temporadas no Palácio de D. Manuel. Um lugar belíssimo para descansar e uma tarde ensolarada. Também não tirei foto do jardim.


E para completar a visita, a região tem muitas cidades lindas para serem exploradas. São Castelos, igrejas, natureza, cultura, gastronomia e vinhos que vão fazer o turista se apaixonar pelo Alentejo.


evora portugal

Ajude o blog a se manter. Cada fez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a divulgar mais conteúdo gratuitamente.
  
RESERVE AQUI


Aproveite e organize sua viagem com os parceiros do Blog e se quiser um Roteiro Personalizado, envie um email para: love.and.travel@hotmail.com



Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comTrivago.


Compre suas passagens nas Cias Aéreas:  AlitaliaAviancaAzul, GolLatamKlmTap


Compare tarifas para alugar carro na: RentCars


Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou RealSeguros.

Fique conectado em suas viagens com os chips da  America Net Mobile e EasySim4U


Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!


Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.




* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.





Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

10 comentários:

  1. Ah Portugal e suas joias lindas! Adoro as cidades antigas de lá e amei demais as dicas deste post.

    ResponderExcluir
  2. Que passeio gostoso. Uma volta ao tempo no melhor estilo. E lindo o seu macacão, adorei!

    ResponderExcluir
  3. AMEI as dicas! E tudo parece muito lindo! Adorei! Parabéns pelo post! E nossa, que que essa Capela dos Ossos.. Que coisa sinistra kkk..

    ResponderExcluir
  4. a cidade é realmente muito fofa, quero viajar por Portugal e com certeza quero incluir Évora!

    ResponderExcluir
  5. Já tinha vontade de conhecer Évora apenas por sua capela de ossos. Mas vejo que ela é muito mais do que isso! Muitas coisas bacanas para ver, e a cidade é uma graça! Obrigada por compartilhar!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, muito linda mesmo! Adoro cidades com esse climinha <3 Quero muito conhecer Portugal!

    ResponderExcluir
  7. Évora é mesmo uma graça não é?! Passei um par de dias na cidade e guardo as melhores lembranças. Você tem razão: é uma cidade que merece entrar no roteiro de quem visita Portugal! :)

    ResponderExcluir
  8. Portugal tem me encantado muito nesses últimos tempos! A cada relato ou roteiro que leio me dá mais vontade de visitar esse país lindo!

    ResponderExcluir
  9. Évora é realmente uma cidade maravilhosa para visitar, a Capela de Ossos é algo ao mesmo tempo assustador e magnifíco - Edson

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Quantas dicas legais! Achei muito curiosa a Capela dos Ossos! Não deviam ter cemitérios na época em que foi construída né? Sabe dessa informação, de como arrumaram tantos ossos?
    E confesso que achei meio macabra a frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" hahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top