Planejamento da viagem para Russia

Atualização: Matéria atualizada em Maio de 2019. OBS: fotos com logo do nome do meu antigo blog.

Planejamento da viagem para Russia
Catedral de São Basílio - Dia ensolarado


Tudo sobre como planejar uma viagem para Rússia. Um guia detalhado com dicas práticas.


Planejar uma viagem para Rússia não foi nada fácil. No começo fiquei um pouco perdida, mas comecei lendo o guia do site Melhores Destinos, afinal foi por causa deles que essa viagem aconteceu.

A tarifa anunciada pelo Melhores Destinos foi imperdível e as passagens acabaram no mesmos dia. Meu irmão tentou comprar o dia seguinte e não conseguiu. Afinal, viajar para Rússia por apenas R$ 1.300,00 (com taxas) é algo surpreendente.
Depois de devorar todas as dicas do Melhores Destinos, parti para o pai dos blogs de viagem, Viaje na Viagem. Lá encontrei uma lista dos blogs de brasileiros que falam sobre Moscou e São Petersburgo. E minha viagem começou.....

Foi um mês de planejamento e estudos. Tinha muitos lugares para conhecer em apenas 10 dias. Difícil escolher.
Planejamento da viagem para Russia
Dentro do kremlin
A Rússia é um país de muita história e na minha opinião, acho que viajar sem saber a história do lugar, o porque que tal monumento está em determinado lugar, etc... é como  ler um livro em um idioma desconhecido, ou seja, não se entende, e nada te acrescenta. Não adianta olhar as imagens sem interpretar a legenda. Gosto de saber sobre o que vou visitar e porque foi construído. Mas essa é minha opinião.

Mergulhei em sites, blog e livros para entender um pouco desse país tão grande.
Planejamento da viagem para Russia
Uma das estações de metrô

A dificuldade maior seria o idioma, pois o alfabeto deles é diferente do nosso e a maioria das pessoas não falam inglês. Mas para tudo tem jeito.


Roteiro de viagem do dia 06/02 a 16/02:
  • Embarque dia 06/02 as 17h e cheguada dia 07/02 as 21h 
  • Os dias 08/02 a 10/02 ficaram reservados para Moscou.
  • Dia 11/02 viagem de avião para São Petersburgo
  • Os dias 12/02 a 14/02 ficaram reservados para São Petersburgo.
  • Dia 15/02 viagem de trem de volta a Moscou
  • Dia 16/02 Viagem de volta ao Brasil 

DICA: Sempre devemos excluir os dias de ida e volta; estudar a melhor logística para deslocamento entre cidades, se houver; verificar os dias que estará na cidade, se é feriado, final de semana; verificar os dias da semana que as atrações ficam fechadas. Tudo isso lhe ajudará a traçar o roteiro.

Particularmente não gosto de roteiros tipos hoje vamos fazer isso, isso e aquilo. Mas determinados lugares exigem uma certa organização, tendo em vista que as atrações fecham 1 dia da semana.

Para Moscou não tracei um roteiro, apenas listei o que eu queria ver e conhecer.
como planejar uma viagem para Russia
Praça Vermelha ainda com os enfeites de Natal

No meu primeiro dia de viagem resolvi fazer um tour que reservei pela internet. Na verdade o tour foi de graça e ótimo para saber um pouco mais sobre a cidade.

A empresa Moscou Free Tour oferece esse tour gratuito diariamente as 10h45min. A Guia Elena foi muito atenciosa e explicou um pouco da história do povo russo e das principais atrações da cidade. 

Os outros dois dias conheci o Kremlin, a Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio, a Catedral do Cristo Salvador, os metrôs da cidade, a famosa rua Arbat, Teatro Bolshoi, alguns shoppings para compras, o GUM, restaurantes, enfim, explorei a cidade e fiquei encantada.

Algumas atrações ficaram de fora, não deu tempo de conhecer, mas como sempre digo.... algo tem que ficar para trás para podermos ter um motivo para voltar. (Se bem que Moscou não precisa de motivos..... a cidade é surpreendente).




Teatro Bolshoi
Teatro Bolshoi


Praça Vermelha Moscou
Praça Vermelha

Tudo muito diferente da nossa realidade: cultura, gastronomia, educação, clima, todavia muitas coisas em comum: corrupção, história sofrida, povo acolhedor.

Para brasileiros, Moscou é uma cidade muito barata, ótima para fazer compras (roupas, cosméticos); frequentar bons restaurantes. 
Praça Vermelha Moscou
Dias cinzentos, comum em Mocou.

O Rublo (moeda local)  tem sofrido muita desvalorização. Por exemplo, em novembro, 100 Euros equivaliam a 4.900 Rublos e agora em fevereiro 100 Euros equivaliam a 7.400 Rublos (Sei disso porque meus pais estiveram em Moscou no mês de Novembro/14). Ou seja, a moeda está desvalorizando.

Continuando a viagem, no quarto dia fui de avião para São Petersburgo pela Cia Aérea Aeroflot. As passagens de avião são muito baratas e vale a pena. Tudo fora reservado antecipadamente.

Os outros 3 dias fiz um roteirinho pela cidade, tendo em vista que algumas atrações fechavam, então tive de organizar as visitas.

Catedral do Sangue Derramado
Catedral do Sangue Derramado


Hermitage
Hermitage


Navio atracado no Rio Neva (congelado)
Navio atracado no Rio Neva (congelado)

Conheci o Hermitage, a Cateral Kazan, Catedral do Sangue Derramado, Catedral Issac, Fortaleza de Pedro e Paulo, Rua Nevsky Prospekt, Teatro Mariinsky, Palácio Peterhof.

São Petersburgo é uma cidade completamente diferente de Moscou. Muito linda. Com um conjunto arquitetônico de cair o queijo.
Andando sobre o Golfo da Finlândia gongelado
Andando sobre o Golfo da Finlândia


São Petersburgo
São Petersburgo


Palácio Peterhof
Palácio Peterhof

O penúltimo dia, era a volta para Moscou de trem expresso Sapsan. Na minha opinião, ir para Russia e não andar de trem é o mesmo que ir para o Carnaval do Rio e não ir ao sambódromo. Todavia os trens são bem mais caros que aviões. Também reservei antecipadamente.

Fim da viagem e o começo de muitas histórias para contar.......

Farei post específicos sobre os lugares que visitei e conheci, contando um pouco da história de cada lugar. Também explicarei sobre as reservas, hotéis, gastronomia e idioma. Continuem acompanhando o blog e viaje comigo.

Esse post foi só "uma palhinha" do que está por vir. Assista o vídeo abaixo com os melhores momentos.






➜ Encontre os melhores hotéis na RÚSSIA com a facilidade de cancelamento gratuito.


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.




PARA SALVAR NO PINTEREST