Como ir do aeroporto de Madrid (Barajas) para o centro utilizando transporte público.


Sabia que é totalmente viável conhecer um pouco de Madrid em apenas uma conexão? Sim, há transporte público a partir do aeroporto para o centro da cidade e neste post vou te explicar direitinho como utilizar as horas em espera para conhecer as principais atrações da cidade.


O Aeroporto de Madrid muitas vezes é a porta de entrada da Europa, pois há muitos voos saindo do Brasil com tarifas excelentes pelas Cias aéreas Ibéria, Latam e AirEuropa e ninguém gosta de perder uma promoção, não é mesmo. Eu já fui várias vezes a Europa com destino final  Rússia, por exemplo, com conexão em Madrid.


Madrid espanha

Se está repensando a compra de uma passagem aérea, devido as horas de conexão, este post fará você mudar de ideia. Ou melhor, escolha uma conexão longa ou até com pernoite para poder aproveitar um pouco e conhecer um lugar novo. 



Mas atenção: na minha opinião, você precisará de no mínimo 8h de conexão para pensar em sair do aeroporto, menos do que isso é muito arriscado.


Antes de decidir qualquer coisa, tenha em mente que o tempo da conexão servirá para:

1) desembarcar do avião (em média 20min)
2) fazer imigração (que poder demorar),
3) andar pelo aeroporto de Madrid (que é gigante),
4)  procurara serviço de guarda volumes se estiver com mala de mão (não vai querer passear com mala, né),
5) tempo gasto para o deslocamento de ida ao centro e volta ao aeroporto (em média 30min cada),
6) antecedência mínima antes do próximo voo (1h30min). 

Ufaaaa, algumas horas precisam ser reservadas para todos esses procedimentos. Se ainda restar algumas horas ou se a conexão for de pernoite (a melhor opção), deguste um Jamon com Caña (Chopp) no centro de Madrid e aproveite.





Que tal fazer uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens???


Madrid é uma cidade muita fácil de conhecer e seus principais pontos turísticos concentram-se no centro, ou seja, não requer muito deslocamento. 

A partir  do aeroporto, distante 18km do centro da cidade, há várias opções de transportes. A forma mais rápida e eficaz, na minha opinião é o metrô.

Como utilizar transporte público do aeroporto de Madrid (Barajas) para o centro da cidade:

1) Metrô Linha 8

Linha 8 do Metrô liga o aeroporto a estação de Nuevos Ministerios da linha 10. O metrô tem estações nos terminais T2 e T4.
Tarifa: É necessário pagar um suplemento especial para a estação do aeroporto. Há avisos em diversos lugares. Portanto, pode não ser a opção mais barata.
Horário: das 06h05 a 01h30 da manhã.

No site da estação de metrô de Madrid há a possibilidade de fazer as combinações para chegar ao seu destino. Para melhor visualização, acesse o mapa do metrô.


DICA: Seguir pela linha 8 (Rosa) estação T4 ou T2 até a estação Nuevos Ministérios. Fazer a troca para a linha 10 (Azul) e seguir até a estação Plaza de España. Nesse trajeto haverá apenas uma baldeação. Da Plaza da España poderá seguir a pé, subindo a Grand Via até a Puerta del Sol. Um caminho bem bonito e agradável.

Quer saber meu roteiro de 1 dia em Madrid durante a conexão, então acesse o post com detalhes do que visitar.


2) Trem - Linha C-1

A linha C-1  conecta o terminal T4 do aeroporto ao centro da capital. Há ônibus gratuito ligando todos os terminais do aeroporto. É uma opção mais barata do que metrô.
Horário: Aeroporto de destino T4: das 06h02 as 23h33.
Frequência: 30 minutos.

Tempos aproximados da Estação Aeroporto T4 para:
-Chamartin (conexão de trem de longa distância): 11 minutos.
-Nuevos Ministerios (centro financeiro): 18 minutos.
-Atocha (conexão com interurbano e Renfe AVE treina, Museo del Prado, Museo Reina Sofía e Museo -Thyssen-Bornemisza: 25 minutos)
-Méndez Álvaro (conexão com ônibus nacional): 29 minutos.
-Príncipe Pío (conexão com ônibus nacional e área intermodal): 38 minutos.

Para melhor visualização acesse o mapa do trem.





Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.


3) Ônibus Urbanos

Terminla T1, T2 e T3

A linha 101 liga os terminais T1, T2 e T3 no aeroporto com a área intermodal de Canillejas, onde você pode se conectar com várias rotas de ônibus urbanos e interurbanos e com a rede de Metro de Madrid.
Horário: De Barajas: Seg- Sáb, das 06h00 a 23h25. Domingos e feriados, das 07h30 as23h25
Frequência de 13 a 16 minutos em horários de pico. O alcance pode chegar a 27 minutos outras vezes.


Terminal T1, T2, T3 eT4
- Linha Express (linha 203):-Atocha Renfe-Aeroporto

A linha expressa conecta o transporte Atocha RENFE, no centro da cidade de Madrid (muito conhecido como o Paseo del Arte, onde estão localizados os principais museus: Museo del Prado, Museo Reina Sofía e Museo Thyssen-Bornemisza), Adolfo Suarez Madrid-Barajas aeroporto em apenas 40 minutos em condições normais de circulação.

Um serviço rápido com apenas três paragens no seu itinerário: O'Donnell, Plaza de Cibeles ( serviços noturnos da EMT) e Estação de Atocha (apenas no horário diurno, entre as 6:00 e as 23:30 horas). Na plataforma aeroportuária o ônibus efetua paragem nos terminais T1, T2 e T4, onde se encontra o início da linha.
Horario: 24 horas, 365 dias por ano.
Frequência de 15-20 minutos durante o dia e 35 durante a noite.



- Linha 200: Avenida de América-Aeropuerto

Linha de ônibus 200 conecta terminais T1, T2, T3 e T4 do Aeroporto de Adolfo Suarez Madrid-Barajas com transporte de Avenida de América (Rodoviária), onde você pode se conectar com várias rotas de ônibus urbanos e interurbanos e com a rede de Metro de Madrid.
Horário: Desde Aeroporto das 05h00 até 23h30.
Desde Avenida de América: das 05h10 às 23h30
Frequência: de 12 a 15 minutos em horários de pico. O alcance pode chegar a 20 minutos em outras vezes.

4) Táxi

Os táxis oficiais são brancos com faixas vermelhas e brasões de armas da cidade de Madrid nas portas.
Esse meio de transporte pode ser o mais cômodo, todavia o mais caro e sujeito ao trânsito da cidade.


5) Transporte entre Terminais
- Trem(APM)
Comboio guiado driverless que conecta o Terminal T4 com Terminal T4S satélite. Exclusivo para passageiros com embarque. A viagem demora mais de 3 minutos.

- Ônibus
Aeroporto de Madrid-Barajas Adolfo Suarez oferece aos usuários um serviço de transporte gratuito que liga os terminais T1, T2, T3 e T4, 24 horas por dia.

Para saber mais acesse o site oficial do aeroporto de Madrid.
Para mais detalhes de como sair do aeroporto de Madrid acesse o blog Espanha Total.

Sabia que o seguro viagem na Europa é obrigatório??



 Faça seu seguro viagens com desconto nos parceiros do blog: Mondial Travel ou Real Seguros.



Após escolher o meio de transporte, vamos falar sobre alguns detalhes importantes:

1) Não fique achando que conhecerá bem a cidade e passeará por vários pontos turísticos, pois seu tempo estará limitado. Seja prático e foque na atração que deseja visitar. Para conhecer melhor a cidade sugiro que faça um STOPOVER de 3 dias.

2) Se precisar guardar sua bagagem durante a conexão, existem 2 guarda volumes (consignas) no aeroporto, no T1 e T4 e ficam abertos 24h todos os dias da semana.

3) Tenha em mente que toda saída do aeroporto com horas contadas para o próximo voo requer muita cautela. Portanto, fique ciente dos risco inerentes a saída do aeroporto durante uma conexão e não ignore a possibilidade de imprevistos. DICA: Há muitos voos com pernoite em Madrid com tarifas excelentes, na minha opinião é  super vantajoso, mesmo tendo que pagar uma noite de estadia.



Minha experiência: Meu voo com conexão de pernoite em Madrid chegou as 13h30min e o próximo voo saiu somente no dia seguinte as 10h da manhã. Ou seja, tive a tarde toda para passear, descansei no hotel que escolhi na região perto do aeroporto e no dia seguinte fui de metro ao aeroporto para continuar a viagem. Detalhe: na época da minha viagem (verão) anoitecia as 22h. Perfeito para passear e conhecer a cidade.



DICA: Muitos hotéis tem transfer gratuitos do aeroporto.  Eu escolhi o Hotel Tryp Aeroporto da Rede Meliã, que além de oferecer esse serviço, localiza-se perto do metrô, o meio de transporte que escolhi para conhecer a cidade.


Não quer perder tempo e ficar procurando wifi pelas cidades que visita??? Os chips da EasiSim4U são a solução.


Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!





De metrô do Aeroporto ao centro

1. Seguir pela linha 8 (Rosa) estação T4 ou T2 até estação Plaza da España  na linha 10 (Azul) com baldeação na estação Nuevos Ministérios.
2. Caminhar pela Grand Via sentido Puerta del Sol, aproveite para conhecer a praça que é o coração de Madri.
3. Caminhe até a Plaza Mayor.
4. Aproveita para provar uma iguaria espanhola e prove jamon no Museo del Jamon
5. Volte para Puerta del Sol para embarcar na estação de metrô SOL da linha 1 (azul claro) em direção a  Pinar de Chamartín; desembarcar na estação  Tribunal baldeação para da lina 10 (Azul) sentido Tres Olivos; desembarcar na estação Nuevos Ministérios para baldeação linha 8 (Rosa) sentido T4.

Veja no mapa o mini-roteiro:



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.