Marvão, o pitoresco vilarejo de Portugal


Monumento Nacional de núcleo medieval, com vestígios de fundações romanas, Marvão é uma das mais emblemáticas e belas vilas do Alentejo. Conquista de imediato o visitante não só pela linda paisagem, como pela preservação  do povoado com casario branco e edificações do século XIII envoltos em uma história de batalhas e conquistas.

Marvão - alentejo

Marvão é um vilarejo localizado na região do Alto Alentejo, não muito conhecido turisticamente, pois está num planalto setentrional da Serra de S. Mamede,  a uma altitude de 860 metros, bem perto da fronteira com a Espanha. O que acaba dificultando a visita do turista que normalmente conhece o eixo Lisboa/Coimbra/Porto.


Com cerca de 500 habitantes tem uma atmosfera mística, ruelas sinuosas com casarios tipicamente alentejanos, rodeado por  belezas naturais exuberantes. Um lugar fascinante, considerado uma das preciosidades portuguesas que guarda vestígios de uma era medieval protegida pelas muralhas do século XIII e XVII.




Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.


Como Chegar

A partir de Lisboa são  240  km via A6, E802, N359
A partir de Évora são 120 km via IP2, E802, N359

A estrada que contorna a zona mais alta da serra e em cuja crista rochosa se encaixa a bela vila de Marvão remete a ideia de "Vila Incrível" que cativou os seus primeiros habitantes.

Há estacionamento fora da muralha mas há opções dentro da muralha também. Tudo vai depender da época do ano e do movimento.
Estive em Marvão no alto verão europeu (agosto) e estava bem vazio.




Alugue um carro pela RentCars, o principal portal de comparação de preços para locação de veículos.


Um pouco de História

Vestígios históricos datam dos períodos do Paleolítico e Neolítico os quais encontram-se expostos no Museu Municipal da Vila. Na região há ruínas da cidade de Ammaia, que foi sede de um município romano que se desenvolveu no século I o que evidencia a ocupação romana na região.

Devido a sua localização, desde o período romano que os rochedos de Marvão são utilizados como refúgio ou como ponto estratégico militar.  A enorme estrutura defensiva de muralhas e baluartes abraça o conjunto edificado, guardando a pequena fortaleza medieval de forma totalmente estratégica.  A forma como as muralhas e torres se integram nas escarpas rochosas fazem de Marvão um conjunto homogêneo, entre a obra humana e a sua própria topografia.


Marvão - alentejo

Justamente pela existência puramente defensiva, é a única fortificação portuguesa que manteve valor estratégico até ao século XIX e também a que apresenta um dos mais ricos patrimônio histórico-militar.

Durante anos a Vila foi palco de diversas ocupações, tais como árabe e batalhas entre Reis Portugueses e Espanhóis,  fazendo parte da primeira linha defensiva do território português. O valor militar e estratégico de um planalto que abraca toda a fronteira e de onde se avista, em um dia límpido, da Serra da Estrela ao Alentejo e Estremadura Espanhola, perdurou até o século XIX, mantendo guarnição e governo militar autônomo ininterruptamente entre a Idade Média e as revoltas oitocentistas.


Marvão - alentejo

Posteriormente entrou em decadência e deixou de ter exército, o que permitiu a conservação de muitos dos seus edifícios dos séculos passados. Hoje a tranquilidade paira no ar e anos de histórias são contados nas ruas estreitas, nas janelas góticas, nas varandas de ferro e nos casarios brancos.


Marvão Alentejo

Marvão Alentejo




Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.


O que visitar

O Vilarejo é bem pequeno e pode ser percorrido a pé.

Entrada principal: Porta de Ródão, situada no lado norte da encosta, faz a transição entre a praça exterior (com estacionamento) e as ruas estreitas do interior da cerca.

No interior da muralha a malha urbana protegida por esta, estende-se por ruas paralelas à crista rochosa, num planalto em forma de trapézio. Sendo a vila concentrada e limitada pelas muralhas que a rodeiam, os percursos são variados entre museus, castelo, ruas estreitas e casas caiadas, ou mesmo em torno da muralha que lhe proporcionará um vista espetacular.

Marvão Alentejo

1) Castelo de Marvão
Situado no topo norte da vila, no ponto mais alto do planalto, controla a praça de entrada. Tem duas zonas diferentes unidas por uma rede de muralhas e torres, que contornam a praça de armas e as cisternas da fortaleza.

Logo na entrada encontra-se a Cisterna, uma das maiores dos Castelos portugueses. Logo em seguida desfruta da vista no pátio das armas e aproveite para subir na Torre da Bandeira. Há muitos trajetos para percorres no Castelo. Aproveite a sua visita e viaje no tempo.
A entrada ao Castelo é paga  e convertida para a manutenção do monumento = 1,50


Marvão Alentejo

Marvão Alentejo

Marvão Alentejo

Marvão Alentejo



Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!



2) Museu Municipal
Na antiga igreja de Santa Maria, que esteve em ruínas e fechada ao culto até 1987,valorizou estruturas existentes com as suas nervuras góticas e os azulejos e talha barrocas. A coleção está dividida em núcleos de arte sacra, arqueológica e etnografia.


Marvão Alentejo

Marvão Alentejo

3) Antiga Rua do Espírito Santo -  Igreja do espírito Santo e Casa do Governador
Na rua 31 de Janeiro, antiga rua do Espírito Santo (junto à igreja), a Casa do governador é um edifício sóbrio, com notáveis gradeamentos e trabalhos em ferro forjado, residência do Governador Militar da vila e um exemplo da importância da vila pela sua arquitetura civil.


 Faça seu seguro viagens com desconto nos parceiros do blog: Mondial Travel ou Real Seguros.



4) Câmara Velha - Centro cultural de Marvão
A casa da Câmara Velha, que funcionou como Paço do Conselho até 1956 (com tribunal e cadeia) é o maior edifício civil da vila. Hoje, o Centro Cultural reúne diversas salas e coleções relacionadas com os seus usos originais. Nos pisos inferiores, as antigas prisões são hoje salas de exposição e loja de artesanato, reunindo a Sala de Aferições uma coleção de pesos e medidas (para calcular os impostos) e a reprodução dos  desabafos registrados pelos prisioneiros, nas paredes da cadeia, ao longo dos séculos. 

Uma volta ao passado em uma vila belíssima que chegou a ser considerada a praça-forte mais inconquistável de todo o reino que hoje é um lugar de paz e sossego. Venha conhecer Portugal!

Mais informações no site.

Marvão Alentejo


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.