Portugal além do tradicional

Portugal além do tradicional: descubra cidades e lugares nem tão explorados mas que merecem a sua visita. Uma viagem por Portugal saindo da rota Lisboa Coimbra e Porto. Conhecendo Ilha de Berlenga, cidades medievais (Óbidos, Marvão, Monsaraz), o Alentejo (Évora) e a Serra da Arrábida.

A minha mais recente viagem foi para terras Lusitanas. Fiz uma longa viagem de 20 dias por Portugal e resolvi conhecer além do tradicional.

Mas afinal o que seria além do tradicional? Seria deixar de lado a rota popularmente conhecida e visitada (Lisboa, Coimbra, Fátima e Porto) e conhecer lugares pouco visitados, ou até mesmo desconhecidos por muitos.



A ideia era fazer uma viagem de carro por Portugal e claro que Lisboa e Porto estavam no meu roteiro, todavia escolhi diversos outros lugares, inclusive no meio do caminho para Porto, para mostrar um pouquinho a mais do que o país tem a oferecer. 

Apesar da viagem ser longa, havia muito lugares interessantes para conhecer  e foi muito difícil escolher dentre tantos, apenas alguns. E por que alguns e não vários? Porque na minha opinião não adianta nada apenas passar pelos lugares e "dar tchauzinho" pela janela para dizer que foi. É preciso desbravá-los, desfrutá-los, apreciá-los.


electrico de lisboa portugal
Até que andar na janelinha do bondinho (electrico) de Lisboa não é má ideia...rsrsrs

Cada cidade requer um tempo de dedicação. O ideal, que não é uma regra, é ficar pelo menos três dias em cada cidade, pois há locais que em um dia se conhece e outros que nem um mês será suficiente. Tudo depende do que quer fazer e o que quer visitar.

Depois de muito estudo e pesquisa nos blogs dos amigos lusitanos, enfim esquematizei um cronograma com as principais cidades e regiões para desbravar. E deixei muitas para uma próxima viagem.

O lugar que mais queria conhecer era a Ilha de Berlengas e para isso, precisaria pernoitar 2 (duas) noites em Peniche (uma não seria suficiente). E como era caminho, queria subir para Porto, passando por Nazaré. E tinha que fazer tudo isso em 5 dias, pois meu namorado chegaria na sexta seguinte em Lisboa, local planejado para passarmos o final de semana e comemorarmos o seu aniversário.

O tempo dedicado a Lisboa era para apenas um final de semana, mas como era caminho para o Alentejo, a região que queria explorar, resolvi ficar mais alguns dias na cidade.

Deixei um final de semana em aberto para decidir na hora se iria para praia ou algum lugar ao sul.

Conheci lugares mágicos e quero compartilhar toda a experiência vivida e fazer um roteiro bem detalhado dos lugares que estive.

Por isso, farei vários post com o máximo de informações possíveis, para que os futuros viajantes possam usufruir das dicas e curiosidades e planejar sua viagem.


Primeiras informações:

  • Como chegar:

Do Brasil: Há voos direitos operado pela AZUL e TAP, com saídas inclusive de Campinas, que facilita para quem mora no interior de SP.
Diversas outras Cias Aéreas voam para Portugal com conexão no país da Cia escolhida. Ex: Ibéria para em Madri, Air France em Paris, KLM em Amsterdam, Alitalia em Roma. A Latam faz code share com outras cias aéreas para chegar a Portugal.
É só escolher a sua Cia Aérea preferida, cotar uma bom preço e arrumar as malas!!!





Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.


O aeroporto de Lisboa localiza-se a 07km do centro da cidade. E para se locomover a partir dele é bem fácil.  Para quem quer economizar há linha de metrô. Se preferir um pouco de conforto, prefira um táxi, ou alugue um carro. Dirigir em Lisboa é bem tranquilo.

    Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.


     Alugue um carro pela RentCars, o principal portal de comparação de preços para locação de veículos.





    • Hospedagem:

    Portugal tem hospedagem para todos os bolsos. Muitas rede hoteleiras, tais como  Accor dos famosos IBIS, Mercore, Novotel; IHG dos conhecidos Holiday Inn, InterContinental; PortoBay Hotels & Resorts entre outros estão presentes pelo país.
    *Farei um post específicos dos hotéis que me hospedei.

    • Características de Portugal:

    No verão é extremamente seco e a temperatura vai depender da região e cidade escolhida.

    Em Lisboa os dias são bem quentes, em média 38 graus e finais de tarde com ventos gelados. Uma dica é ter uma jaqueta na mochila.

    Em Porto o clima é uma pouco mais ameno, todavia quente durante o dia e a noite. Não há necessidade de jaqueta para a noite.

    Na região do alentejo temperaturas em torno de 42 a 45 graus, com uma leve brisa, ou seja, é extremamente quente e seco. prepare-se para sentir-se literalmente num forno. Todavia as manhãs são bem frescas.

    O litoral norte, região de Peniche, tem temperaturas mais baixas e vento gelado. A noite requer uma jaqueta ou moleton, pois o vento é bem forte. 

    O litoral sul de Lisboa tem clima quente e sol escaldante.

    Abuse do protetor solar, não só se for para praia, mas se for passear durante o dia. E não esqueça das mãos e pés.




    Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!


    Depois de muita pesquisa o roteiro ficou assim:

    Roteiro de viagem do dia 22/07/2016 a 12/08/2016:

    • 1 noite em Madrid : Chegada em Madrid na tarde do dia 23/07. Conexão de 1 dia para conhecer a cidade.
    • 1 noite em Lisboa : Dia 24 de julho, Voo para Lisboa logo pela manhã. 
    • 2 noites em Peniche:
             Dia 25 de julho, pé na estrada em direção a Peniche (100 KM). Check in no hotel e conhecer a cidade de Óbidos e Nazaré.
             Dia 26 de julho, passeio de barco para Ilha de Berlenga, localizada a 10 milhas da costa. Estadia em Peniche.
    • 2 noites em Porto:
             Dia 27 de julho, pé na estrada em direção a Porto ( 260 KM).
             Dia 28 julho, conhecer Porto.
    • 4 noites em Lisboa:
             Dia 29 de julho, pé na estrada para voltar para Lisboa (315 KM).
             Dias 30, 31 de julho e 01 de agosto, conhecendo Lisboa e arredores. 
    • 3 noites em Évora :
            Dia 02 de Agosto, pé na estrada em direção ao Alentejo (135 KM).
            Dias 03 e 04 de agosto, conhecendo o Alentejo.
    • 2 noites em ???
            Dia 05 e 06 de agosto, deixei em aberto para decidir o que fazer.
    • 3 noites em Évora :
            Dia 07 de agosto, pé na estrada e volta para Évora.
            Dias 08 e 09 de agosto, região do Alentejo.
    • 1 noite em Lisboa: Dia 10 de agosto, pé na estrada para voltar para Lisboa (125 Km).
    • Dia 11 de agosto: volta para casa, voo logo pela manhã.

    Roteiro montado, agora era a hora de pesquisar o que fazer nas cidades, quais vinícolas conhecer, quais restaurantes, hotéis, passeios e tudo mais.

    Sábado: chegamos as 13h50min em Madrid, fizemos check in no hotel, tomamos aquele banho para renovar as energias e fomos de metrô até o centro. Detalhes desse dia eu contei  no post  ———->   O que fazer me Madrid em 1 dia


    Madrid Espanha


    Domingo: o primeiro dia em Lisboa era apenas para descansar da viagem cansativa, afinal tivemos uma conexão de 1 (um) dia bem aproveitado em Madrid, então seguir para o norte de Portugal seria exaustivo, principalmente para meus pais que me acompanharam nessa trip. A ideia era de uma viagem mais tranquila. Aproveitamos para degustar os famosos pastéis de belém.


    pastel de belém de lisboa


    Segunda-feira,  seguimos para o Norte com destino Peniche, localizada a 100km de Lisboa. Chegamos cedo, deixamos as malas no hotel e fomos conhecer a cidade e depois partimos para Óbidos, uma cidade medieval situada a 25km de Peniche. A Vila de Óbidos é surpreendente e irreal e concentrada dentro de um castelos com muralhas.


    PENICHE

    Peniche Portugal


    Peniche Portugal



    Peniche Portugal


    ÓBIDOS

    Óbidos Portugal


    Óbidos Portugal


    Óbidos Portugal


    Óbidos Portugal


    Óbidos Portugal

    ———->  Óbidos, uma cidade medieval

    Como anoitece muito tarde nessa época do ano, resolvemos conhecer Nazaré, a cidade das ondas gingantescas. Foram mais uns 60km de carro. Infelizmente as famosas ondas só ocorrem no inverno, mas  conhecemos uma cidadezinha litorânea muito bonita e charmosa que me vez lembrar o clima de Venice Beach na Califórnia.


    Nazaré Portugal


    Nazaré Portugal


    Nazaré Portugal


    Nazaré Portugal

    ———-> Nazaré, a cidade das ondas gigantes

    Terça-feira: dia do tão esperado passeio de barco para a Ilha de Berlenga, localizada a 10 milhas da costa. Foi um passeio fantástico que durou o dia inteiro. Realmente um dos lugares mais lindos que já conheci.


    Ilha de Berlenga Portugal


    Ilha de Berlenga Portugal


    Ilha de Berlenga Portugal


    Ilha de Berlenga Portugal

    ———-> Um passeio imperdível na Ilha de Berlenga

    Final de tarde um relax no hotel.


    MH Peniche Hotel Portugal

    ———->  Peniche, a capital da onda
    ———-> MH Peniche, o hotel mais cool de Peniche

    Quarta-feira, seguimos em direção a Porto onde ficamos por 2 noites. Foram mais 260km de carro.

    Logo ao chegar em Porto, fizemos o check in no hotel e saímos para almoçar um prato típico da região: Francesinha, uma modalidade de sanduíche feito com diferentes tipos de carnes e molho a base de cerveja. Terminamos o dia fazendo o passeio com os famosos ônibus hop on hop off.


    Porto Portugal


    Porto Portugal


    Quinta-feira, agendamos um walking tour pela cidade. Foi uma passeio de 3h horas pelo centro histórico descobrindo as peculiaridades de Porto. Aproveitamos para degustar uma sardinha na Ribeira e terminamos o dia com mais um giro pela cidade com nosso passe de ônibus turista.


    Porto Portugal


    Porto Portugal


    Porto Portugal


    Porto Portugal

    Sexta-feira, voltamos para Lisboa, percorrendo 315km, passando por Aveiro, a Veneza Portuguesa. 


    aveiro Portugal


    ———->  O que fazer em Porto


     Faça seu seguro viagens com desconto nos parceiros do blog: Mondial Travel ou Real Seguros.


    Sábado e sétimo dia de viagem fomos para Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa e seguimos em direção a Azenhas do Mar onde estava reservado nosso almoço para comemoração do aniversário do meu namorado. O lugar é encantador, pena que o dia estava nublado e cinza.


    Cabo da Roca Portugal


    azenhas do mar portugal


    azenhas do mar portugal


    Domingo e segunda exploramos Lisboa e seus atrativos. Conhecemos o Palácio da Ajuda, o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Elevador de Santa Justa, a Praça do Comércio, Mercado Time Out; passeamos de metrô, electrico (bondinho), comboio (trem); subimos lareira, admiramos a  vista da cidade de diversos mirantes; visitamos igrejas; provamos os deliciosos pastéis de bacalhau do Museu da Cerveja, ....


    Palacio da Ajuda Lisboa
    Palacio da Ajuda Lisboa

    Palacio da Ajuda Lisboa
    Palacio da Ajuda Lisboa

    Castelo de São Jorge Lisboa
    Castelo de São Jorge Lisboa

    Castelo de São Jorge Lisboa
    Castelo de São Jorge Lisboa


    Torre de Belém Lisboa
    Torre de Belém Lisboa

    Elevador de Santa Justa Lisboa
    Elevador de Santa Justa Lisboa


    Bondinho (electrico) lisboa
    Bondinho (electrico)

    Bondinho (electrico) lisboa


    Catedral de Lisboa
    Catedral da Sé

    Museu da Cerveja Lisboa


    Lisboa portugal


    Mosteiro de São Jerônimo lisboa
    Mosteiro de São Jerônimo

    Terça-feira e décimo dia de viagem seguimos de Lisboa para a região do Alentejo e a cidade escolhida para as próximas 03 noites foi Évora. Foram mais 135km de carro.

    A região do Alentejo é extremamente quente e seca. Hidratação e protetor solar é fundamental. Escolha um hotel com piscina, que será uma excelente opção aos finais de tarde quando chegar do passeio. Lembre-se que anoitece as 22h no verão.


    Ecorkhotel èvora Portugal


    Quarta-feira fizemos uma degustação de vinho na Vinícola Cartuxa e conhecemos Monsaraz, outra cidadezinha medieval localizada a 50Km de Évora.


    cartuxa Evora portugal


    Monsaraz Portugal


    Monsaraz Portugal

    Quinta-feira e décimo segundo dia de viagem estava reservado para a cidade de Évora, considerada patrimônio mundial. Exploramos tudo que a cidade tem a oferecer. Final de tarde resolvemos passear por Arraiolos, situada a 20 km de Évora. Finalmente resolvemos o nosso final de semana e foi dia de comemorar o meu aniversário.


    Évora Portugal


    Évora Portugal Templo Romano


    Castelo de Arraiolos Portugal
    Castelo de Arraiolos Portugal

    Castelo de Arraiolos Portugal
    Arraiolos Portugal
    Sexta-feira, saímos de Évora em direção a Setúbal. Mais 100km de estrada. Uma cidade litorânea, a poucos kilometros de Lisboa que tem praias lindíssimas e os famosos Choco fritos, uma especie de lula gigante.


    Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.



    Sábado foi o dia de descansar nas praias da Serra da Arrábida. Praias lindíssimas, de areia branca e mar as vezes verde esmeralda as vezes azul. As prais mais conhecidas são: praia da figueira e portinho da arrábida.


    Serra da Arrábida Setubal Portugal


    Serra da Arrábida Setubal Portugal


    Serra da Arrábida Setubal Portugal


    Serra da Arrábida Setubal Portugal


    Domingo  terminamos o final de semana voltando para Évora para mais 03 noites. Final de viagem um hotel com piscina e SPA faz toda a diferença.

    Segunda-feira e décimo sexto dia de viagem foi a vez de conhecer Marvão e Castelo de Vide, localizados na Serra do Mamede a 125km. Marvão já havia me encantado pelas fotos quando pesquisei Portugal, então nem preciso dizer que o lugar é lindo. Infelizmente o Castelo da cidade Castelo de Vide estava fechado e voltamos para Évora.


    Marvão alentejo portugal


    Marvão alentejo portugal


    Marvão alentejo portugal


    Marvão alentejo portugal


    Terça-feira foi um dia dedicado ao descanso. Piscina, sol e drinks era tudo que queríamos.


    Mar de Ar Aqueduto hotel Évora Portugal


    Quarta-feira e décimo oitavo dia de viagem voltamos para Lisboa, para nossa última noite, pois o voo seria na manhã seguinte.


    Lisboa Portugal


    Foi uma viagem longa, intensa, mas com pausa para descanso e muito bem aproveitada. Nada de conhecer milhões de coisas e lugares e depois nem lembrar direito. Por isso escolhemos hotéis mais aconchegantes e espaçosos para relaxar e curtir essa trip.

    Nos próximos post escreverei detalhes dessa viagem, os lugares que visitamos, os hotéis e restaurantes. Continue acompanhando.


    Para mais informações sobre Portugal, acesse o Post Índice


    Já esteve em Portugal ?
    Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.


    Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

    VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


    Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


      ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
      ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
       Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
      ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
      ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
       Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
       Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.