Diário de Bordo: Eurotrip pelas montanhas nevadas e Mercado de Natal

Atualização: Matéria atualizada em Maio de 2019.

Aiguille du midi -  Eurotrip pelas montanhas nevadas e Mercado de Natal

Roteiro que percorre algumas montanhas e estações de esqui da Europa, incluindo também o Mercado de Natal.

A minha mais recente viagem foi um roteiro que percorreu algumas montanhas e estações de Esqui da Europa, incluindo também o Mercado de Natal que acontece em Dezembro em diversas cidades.

A viagem começou em Lisboa, com um STOP e 3 dias e continuou rumo a Suíça, destino Genebra. A partir de Genebra embarcamos em uma vigem de trem por 7 dias percorrendo diversas cidades da Suíça.

Para conhecer o país , que é bem pequeno em relação ao nosso, a melhor maneira é montar bases de hospedagens. Então, pegue o mapa da Suíça, veja onde fica os lugares que quer conhecer e monte as bases nas cidades maiores, tais com Genebra, Interlaken, Lugano, Berna, Lucerna, Zurique, Davos, entre outras OU fique com o charme das cidadezinhas pequenas.

O nosso roteiro teve como bases: Montreux, Interlaken e Lucerna e a partir dessas cidades conhecemos muitas outras, afinal é tudo tão perto e o trem te leva para todos os lugares.

O foco foi conhecer as montanhas e picos nevados, além dos famosos Mercados de Natal e para completar a viagem pela Suíça, resolvemos passar 3 noites em Chamonix-Mont Blanc, na França, localizada a 80 km de Genebra.

Após 10 dias congelantes de muita neve e vinho quente, voltamos para Portugal, recuperamos a energia em dias um pouco mais quentes (11 graus) e partimos para passar a noite de Natal na Serra da Estrela, o único lugar que neva no país.

Mais 2 dias de muito frio e voltamos a Lisboa para o Réveillon. Simmmmm, essa é a resposta a pergunta que não quer calar: Você adora Portugal tanto assim que voltou ao país em menos de 5 meses? Realmente adoro conhecer o mesmo lugar em épocas diferentes.  A minha última viagem foi um roteiro de 20 dias no verão por Portugal.

Mas voltando ao assunto deste post, segue as principais informações e dicas para o leitor programar sua viagem com tranquilidade.

BÔNUS: E para completar a viagem, resolvemos fazer um Road Trip de última hora para a Espanha e conhecemos mais um pico nevado pertinho de Madri.


Primeiras informações:
  • Como chegar:
Em Portugal:
Do Brasil: Há voos direitos operado pela AZUL e TAP, com saídas inclusive de Campinas, que facilita para quem mora no interior de SP.
Diversas outras Cias Aéreas voam para Portugal com conexão no país da Cia escolhida. Ex: Ibéria para em Madri, Air France em Paris, KLM em Amsterdam, Alitalia em Roma. A Latam faz code share com outras cias aéreas para chegar a Portugal.

Na Suíça:
Do Brasil: Há voos operados pela TAP com STOP gratuito em Lisboa ou Porto (foi o que fiz). Há voos pela Swiss. Mas diversas Cias Aéreas operam Brasil-Suíça.

É só escolher a sua Cia Aérea preferida, cotar uma bom preço e arrumar as malas!!!
DICA: O aeroporto de Lisboa localiza-se há 07km do centro da cidade. E para se locomover a partir dele é bem fácil.  Para quem quer economizar, há linha de metrô. Se preferir um pouco de conforto, prefira um táxi, Uber, ou alugue um carro. Dirigir em Lisboa é bem tranquilo.
DICA: Na Suíça, o melhor que o turista tem a fazer é adquirir o Swiss Travel Pass, que dá direito a passe ilimitado de trem, barco ou ônibus, durante os dias contratados, além de descontos em teleféricos, passeios, museus.

  • Hospedagem:
Portugal, Suíça e França tem hospedagem para todos os bolsos. Muitas rede hoteleiras, tais como  Accor dos famosos IBIS, Mercure, Novotel; Lindner Hotels com seus emblemáticos edifícios tradicionais; hotéis novos, renovados  em cidade maiores, além dos tradicionais, rústicos e cheios de charme em cidades menores com as características de cada local, estão presentes pelos países.

Já tem vários post no site sobre os hotéis que me hospedei. Confira nos links abaixo.

➜Planeje sua viagem: Onde se hospedar em Interlaken
                                       Onde se hospedar em Lucerna
                                       Onde se hospedar em Lisboa
  • Características de Portugal:
No inverno é úmido e a temperatura vai depender da região e cidade escolhida.
Em Lisboa os dias são um pouco mais quentes com sol e céu azul, mas se ventar a sensação térmica é bem baixa. Em dezembro uma média de 08 a 12 graus. Janeiro a temperatura cai um pouco e os dias cinzentos predominam com aquela garoa. Uma dica é nunca deixar de lado seu echarpe de lã.

Na Serra da Estrela a temperatura é bem mais baixa e o vento bem gelado. Abuse do protetor solar, pois o sol no inverno, principalmente na Serra da Estrela é bem forte.

  • Características da Suíça:
No inverno os dias são curtos, úmidos e temperaturas bem baixas, mas tudo vai depender da região escolhida. Genebra é uma cidade bem fria e úmida, com um ar cinzento e temperaturas em Dezembro na casa dos 5 graus.

Montreux, localizada a 90km de Genebra a temperatura é um pouco mais amena, mas não mais do que 8 graus em média.

Interlaken é um pouco mais fria, com uma média de 3 graus. Já Jungfrau vai depender muito do dia visitado. Tivemos sorte e o dia estava aberto, céu azul e temperatura de -13graus C sem vento.

Lucerna a média em dezembro é de 5 graus e dias nublados. Mas prepare-se para frio intenso se for subir no Monte Titlis ou Pilatus.

Em geral, na nossa viagem o clima ficou entre 3 e 8 graus nas cidades e abaixo de zero nos picos nevados. As cidades estavam bem cinzentas e céu bem fechado, já nos picos o céu azul e sol forte predominaram.

  • Características da França:
Dessa vez só estivemos na região de Chamonix- Mont Blanc, localizada a 80 km de Genebra. A clima era mais seco, dias ensolarados e mais frio. Temperaturas em média de -4 graus. Nos picos  e estações de esqui a temperatura é abaixo de zero (média -10).

DICA: Para ficar conectado nessa trip que passou por diversos países, utilizei o chip da EasySim4U. Assim não precisava trocar de chip em cada país visitado e a internet funcionou perfeitamente em todos os lugares.

Quer ficar conectado nas alturas?? Então adquira o chip com internet ILIMITADA da EasySim4U

Depois de muita pesquisa o roteiro ficou assim:

Roteiro de viagem do dia 06/12/2016 a 14/01/2017:

  • 3 noites em Lisboa: Um Stop básico para acostumar com o clima frio.
  •  Dia 09 de dezembro, Voo de Lisboa para Genebra na Suíça. 
  • 2 noites em Montreux, Suíça:
       Dia 09 de dezembro, assim que chegamos ao aeroporto já embarcamos na jornada de trem pelo país e fomos ao destino final: Montreux (90 KM). Check in no hotel e conhecer o Mercado de Natal.
       Dia 10 de dezembro, passeio com guia pela cidade encantadora e charmosa onde Fred Mercure resolveu morar. Estadia em Montreux.
        Dia 11 de dezembro, a bordo do Golden Pass Line com destino a Interlaken
  • 2 noites em Interlaken, Suíça:
        Dia 11 de dezembro, chegada ao Hotel e passeio pelo Lago Thun         
        Dia 12 de dezembro, subida ao Jungfrau com guia ( 260 KM).Estadia em Interlaken.
        Dia 13 julho, continuar o passeio de trem com destino a Lucerna pela linha Golden Pass Line.
  • 3 noites em Lucerna, Suíça:
        Dia 13 de dezembro, chegada ao Hotel e volta por Lucerna.
        Dia 14 de dezembro, subida ao Monte Titlis e passeio por Berna.
        Dias 15 de dezembro, conhecendo Zurique. 
      Dia 16 de Dezembro passeando por Lucerna e último passeio de trem pela Suíça destino Genebra. Chegada em Genebra e transfer privativo para a cidade de Chamonix, na França (80km).
  • 3 noites em Chamonix, França :
        Dia 16 de dezembro chegada em Chamonix
        Dia 17 de dezembro, subida ao Aiguille du Midi.
        Dia 18 de dezembro subida ao Mer de Glace e passeio por Chamonix
        Dia 19 de dezembro volta a Genebra
  • 1 Noite em Genebra, Suíça
        Dia 19 de dezembro, uma noite em Genebra e passeio pela cidade.
  • 3 noites em Lisboa :
        Dia 20 voo de Genebra para Lisboa.
        Dia 20 a 22 de dezembro, passeando por Lisboa e região.
  • 2 noites em Manteigas, na Serra da Estrela, Portugal: 
        Dia 23 de dezembro, pé na estrada destino Manteigas (315 Km).
        Dia 24 de dezembro, conhecendo a Serra da Estrela e Ceia de Natal
        Dia 25 de Dezembro, então é Natal. 
  • Volta a Lisboa, para estadia até 14 de Janeiro.
  • BÔNUS - Road Trip de última hora: 3 noites em Madrid, Espanha:
        Dia 11 e Janeiro, pé na estrada destino Madrid (650km). Estadia em Madrid.
        Dia 12 de Janeiro, passeando por Madrid.
     Dia 13 de Janeiro, voo cancelado. Passeio para Patones de Arriba e Navacerrada (estação de esqui).
        Dia 14 de Janeiro, voo atrasado. Passeio por Madrid. Voo somente na Madrugada.
        Dia 15 de Janeiro, volta ao Brasil.


Roteiro montado, agora era a hora de pesquisar o que fazer nas cidades, o que conhecer, quais restaurantes, hotéis, passeios e tudo mais.

Roteiro detalhado

Terça-feira - 06/12: o primeiro dia em Lisboa era apenas para descansar da viagem cansativa, afinal tivemos uma conexão em Madrid. Aproveitamos para ver a noite iluminada para o Natal na Praça do Comércio.
Praça do comércio Lisboa Natal

Quarta-feira - 07/12:  dia e aproveitar nosso passe de 48 horas com a empresa Douro Acima para embarcar numa viagem pelos famosos ônibus vermelhos. Fizemos o circuito vermelho, no qual os principais pontos turísticos são:  Marquês de Pombal, Docas, Torre de Belém, Cais do Sodré, Rua do Comércio, Praça do Rossio, entre outros. Paramos nas Docas e fomos a pé até a Torre de Belém, uma bela caminhada. 
Docas de Lisboa
Torre de Belem Lisboa

Seguimos em direção a Jerônimos e aproveitamos para degustar os famosos pastéis de belém. A bordo do ônibus paramos no cais do Sodré para apreciar o lindo por do sol no terreiro do Paço. Para começar a noite, resolvemos tomar um vinho no Topo Bar, em frente a Praça Martim Moniz e terminar a noite assistimos ao a show de Fado em Alfama.
Praça do Comércio Lisboa

Terreiro do Paço Lisboa

Terreiro do Paço Lisboa por do sol

lisboa a noite
Castelo de São Jorge na Colina ao fundo

Fado Lisboa

Quinta-feira - 08/12: mais um dia de aproveitar nosso passe de 48 horas com CitySightseeing da Douro Acima e percorremos a cidade pela linha azul, que passa por: Bairro Alto, Museu do Azulejo, Oceanário, Jardim Zoológico, El Corte Inglés, Marques de Pombal, entre outros.

Sexta-feira - 09/12: seguimos em direção a Genebra na Suíça com voo operado pela TAP e depois embarcamos no trem com o Swiss Travel Pass destino Montreux.
swiss travel pass

Logo ao chegar no aeroporto de Genebra, trocamos nosso passe de Trem e partimos para Montreux. A viagem foi bem rápida e tranquila.  Check in no hotel e saímos para conhecer o Mercado de Natal, um dos mais famosos do país.
mercado de natal em Montreux

Sábado - 10/12:  O órgão de turismo de Montreux (Montreux Riveira), montou uma agenda para o blog e começamos logo cedo com o Chillon Castle, um Castelo Medieval encantador. Após o almoço encontramos nossa guia que nos levou a um passeio pela cidade e seus atrativos, incluindo a cidade velha, o Mercado de Natal e Queen Experience.
chillon castle montreux suiça

montreux suíça

fredie mercury montreux
➜ Leia mais: Para saber tudo sobre a cidade acesse o post O que fazer em Montreux.

Domingo - 11/12: seguimos em direção a Interlaken na Linha Golden Pass Line com nosso Swiss Travel Pass. Uma viagem extraordinária em 2 comboios (trens) diferentes, com uma vista panorâmica e uma paisagem deslumbrante. Um espetáculo interminável e inesquecível. 

O Trem saí de Montreux e para em Zweisimmen, onde há a troca de trem e segue para Interlaken. Você poderá escolher entre o Trem Clássico e o Panorâmico.  O trem clássico GoldenPass, que funciona na linha de Montreux-Zweisimmen, oferece uma viagem com um ambiente romântico e de estilo retrô, inspirados pelo Golden Mountain Pullman Express da década de 1930, um trem de luxo no estilo de Orient Express. 
trem pela suíça

Chegada ao hotel e passeio pelo pelo Lago Thun. Um passeio de 2 horas de paisagens deslumbrantes  enquanto desfruta de uma boa refeição e um copo de vinho. Estadia em Interlaken no Lindner Grand Hotel Beau Rivage, um clássico hotel 5 estrelas.


lago thun suúça

interlaken suíça
Interlaken
Segunda-feira - 12/12: Subida ao Jungfraujoch, Top of Europe. Uma estrada de ferro construída há mais de 100 anos te levará a estação de ferro mais alta da Europa a 3.454 metros de altura. Por isso é o Topo da Europa, ou seja, a estação mais alta, e não erroneamente como todos pensam que é, o pico mais alto. O dia estava aberto e perfeito para o passeio que dura o dia todo. Na volta passamos pela linda cidade de Grindelwald. Estadia em Interlaken. 



jungfraujoch

Terça-feira - 13/12: Seguimos pela terceira parte do Golden Pass line em direção a Lucerna. O passeio mais lindo de trem que já fiz. As imagens que admirei são indescritíveis. Um passeio imperdível. Chegamos em Lucerna, fizemos check in no Hotel Ameron Hotel Flora Lucerne e saímos para passear em direção ao centro velho e aproveitamos para conhecer as famosas Torres da cidade.


lucerna
Kapellbrücke a famosa ponte de madeira

torre de Lucerna Suíça

Quarta-feira - 14/12: Subida ao Monte Titlis localizado a 40km de Lucerna. São dois teleféricos que te levam ao topo a uma altitude de 3.028m. Lá está situada a ponte suspensa mais alta da Europa. É impressionante. 
monte titlis suíça


Há diversas atividades ao ar livre e a beleza da região é incomparável. Após o passeio fomos de trem para Berna, a capital da Suíça. A cidade é linda e tem um clima pitoresco. O Mercado de Natal é completamente diferente de Montreux e muito bonitinho. Volta para Lucerna para hospedagem.
'Berna Suíça

Quinta-feira - 15/12:  Saímos logo cedo em direção a Zurique, uma cidade mais cosmopolita e agitada, todavia sem perder o charme das cidadezinhas Suíças. Lá você encontrará todas as lojas para fazer aquela comprinha básica. São não se esqueça que na Suíça é tudo mais caro, porém a Victorinox é tabelada.
zurique suíça

Sexta-feira - 16/12: Último passeio de trem pela Suíça, seguimos pela linha expressa Lucerna/Genebra. Ao chegarmos no aeroporto de Genebra (há uma estação de trem lá), o pessoal da Prestige Tours estavam nos esperando para nos levar para Chamonix, na França. São apenas 80km de distância. Check in no hotel e passeio pela cidade.
Chamonix França

Sábado - 17/12: Subida ao  Aiguille du Midi a uma altitude de 3.842m. A subida é por teleférico e oferece uma vista majestosa sobre os principais cumes de mais de 4000 metros de altitude franceses, suíços e italianos. Imperdível. A vista é sensacional. Após o termino do passeio, uma volta pela cidade e pelo Mercado de Natal. Chamonix é um encanto.
Aiguille du midi Chamonix mont blanc

Aiguille du midi Chamonix mont blanc

Aiguille du midi Chamonix mont blanc

➜ Leia mais: O charme de Chamonix

Domingo - 18/12: Subida ao Mer de Glace, Mar de Gelo.  Tem 7 km de comprimento e 200 metros de espessura, com uma área de cerca de 40 km² é o terceiro maior glaciar do Alpes. Para acessar a caverna de gelo, é necessário tomar o trem das Montenvers, após chegar na estação, descer um teleférico e ainda descer 420 degraus. Volta a cidade e mais um passeio pelas ruas charmosas e encantadoras. Não deixe de comprar cosméticos nas Farmácias da cidade.
Mer de Glace chamonix

Segunda-feira - 19/12: Volta a Genebra pela manhã para conhecer a cidade e estadia de uma noite. 

Terça-feira - 20/12: Voo Genebra/Lisboa operado pela Swiss. 

Quarta-feira - 21/12:  Passeio para Sintra na Quinta da Regaleira. Um lugar totalmente diferente dos que já conheci. Vale a pena a visita e vá com tempo e disposição para caminhar. Ao final do passeio escolha um restaurante pela cidade.
quinta da regaleira sintra

quinta da regaleira sintra

➜ Leia mais: Saiba tudo sobre o passeio da Quinta da Regaleira

Quinta-feira - 22/12: Passeando por Lisboa e descobrindo pontos singulares e restaurantes nada turísticos.

Sexta-feira  - 23/12:  Viagem para Manteigas, localizada a 315km de Lisboa, na Serra da Estrela. Para conhecer a Serra da Estrela essa é uma das opções de cidade para hospedagem. Bem pequena e aconchegante, você vai se encantar pelo povoado. No caminho de Lisboa a Manteigas passamos pelo Santuário de Fátima.
santuário de fatima

Sábado - 24/12: Subimos de carro para a Serra da Estrela. Não se preocupe com a neve ou gelo na pista, pois se houver, a estrada fica fechada e liberada somente após a limpeza. É o ponto mais alto de Portugal e onde pode-se praticar esportes de inverno. Na volta passamos pela cidade de Belmonte, onde nasceu Pedro Alvares Cabral.
Serra da Estrela Portugal

Serra da Estrela Portugal

belmonte portugal
Belmonte
Domingo - 25/12: Dia de Natal e de voltar a Lisboa. A estrada é bem tranquila e não havia trânsito. Seguimos em direção a cidade de Tomar para conhecer o Castelo de Aumourol, que estava fechado devido a data. Mas almoçamos num restaurante muito bom por lá.


Castelo de Aumourol

Segunda-feira - 26/12: Pela manhã fomos conhecer as Ruínas do Convento do Carmo e ao final da tarde fizemos um Walking Tour Taste por Lisboa com a More Lisbon. O Tour acontece na região da Baixa, Chiado e Bairro Alto, provando o tradicional da cidade.
Ruinas do Carmo Lisboa


more lisbon

Terça-feira - 27/12: Outro dia de Walking Tour, explorando BaixaAlfamaGraçaAnjos e Mouraria. O que mais gosto desses tours a pé pela cidade é de descobrir lugares inacessíveis e escondidos, além de todas história que só um guia e morador pode contar.
alfama lisboa

De 28/12 a 10/01: Ficamos em Lisboa para uma imersão na cultura e viver literalmente como um Lisboeta. Uma experiência única. Faça a vez de um morador, alugue um apartamento, vá ao supermercado, cozinhei, saia, passeie, trabalhe.

BÔNUS: No dia 10/01 resolvemos ir de carro para Madrid e alterar o voo de volta para sair de Madrid.

Quarta-feira - 11/01: Alugamos um carro e partimos Madrid. São 650km de pista excelente e lindas paisagens, passando pelo Alentejo.

Quinta-feira - 12/01: Passeamos por Madrid, nas principais atrações turísticas: Gran Via, Puerta del Sol, Plaza Mayor, Puerta del Alcalá, Cibeles, Parque El Retiro, Palacio Reale degustamos os famosos Jamon.
Cibeles Madrid
Cibeles

Puerta del Alcala Madrid
Puerta del Alcala

Sexta-feira - 13/01: Seria o dia de voltar para o Brasil, mas me voo foi cancelado, então resolvemos passear e descobrir as redondezas. Fomos para Patones de Arriba, uma linda cidade com casinhas feitas de pedra, localizada a 60km de Madrid. Um dos lugares mais lindos e diferentes que conheci. Após a visita fomos em direção a Navacerrada, onde fica uma estação de esqui.
patones de arriba espanha
Patones de Arriba 

patones de arriba espanha

Navacerrada espanha
Navacerrada 


Sábado - 14/12: Voo atrasado novamente, então deu tempo de passear mais um pouquinho por Madrid.

Domigo -15/12: Chegada ao Brasil.

Foi uma viagem longa, intensa, mas com pausa para descanso e muito bem aproveitada. Nada de conhecer milhões de coisas e lugares e depois nem lembrar direito.

Nos próximos post escreverei detalhes dessa viagem, os lugares que visitamos, os hotéis e restaurantes. Continue acompanhando.

Para mais informações sobre a Suíça, acesse o Post Índice


APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pela Suíça com o apoio dos órgãos de turismo: My SwitzerlandMontreux Riviera Tourisme e de alguns hotéis, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos. Muitas outras despesas foram custeadas pelo blog.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST