O que fazer em Montreux na Suíça, uma excelente base de hospedagem.

Atualização: Matéria atualizada em Maio de 2019.

Chillon Castle MOntreux

Montreux, localizada no cantão de Vaud, o lado francês da Suíça, é uma cidade charmosa e com muitos atrativos e qualquer época do ano. Local escolhido para residência de vários famosos. Quer saber por quê? Leia o post abaixo e descubra seus encantos.



A minha mais recente viagem foi um roteiro que percorreu algumas montanhas e estações de Esqui da Europa, incluindo também o Mercado de Natal que acontece em Dezembro em diversas cidades. Os países que visitei foram Portugal, Suíça, França e Espanha e contei tudo neste post.

Pesquisando sobre a Suíça (e vou explicar em outro post como montar sua viagem por esse país lindo), descobri a cidade de Montreux, que fica às margens do Lago de Genebra, ou melhor o  Lago Léman  (Lac Léman) e conhecida pelo melhor Mercado de Natal, além de ser o ponto de partida de um dos trens panorâmicos existentes no país. Perfeito !!! Então foi assim que decidi uma das bases de hospedagem dessa trip.


Onde fica

Montreux está localizada a 90km de Genebra do outro lado do Lago. Veja o mapa abaixo para entender melhor.



Como Chegar

A partir do aeroporto de Genebra, encontre o SBB Railway Travel Center para adquirir o Swiss Travel Pass. É tudo bem fácil e rápido e a estação de trem está localizada no piso inferior ao da loja.

Para saber os horários dos trens, utilize o site da SBB e aguarde na plataforma indicada. É muito simples utilizar o site e explicarei num post específico.  A viagem dura cerca de 1 hora.

Se você não tem um chip e ainda  não está conectado, não se preocupe, na loja há livretos com horários de todos os trens que partem do aeroporto de Genebra.

ATENÇÃO: os trens são precisos e não atrasam um só minuto.

ANOTA AÍ: Como eu gosto de facilidade, prefiro sair do Brasil com um chip que funcione nos lugares que vou visitar e o Chip da EasySim4U atende perfeitamente quem viaja pela Europa e viaja por vários países. #ficaadica (OBS: verificar sempre qual a cobertura do CHIP antes da compra, pois está sujeito a modificação).
Em Montreux

Na saída da estação de trem há um ponto de ônibus que provavelmente vai deixá-lo perto do seu hotel, pois a cidade é bem pequena e a maioria dos hotéis estão localizados na avenida principal onde há várias paragens de ônibus. Com seu Swiss Travel Pass a viagem é gratuita.

Minha experiência: Chegamos na cidade a noite e resolvemos pegar um táxi para o Hotel. Uma roubada literalmente. O taxista não falava inglês, ou fingiu que não falava. E o preço cobrado para percorrer 600m foi de incríveis 16 francos. Além da bandeira noturna, ele cobrou as malas transportadas. 

Assumo: a blogueira aqui não estudou como chegar no hotel e pagou o pato. BUT passo as dicas para o leitor não cair nessa roubada, se é que podemos chamar assim. Porém, se quiser conforto, nada contra. Eu adoro conforto, mas foi o táxi mais caro que já paguei. Por isso, na volta do Hotel para a estação de trem, fui de ônibus e deu tudo certo com as malas.

Onde se Hospedar 

Depois de muita pesquisa o hotel escolhido foi o Royal Plaza Montreux & SPA, um 5 estrela localizado na margem do lago, muito bem centralizado e perto da estação ferroviária e de ponto de ônibus. É muito importante estar bem localizado para poder fazer tudo a pé pela cidade. Inclusive estar perto da estação de trem lhe renderá economia com táxi quando chegar com malas.

Minha experiência com o Hotel: Apesar do Hotel ser 5 estrelas, o atendimento foi de 3. Não havia nem carregador de malas. Particularmente não gostei, pois o diferencial das estrelas a mais é justamente o serviço. Apesar do quarto ser amplo e confortável (2 ambientes), era um pouco ultrapassado no quesito renovação. Clássico é diferente de velho. Mas no geral o quarto era bem espaçoso e tinha até closet. Outra coisa que achei péssimo: venderam quarto triplo, mas não há quarto triplo no hotel (o próprio recepcionista confessou). Eles apenas colocam aquela cama móvel (que eu chamo de cama de vento, pois é pequena e para criança) no canto do quarto e fica tudo apertado. Quarto triplo tem que ter 3 camas, não pode ser um duplo improvisado com cama extra. Não indico, pois gosto de transparência. Mas tenho que admitir que a localização é ótima, com ponto de ônibus na frente.

➜ Encontre os melhores hotéis em MONTREUX com a facilidade de cancelamento gratuito.
Como se locomover pela cidade

Montreux não tem segredo e é uma cidade para ser percorrida a pé. Caminhar pela margem do lago é uma das atrações da cidade e a vista é fantástica. Todavia se não gosta de caminhar ou se está cansado da caminhada, a opção é usar o transporte público. Há várias paragens na rua principal.

DICA: Ao fazer o check in no seu hotel, peça o Montreux Riveira Card. Um cartão gratuito para todas as pessoas que se hospedam num hotel e oferece vantagens como: transporte gratuito pela cidade; 50% desconto em cruzeiro e nos transportes alpinos e 50% desconto em entradas de museus e parques.
Montreux Riviera Card

Transporte Público (ônibus): A linha 201 percorre praticamente a cidade toda, mas não pára na estação de trem Gare Bahnhof. A linha que passa na frente da estação é a 206 que cruza com a linha 201 na paragem Montreux Casino.

DICA: Quando chegar pela estação de trem, saia pela saída principal, atravesse a rua e desça a escada rolante ou elevador até a Grand Rue. Lá haverá a paragem Escaliers de la Gare e siga em direção ao seu hotel. Assim não precisa trocar de ônibus.

Para obter informações sobre rotas e ônibus visite o site. Abaixo link para Download do mapa das linhas de ônibus.
Um pouco de História: Como o turismo começou

O sucesso das obras de Jean-Jacques Rousseau  (Nova Héloise, 1761) e Lord Byron (o Prisioneiro de Chillon, 1816) contribuiu significativamente para  a reputação internacional do Montreux Riviera, atraindo os primeiros visitantes para a região. Encantados pelas descrições do Castelo de Chillon e arredores, a aristocracia europeia (particularmente as classes mais altas inglesas) encontraram a tranquilidade e escapismo que desejavam. Para atrair ainda mais visitantes, a primeira casa de hóspedes do Montreux abriu as suas portas em 1815.  E em 1840 o principal hotel foi construído e a chegada da ferrovia em 1861 – o lendário Expresso Oriente - impulsionou o turismo na região.

A segunda metade do século XX viu Montreux Riviera florescer trazendo fama internacional e selando sua reputação como a "Pérola do Lago Genebra",  nomeada graças a criação do Festival de Jazz de Montreux em 1967.
Montreux Suíça

Sobre Montreux

Montreux, com localização privilegiada as margens do Lago de Genebra e aos pés dos Alpes, é uma cidade de muitos encantos e  muitos convidados ilustres tais como Charlie Chaplin, Freddie Mercury e Igor Stravinsky foram conquistados por sua exuberante beleza de paisagens incríveis entre o lago e as montanhas. 

Devido a seu clima ameno é chamada de "a capital da Riviera de Vaud". O cais com suas palmeiras e flores exóticas, os Edifícios de Belle Epoque, o vinhedo de Lavaux  que é listado como Patrimônio Mundial da Unesco, as montanhas, as íngremes vielas do centro histórico fazem  de Montreux  um lugar inesquecível para visitar.
'Montreux Suíça

Muito conhecida pelas atividades culturais, Festival de Jazz,  Mercado de Natal e shows, oferece uma ampla escolha de datas culturais durante todo o ano.   É uma cidade modelo, quando se trata de turismo, gastronomia, vinho, educação e saúde e sem dúvida um dos lugares mais encantadores da região.



O que fazer

O  Montreux Riviera Tourisme preparou um dia especial para o Blog Love and Travel e conhecemos as principais atrações da cidade acompanhados por uma guia local.
Montreux Riviera Tourisme

Veja como ficou nosso roteiro:

- Chillon Castle
Logo pela manhã, pegamos o ônibus 201 direção Villeneuve e paramos na estação Chillon para visitar o tão famoso Castelo Medieval. 

O Castelo de Chillon é um monumento histórico que inspirou artistas e escritores. Construído estrategicamente em uma ilhota rochosa para controlar a passagem entre o norte e sul da Europa, a menção mais antiga do Castelo data de 1.150 onde a família de Sabóia o controlava.
Castelo de Chillon

Castelo de Chillon

O Castelo já serviu de fortaleza, de arsenal e de prisão e sua formal atual é resultado de vários séculos de construções e transformações.  De um lado, é uma magnífica residência à beira do lago e, do outro, uma imponente fortaleza em frente às montanhas. Um edifício peculiar e muito bem preservado e é por isso que é o mais conhecido e visitado da Suíça.

DICA: visite o Castelo assim que abrir, pois haverá menos turistas.
  • Horários de funcionamento: Todos os dias das 09:00 – 19:00 (todavia há mudança de horário de acordo com as estações do ano)
  • Entrada (dez/16): CHF 12,50.  Com o Swiss Pass a entrada é gratuita e com o Montreux Riveira Card h´s desconto de 50%.
  • Endereço:  Av. de Chillon 21, CH - 1820 Veytaux / Montreux
    Para mais informações consulte valores e horários no site.

    - Walkinh tour with guide (Tour guiado)
    Na estação de trem encontramos a nossa guia Myrian que nos levou para conhecer a cidade velha e suas ladeiras, contando a história da construção da cidade, mostrando a arquitetura e suas peculiaridades.

    Montreux é apaixonante e subir as ladeiras pode ser cansativo, mas é uma passeio lindo e imperdível. Deixar-se perder pelas vielas charmosas de Montreux é um must.
    Montreux Suíça

    Montreux Suíça


    Montreux Suíça

    Curiosidade: a principal igreja é a protestante localizada no alto da colina e é linda. Em Montreux as igrejas são protestantes e devido a movimentação de turistas no local, foi construída uma Igreja Católica, que é bem menor mais muito bonitinha. Todavia,  há liberdade de crença, de consciência e liberdade de culto garantida pela Constituição, portanto não há religião oficial no país.
    Montreux Suíça

    - Le Montreux Palace
    Construído em 1906,  esta joia da arquitetura da Belle-Époque oferece uma atmosfera elegante e tradicional combinado com comodidades modernas.  É o único hotel cinco estrelas de luxo no lago de Genebra membro da Leading Hotels of the World. A construção é magnífica e é onde de hospedam a alta sociedade e chefes de estado. Vale a pena uma visita ao hotel.
    Montreux Palace

    - Queen Studio Experience
    Na década de 80 Freddie Mercury morou em Montreux e muitas de suas canções foram insperadas nas lindas paisagens da cidade. A exposição do Queen está dentro do Casino onde originalmente era o Mountain Studios.

    As exposições incluem numerosas recordações, tais como as versões originais manuscritas das músicas ou instrumentos. A peça central da exposição é o estúdio de som original que foi usado pela banda e onde Freddie Mercury gravou suas últimas canções.
    Queen Studio Experience

  • Horários de funcionamento: Todos os dias das 10:30 – 22:00
  • Entrada gratuita
  • Endereço: Casino Barrière Montreux – Rue du Théâtre 


  • - Montreux Lakeside
    Caminhar as marges do Lago de Genebra é um passeio espetacular e se for ao entardecer, melhor ainda. Se é bonito no inverno, imagina na primavera/verão. Em dezembro, na minha viagem, não estava nevando, a temperatura era bem fria, média de 4 graus, mas o sol iluminou a tarde de Montreux e revelou uma cidade ainda florida e mágica.
    Lago de Genebra Montreux

    É o maior lago da Suíça compartilhado com a França e a vista dos Alpes é esplendida. Deixe-se levar pela brisa do Lago e permita-se desfrutar de uma linda manhã ou tarde.


    - Montreux Noël 
    Um dos mais conhecidos Mercados de Natal da Suíça com inúmeras atrações e mais de uma centena de casas de madeira decoradas com presentes. Ocorre somente no mês de Dezembro.

    Há 22 anos, o Mercado de Natal encanta seus visitantes  e reserva-lhes uma recepção calorosa e amigável em um festival de cores que criam um ambiente magnífico no coração de Montreux.
    Montreux Noël

    Foi a primeira vez que visitei um Mercado de Natal e fiquei encantada. É tão acolhedor que nem frio a gente sente. Há diversas casas de artesanato e guloseimas e claro o Papai Noel passando num trenó sob nossas cabeças. Foi uma experiência incrível.
    • Horários de funcionamento: Todos os dias das 11:00 – 22:00 (há diferença de horários em alguns dais da semana)
    • Entrada gratuita
    • Endereço:  Marché de Noël Montreux Sàrl, Grand-Rue 24, CH 1820 - Monreux

    Para mais informações: http://www.montreuxnoel.com/

    No dia seguinte partimos logo cedo para uma das atrações imperdíveis de Montreux:

    - Golden Pass Line
    Montreux é o ponto de partida do trem panorâmico que atravessa a Suíça a partis dos vinhedos às margens do Lago de Genebra até o Lago de Lucerna, passando por 2 regiões linguísticas, 8 lagos, 6 cantões e 3 montanhas. Mas isso é assunto para outro post.
    Golden Pass Line
    Foto Divulgação

    Gostaria de agradecer o Montreux Riviera Tourisme pelo apoio e tour oferecido. Um agradecimento especial a Guia Myrian que nos acompanhou nesse lindo dia de inverno.


    Informações úteis

    Documentos: Suíça é um dos países que subscreveram o Acordo de Schengen, pelo qual se permite a livre circulação dos visitantes procedentes de qualquer dos estados membros do mesmo, sem qualquer controle fronteiriço.  

    Além do Acordo de Schengen, que abrange os residentes na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, existem também outros acordos com determinados países, que simplificam a entrada em Espanha, para os quais não é exigido um visto de entrada, sendo suficiente a apresentação de um passaporte válido. É este o caso de Andorra, Argentina, Austrália, Brasil, Brunei, Canadá, Cidade do Vaticano, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Estados Unidos da América do Norte, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Macau, Malásia, México, Mónaco, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, República da Coreia, São Marino, Singapura, Uruguai e Venezuela.

    Se este não for o seu caso, deverá solicitar um visto turístico na embaixada da Suíça do seu país de residência.

    Não se esqueça de tirar xerox das primeiras páginas do passaporte. Uma precaução em caso de extravio ou roubo.

    Vacinas: Não há obrigatoriedade de nenhuma vacina para entrar na Suíça.

    Medicamentos: Leve sempre um kit com os principais remédios, tais como analgésicos, antitérmicos, antigripal, pois é muito difícil conseguir comprar algum medicamento sem receita médica.

    Idiomaoficial Francês, embora a maioria da população pode falar inglês e alemão.

    Fuso: 3h a mais que o horário de Brasília (verifique o horário de verão).GMT+1 (GMT = Londres)

    Moeda: Franco Suíço (CHF). O Euro é aceito em lojas maiores.
    Todos os cartões de crédito são aceitos : Visa, Mastercard, American Express. 

    Voltagem e Tomadas: A rede elétrica portuguesa é de 220 volts, n frequência de 50 hertz, com tomadas de dois pinos cilíndricos. Mas sempre é bom levar adaptador universal.

    Emergências: 117 chamadas de emergência da policia
                          118 centro de alarme de incêndio
                          144 Ambulância, chamada de emergência


    * O Blog Love and Travel esteve em Montreux com apoio do Montreux Riviera Tourisme, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.


    Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

    VAI VIAJAR PARA MONTREUX ??? RESERVE AQUI


    Reserve sua viagem para Montreux nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


      ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
      ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
       Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
      ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
      ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
       Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
       Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.


    PARA SALVAR NO PINTEREST