Dicas da Espanha - Tudo o que você precisa saber antes de Viajar

Dicas da Espanha
Imagem de Patrice Audet por Pixabay

A Espanha é um daqueles lugares onde é possível viajar por culturas diferentes, paisagens fantásticas, descobrir história antiga, deliciar-se com a culinária das diversas regiões, ouvir línguas diferentes dentro de um único país.

Nessa matéria, vou dividir com vocês tudo o que você precisa saber sobre a Espanha, o país de mistura de culturas, de povo acolhedor e rica gastronomia, que possui uma das maiores listas de lugares que são considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO.

O primeiro passo é checar a validade do passaporte, muita gente fica empolgada na compra das passagens que até esquece de conferir o documento principal da viagem sem o qual a viagem pode virar uma tremenda furada. Passaporte checado, então vamos as dicas!!!


Documentos para entrar na Espanha
Dicas da Espanha - tudo o que você precisa saber antes de viajar
Apesar da dispensa de visto existem alguns requisitos para o ingresso de cidadãos brasileiros em território espanhol:  

* Passaporte válido - para a entrada, a permanência ou o  trânsito na Espanha, o cidadão brasileiro deve estar  munido de passaporte com validade, no mínimo, de três meses posteriores a da data da partida do território europeu;

* Disponibilidade de recursos financeiros - Apresentação de documentos comprobatórios de dispor de meios econômicos suficientes para sustento durante a estada na Espanha. A quantidade mínima a ser comprovada é de 90,00 euros por dia, por pessoa, e um mínimo total de 810,00 euros;

* Seguro saúde - todo viajante brasileiro necessita contratar o seguro viagem, pois é uma obrigatoriedade para entrar nos países signatários do Tratado de Schengen;

* Alojamento - se requerida, o viajante brasileiro deve comprovar o hotel ou alojamento em casa de amigos na Espanha, apresentando o voucher da reserva ou ou carta-convite assinada por cidadão italiano ou estrangeiro legalmente residente.

* Poderá permanecer na Espanha por um período máximo de 90 (noventa) dias em um período de 180 dias, ou seja, terminado o período de 90 dias, não é possível sair do Espaço Schengen e reingressar imediatamente. É necessário esperar outros 90 dias para poder voltar à Espanha (Artigo 5 do Código de Fronteiras Schengen; Artigo 25 da Lei dos Estrangeiros e Artigos 4 e seguintes do Regulamento dos Estrangeiros).

Para permanência temporária (estudos, trabalho, etc.)
As pessoas que vierem para a Espanha com visto de estudante, de trabalho, de reunião familiar ou outro de caráter temporário ou permanente deverão registrar-se na "Brigada Provincial de Extranjería y Documentación". Ao receber seu visto, solicite informações ao Consulado da Espanha no Brasil sobre a necessidade e local exato onde efetuar seu registro, que difere para cada caso.

Para mais informações, consulte o site do Itamaraty

ATENÇÃO: Apenas o passaporte será obrigatoriamente requisitado no momento da imigração, os outros documentos poderão ser solicitados. Recomenda-se que os documentos sejam impressos para mais fácil demonstração se requerida pela autoridade.

Seguro viagem

Infelizmente estamos sujeitos à emergências médicas em qualquer lugar do mundo e a contratação de um plano de seguro viagens é primordial para evitar transtornos e gastos desnecessários. 

Esse é um item essencial, principalmente se for a Europa tendo em vista o Tratado de Schengen que exige a contratação de um seguro viagem com uma cobertura miníma de € 30.000 para assistência médica por doença/acidentes.

➜Leia mais: Saiba como funciona o seguro viagem obrigatório para a Espanha

Sempre que sair do Brasil, contrate um seguro viagem, pois nunca se sabe se algo vai nos acontecer, não é mesmo. Pelo blog você poderá fazer uma pesquisa entre diversas seguradoras através da Seguros Promo. Basta acessar esse link  ➜ Seguros Promo


Como Chegar na Espanha

A porta de entrada espanhola sem dúvidas é Madrid e Barcelona, todavia há outros aeroportos em regiões diferentes do país.

O Aeroporto Adolfo Suárez, Madrid-Barajas  e um aeroporto "hub", onde as companhias aéreas podem aumentar a conectividade entre os mercados latino-americano, doméstico e europeu.  A LATAM, IBÉRIA e AIR EUROPA operam voos diretos entre Brasil (GRU) e MAdrid. Já para Barcelona, a LATAM é a única Cia Aérea que tem voos diretos do Brasil (GRU).

Idioma

Falado pelo maioria da população, o espanhol é a língua oficial do país, mas há diversos idiomas/dialetos também oficias de acordo com a região da Espanha. Por exemplo em Barcelona, região da Catalunha, fala-se também o catalão; na região da Galícia fala-se o galego; na região do País Basco, fala-se o basco.

Entendendo a Espanha e suas regiões

Espanha e suas regiões
Mapa Freepik
Situada Península Ibérica, na Europa meridional, o território da Espanha é delimitado ao norte pela França, Andorra e golfo da Biscaia;  ao sul e a leste pelo mar Mediterrâneo,  e ao noroeste e oeste por Portugal e pelo oceano Atlântico.

O país ocupa a maior parte da Península Ibérica, que compreende os países de Portugal, Espanha e Andorra, uma pequena fração do território francês e o território britânico de Gibraltar.  Dentre suas cidades mais conhecidas e visitadas estão a capital da Espanha, Madrid, e Barcelona. 
Também fazem parte do território espanhol dois arquipélagos: as ilhas Canárias, para o lado do Oceano Atlântico, e as ilhas Baleares, no Mediterrâneo.  

A Espanha é dividida em 17 comunidades autônomas, que englobam várias cidades, ou seja, são várias regiões com culturas e tradições próprias. Isso se deve as constantes invasões de vários reinos medievais durante séculos. São elas: 
  1. Andaluzia
  2. Aragão
  3. Ilhas Baleares
  4. Canárias
  5. Cantábria
  6. Castilla-La Mancha
  7. Castela e Leão
  8. Catalunha
  9. Comunidade de Madri
  10. Comunidade Foral de Navarra
  11. Comunidade Valenciana
  12. Extremadura
  13. Galícia
  14. País Basco
  15. Principado das Astúrias
  16. Região de Múrcia
  17. La Rioja

Algumas delas são mais conhecidas e mais importantes, então vou listar as que visitei e também as que são os destinos mais buscados pelos viajantes.

Catalunha

Localizada na extremidade leste da Península Ibérica, na região mediterrânea, é composta por quatro províncias: Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona. A maior cidade é também a capital e berço das joias de Gaudí. Estamos falando de Barcelona, o segundo município mais povoado da Espanha, e a sétima área urbana mais populosa da União Europeia.
Dicas da Espanha Casa milá
Imagem de djedj por Pixabay

De acordo com o Estatuto de Autonomia, o catalão é a língua oficial da Catalunha juntamente com o espanhol, língua oficial da Espanha. O Aranês, variedade da língua occitana é própria do Vale de Arão (Val d' Aran) e língua co-oficial da Catalunha. 

Curiosidade: Além da Catalunha, o catalão também é falado nas ilhas baleares, Valência, Andorra, e cidade de Alghero (ilha da Sardenha, Itália).

➜Leia mais: Saiba tudo sobre Barcelona


Comunidade de Madrid

Na região central, é onde está localizada a capital do país: Madrid, que além de ser uma das porta de entrada da Espanha, tem um rica vida cultural e gastronômica.  Ao redor pode-se conhecer preciosidades como Toledo, na  comunidade de Castilla e Patones de Arriba, um vilarejo pedonal escondido e pouco turístico.

Em relação ao clima, os invernos não são tão intensos, com temperaturas inferiores a 8° C e neves ocasionais. Os verões são quentes, com temperaturas que podem superar 35 graus nos meses de julho e agosto.

País Basco

Localizada no norte da Espanha, banhada pelo golfo de Biscaia, tem fortes tradições culturais, uma culinária aclamada e um idioma distinto que precede as línguas românicas. A região literalmente tem o poder de encantar todo e qualquer viajante que coloca os pés por lá. A cidade de Bilbao é uma das mais conhecidas, porém não é a capital. Mas a mais encantadora, sem dúvidas é San Sebastián.
San Sebastián- Dicas da Espanha
San Sebastián

Também tem sua própria língua que é completamente diferente do espanhol, tanto na fala como na escrita,o euskera, a língua basca originária da região. Tem um clima úmido, com chuvas abundantes e temperaturas amenas.

Galícia

É na Galícia que está localizada Santiago de Compostela, que, desdo o século IX,  atrai peregrinos do mundo todo, para percorrer a pé ou de bike, o Caminho de Santiago. 

É formada pelas províncias da Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra. Geograficamente, limita a norte com o mar Cantábrico, ao sul com Portugal, a oeste com o oceano Atlântico e a leste com o Principado das Astúrias (outra comunidade autônoma).

A Galícia também tem outra língua como oficial além do espanhol, o galego, que dizem que é um dialeto bem parecido com o português. É famosa por contar com tempo ruim praticamente 12 meses por ano, com muito vento, frio e, especialmente, chuva. As paredes da cidade são meio verdes de tão úmidas, mas tem um energia inimaginável. 

Outras regiões
Outra região bem visitada pelos brasileiros é Ilhas Baleares, são um arquipélago localizado perto da costa leste da Espanha, no Mediterrâneo. Formadas por quatro grandes ilhas (Maiorca, Minorca, Ibiza e Formenteira), cuja capital é Palma de Maiorca. Os idiomas oficiais são o catalão e o espanhol.
Esses destinos são super bombados no verão, principalmente pela baladeira Ibiza.

Dirigir na Espanha

Para dirigir na Espanha, é aceita a carteira de motorista brasileira, de modo que não é necessário solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Todavia caso o turista vá passear por outros países é melhor ter a PID em mãos e ficar atento a exigência de cada local . Para mais informações de como solicitar a PID consulte o site do Detran.

Conhece o serviço de locação de veículos da Rentcars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.

Outras Informação importantes

A moeda oficial é o Euro. Sugiro comprar a moeda no Brasil, assim não precisará fazer câmbio no país. Os cartões de créditos são aceitos, mas atenção ao IOF cobrado, pois a conta pode sair bem mais cara.

Em relação a segurança, algum grau de cautela é sempre necessário ao viajar, independentemente do destino escolhido.

O fuso horário é de +4h em relação ao horário de Brasília, todavia  isso varia muito dependendo do horário de verão ou de inverno, podendo chegar a 5 horas de diferença.

Tomada e voltagem

Viajantes experientes estão acostumados das diferentes tomadas em uso em todo o mundo. Por isso ter em mãos um adaptador universal é essencial em qualquer viagem. Na Espanha as tomadas são de pinos circulares Tipo F / Schuko, também é possível encontrar tomadas do Tipo C / Europlug. A voltagem é de 220V e 50Hz.

Já esteve na Espanha?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST
Dicas da Espanha - Tudo o que você precisa saber antes de Viajar