Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass: o bilhete de Trem para conhecer a Suíça


Um bilhete que permite aos viajantes conhecer a Suíça de ponta a ponta de trem, ônibus e barco, fora muitos outros benefícios, tais como entradas gratuitas em museus e utilização dos famosos trens panorâmicos.


Planejar uma viagem para Suíça, demanda um pouco de tempo e planejamento. Estive na Suíça em Dezembro de 2016 e meu roteiro percorria as principais cidades de oeste a leste, entre elas Genebra, Montreux, Interlaken, Lucerna, Berna e Zurique. Eram 8 dias de muitos deslocamentos entre as cidades, então a melhor opção seria os trens.

Pesquisando na internet, descobri os passes ilimitados da Swiss Travel Pass. Um bilhete que permite aos viajantes conhecer a Suíça de ponta a ponta de trem, ônibus e barco, fora muitos outros benefícios, tais como entradas gratuitas em museus e utilização dos famosos trens panorâmicos. Era o que eu precisava para minha viagem.


swiss travel pass

Para ler meu roteiro completo na Suíça, click aqui e para ficar por dentro de todas as matérias publicadas sobre essa viagem, acesse o índice clicando aqui.



Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.


O que é e como funciona?

Os passes da Swiss Travel Pass, cobrem cerca de 29 mil quilômetros de rede de transporte público da Suíça e com certeza é a maneira mais agradável de explorar o país. 

São bilhetes exclusivos para estrangeiros que permitem deslocamentos ilimitados em trem, barco ou ônibus por toda a Suíça além de todas as vantagens elencadas abaixo:

  • Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (pode ser necessário reserva de assento e/ ou cobrança de taxa).
  • Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 áreas urbanas (incluindo barcos).
  • Entrada gratuita em mais de 500 museus
  • Inclui excursões de montanha para Pilatus, Rigi e Schynige Platte.
  • Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha e teleféricos
  • Crianças entre 6 e 16 anos de idade acompanhadas por pelo menos um dos pais com bilhete STS válido viajam gratuitamente com o Swiss Family Card
  • Crianças menores de 6 anos acompanhadas por um titular de bilhete STS válido viajam gratuitamente. 
Os bilhetes tem duração de 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos. Basta escolher o que melhor se adapta ao seu roteiro e usá-los durante a quantidade de dias comprados. Mas lembre-se, não utilize-os por mais dias do que os adquiridos pois em todos os trens há funcionários validando os tickets.


swiss travel pass
Passeio com lindas paisagens 



Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!



Outras modalidades

Há vários tipos de bilhetes de trens, cada um com benefícios diferenciados. Escolha a que melhor se adapta a sua viagem e conheça a Suíça de uma maneira prazerosa e eficiente.

Swiss Travel Pass Flex:  combina o escopo e serviços da Swiss Travel Pass com a vantagem de uma maior flexibilização. Válido em 3, 4, 8 ou 15 dias livremente selecionáveis dentro de um mês.

Swis Travel Pass Youth e Swiss Travel Pass Flex Youth: bilhete especial para jovens viajantes, o Swiss Youth Pass, que podem ser comprados por viajantes menores de 26 anos. Isso habilita o seu titular para as mesmas vantagens que os Swiss Travel Pass ou Swiss Travel Passr Flex, mas os custos de 15% menos. Validade: tal como acontece com a Swiss Travel Pass e Swiss Travel Pass Flex.

Swiss Transfer Ticket: um bilhete ida e volta para qualquer destino da Suíça, desde que o passageiro esteja vindo de algum aeroporto ou estação na fronteira do país. Válido por um mês.

Swiss Half Fare Card:  para quem vai fazer uma longa viagem pelo país. É um bilhete com duraçao de 1 mês mas que oferece apenas 50% de desconto na compra das passagens de trem e transportes públicos. Não há gratuidade e descontos em atrações e passeios.

swiss travel pass tipos de bilhetes

Como adquiri-los?

Meu bilhete foi cortesia da My Switzerland , mas você poderá adquiri-los nas lojas SBB-CFF-FFS nas principais estações de trem, no próprio aeroporto de chegada ou pelo site e retira-los na loja.

Meus tickets foram retirados no aeroporto de Genebra. Para chegar a loja SBB é muito fácil: pegue sua mala na esteira e sai virando a esquerda. Siga até o final do corredor que termina em uma porta giratória e vire a direita. Logo a sua frente estará uma enorme loja da SBB.



Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.


Como utilizá-los ?

Os passes são pessoais e intransferíveis, pois contém nome, número do passaporte, validade e classe escolhida.


swiss travel pass my switzerland

Não tem segredo, saiba o horário do trem que te levará ao destino, esteja pontualmente na plataforma,  embarque na classe correspondente ao seu bilhete (primeira ou segunda) e apresente seu ticket ao fiscal quando solicitado. Portanto tenha-os sempre as mãos ou guardados em lugar fácil.

Outra observação: a primeira classe é sempre no primeiro e último vagão e somente a utilize se realmente a comprou. Lembra do cobrador. Mas quando o trem estiver em movimento você pode dar uma circuladinha para conhecer os outros ambientes.

Os trens são todos diferentes, tem maiores e menores, com vagão restaurante e serviço de bordo (pago a parte), com um ou dois andares, mas todos muito confortáveis.


swisstravelpass

Para utilização em transportes públicos ou atrações turísticas, basta apresentar o bilhete e terá o desconto ou acesso gratuito. Nos barcos há fiscais conferindo mas nos ônibus nunca vi nenhum.


swiss travel pass barco
Passeio pelo Lake Thun partindo de Insterlaken

Principal vantagem: Trens panorâmicos

Os trens panorâmicos estão incluídos no Swiss Travel Pass. São os caminhos mais lindos percorridos e oferecem amplos serviços. Dependendo da rota, você pode desfrutar de serviços adicionais como menu de 3 pratos, brunch ou outros benefícios. Esses trens circulam apenas em determinados horários. Consulte antecipadamente a tabela de horários, pois estas rotas também são servidas por trens normais.

Há necessidade de reserva nos trens panorâmicos: Glacier Express, Bernina Express, Golden Pass Line, Gotthard Panorama ExpressObrigatória para os assentos VIPs do Golden Pass Panoramic ou Golden Pass Line. 

Eu andei no Golden Pass Line e não reservei assento, mas a época que fui não era alta temporada. Portanto dependendo da época, com certeza faça reservas para garantir seu lugar, principalmente se estive na segunda classe.


swiss travel pass




 Faça seu seguro viagens com desconto nos parceiros do blog: Mondial Travel ou Real Seguros.



Tarifário
Lembre-se, os dias deve ser utilizado consecutivamente:

2. Classe1. Classe
3 diasa partir de CHF 216a partir de CHF 344
4 diasa partir de CHF 259a partir de CHF 412
8 diasa partir de CHF 376a partir de CHF 596
15 diasa partir de CHF 458a partir de CHF 722

Para falar a verdade o bilhete não é muito barato, mas a dica é fazer as contas se fosse comprar todos os passes individuais (vou fazer um outro post explicando direitinho como andar de trem na suíça e como avaliar se vale a pena, fiquem atentos), lembrando que com o Swiss Travel Pass basta chegar no horário do trem e embarcar. Simples, rápido e fácil. 

O que posso dizer é que a rede de transporte pública da Suíça é espetacular. Os trens são extremamente pontuais, confortáveis e espaçosos e em todos que andei havia muitas opções de lugares em todas as classes. Mas tem um segredinho para saber qual trem é mais lotado e contarei detalhadamente em outro post.


swiss travel pass mapa switzwerland

Conclusão

Com todo certeza é a melhor e mais agradável maneira de explorar a Suíça. Os trens, os ônibus e os barcos são especialmente preparados para levar os viajantes de forma confortável e pontualmente a seus destinos. No deslocamento da rede de transporte mais densa do mundo, os trens funcionam como um relógio: em todas as rotas e sempre no mesmo minuto. Isso é simplesmente fantástico.

Além disso, o viajante poderá ir a qualquer lugar do país utilizado trens ou ônibus, pois a rede conecta as principais cidades da Suíça, ou seja, não haverá qualquer preocupação com transfer de/para -  aeroporto/hotel.

Vale a pena embarcar! Seja nas fascinantes rotas panorâmicas – como a Glacier Express, a Golden Pass Line e a Gotthard Panorama Express – ou na rede de transportes públicos em mais de 90 áreas urbanas suíças. Seja com a entrada gratuita em mais de 500 museus surpreendentes em todo o país ou nos mais deslumbrantes cumes de montanha pela metade do preço.

Na Suíça, os visitantes podem experimentar tudo isso, e muito mais, com apenas um bilhete: o Swiss Travel Pass
swistravelpass

Informações úteis:

Documentos: Suíça é um dos países que subscreveram o Acordo de Schengen, pelo qual se permite a livre circulação dos visitantes procedentes de qualquer dos estados membros do mesmo, sem qualquer controle fronteiriço.  

Além do Acordo de Schengen, que abrange os residentes na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, existem também outros acordos com determinados países, que simplificam a entrada em Espanha, para os quais não é exigido um visto de entrada, sendo suficiente a apresentação de um passaporte válido. É este o caso de Andorra, Argentina, Austrália, Brasil, Brunei, Canadá, Cidade do Vaticano, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Estados Unidos da América do Norte, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Macau, Malásia, México, Mónaco, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, República da Coreia, São Marino, Singapura, Uruguai e Venezuela.

Se este não for o seu caso, deverá solicitar um visto turístico na embaixada da Suíça do seu país de residência.

Não se esqueça de tirar xerox das primeiras páginas do passaporte. Uma precaução em caso de extravio ou roubo.

Vacinas: Não há obrigatoriedade de nenhuma vacina para entrar na Suíça.

Medicamentos: Leve sempre um kit com os principais remédios, tais como analgésicos, antitérmicos, antigripal, pois é muito difícil conseguir comprar algum medicamento sem receita médica.

Idioma: Na Suíça fala-se Francês, Alemão e Italiano, tudo depende da região, embora a maioria da população pode falar inglês.

Fuso: 3h a mais que o horário de Brasília (verifique o horário de verão).GMT+1 (GMT = Londres)

Moeda: Franco Suíço (CHF). O Euro é aceito em lojas maiores.
Todos os cartões de crédito são aceitos : Visa, Mastercard, American Express. 

Voltagem e Tomadas: A rede elétrica suíça é de 230 volts, n frequência de 50 hertz, com tomadas iguaizinhas do Brasil (três pinos cilíndricos). Mas sempre é bom levar adaptador universal.


Type C

Emergências: 117 chamadas de emergência da policia
                      118 centro de alarme de incêndio
                      144 Ambulância, chamada de emergência



Ajude o blog a se manter. Cada fez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a divulgar mais conteúdo gratuitamente.
  

RESERVE AQUI 

Aproveite e organize sua viagem com os parceiros do Blog e se quiser um Roteiro Personalizado envie um email para: love.and.travel@hotmail.com


* Já conhece nossas redes sociais? Acesse os link abaixo para saber as novidades.





Atualmente: Consultora de viagens por profissão, advogada por formação, eterna viajante por vocação. Amante de vinhos, restaurantes e cultura, sem deixar de lado a paixão por moda e design.

16 comentários:

  1. Menina, 6 cidades em 8 dias!? Teeeenso! hahaha Você deve ter ficado exausta. Mas foi bom para descobrir a fundo sobre o Travel Pass, né? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      Pois é, a Suíça requer muitos deslocamentos.... o esforço compensa.
      Valeu pela visita
      bjinhos
      Thais

      Excluir
  2. Adorei as dicas e o roteiro incrível que você fez com o Swiss Travel Pass, uma viagem que vai para minha #BucketList (por isto que amo tanto o Love And Travel)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabio,
      Suíça tem que estar na lista de todos...rsrsrss
      Obrigada pelso carinho e pela visita
      abraços
      Thais

      Excluir
  3. Ótimo post, Tha!
    Super explicadinho, com todos os detalhes. Vai ajudar muita gente, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa Patricia,

      Que bom que gostou.
      Obrigada pela visita :)
      bjinhos
      Thais

      Excluir
  4. Adoro viagens de trem, são sempre minha primeira opção, mesmo que as vezes seja um pouco mais caro. Com esse tanto de benefícios então, vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLa Mariana,

      Com certeza vale a pena o investimento. Os passeios são lindos.
      Obrigada plea visita
      bjinhos
      Thais

      Excluir
  5. Adorei a dica principalmente pq estamos planejando ir à Suíça ainda este ano. Foi super útil.

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica! Esses bilhetes facilitam muito as viagens, né? Vou lembrar disso quando for à Suíça, país que quero muito conhecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mariana,

      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      bjinhos
      Thais

      Excluir
  7. Simplemente perfeito! Tem dica mais valiosa que essa? Conhecer esse país lindo com várias vantagens...muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da versatilidade e do serviço oferecido! Certamente cogitaremos na ocasião da nossa visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,
      O passe é excelente e tem um bom custo benefício.
      Abraços
      Thais

      Excluir
  9. Adorei o post, adorei a dica. Sou louca para conhecer a Suiça, lá é muito caro as coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jannayna
      A Suíça é espetacular... tipo tem que ir..... mas prepare o bolso, pois é cara.
      Obrigada pela visita
      bjinhos
      Thais

      Excluir

Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.



Back to top