Ilha de Berlenga em Portugal - Uma passeio imperdível


Ilha de Berlenga

Tudo sobre a paradisíaca Ilha de Berlengas, localizada pertinho da costa Portuguesa. Um tesouro escondido que deveria fazer parte de todos os roteiros pelo país.



Continuando os post sobre a viagem por Portugal no verão

* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 20 dias por Portugal, pelas cidades de Lisboa, Peniche, Porto, Setúbal, Évora, conhecendo diversas outras cidades. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.

Nessa  trip por Portugal a única certeza que tinha era de conhecer a Ilha de Berlenga. Mas como descobri essa ilha???  Procurei lugares incomuns para conhecer no país e me deparei com fotos lindíssimas da ilha e fui pesquisar. Me apaixonei e decidi conhecê-la.
Meu roteiro foi planejado com foco no passeio pela Ilha, que para minha sorte está localizada perto de Lisboa, o ponto de partida da viagem.


Para conhecer Berlenga, achei importante, todavia não necessário, pernoitar pelo menos 1 (uma) noite na cidade de Peniche, pois os barcos partem logo cedo. Mas como queria conhecer algumas cidades na região, preferi ficar 2 (duas) noites na cidade.

O nosso hotel escolhido foi o MH Peniche e fiz um review detalhado dessa hospedagem neste post

Procurando na internet sobre quem faz os passeios para a Ilha, achei uma matéria sobre o Julius Cruzeiros e o pessoal do blog  português Viajar entre Viagens também fez o passeio com eles.

Ilha de Berlenga julius cruzeiros

Ilha de Berlenga julius cruzeiros


Sobre o arquipélago

O Arquipélago das Berlengas, localizado a aproximadamente 7 milhas da costa de Peniche é composto de 3 (três) Ilhas: Berlenga Grande, Estelas e Farrilhiões, sendo que apenas a primeira é habitada e permitida a visita. Por ser uma Reserva Natural, apenas 350 pessoas podem conhecê-la por dia entre os meses de maio a setembro.

Foi declarada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO em 2011, porém é declarada área protegida desde 1465 quando o Rei Afonso V proibiu ações contra a natureza do lugar.

A Ilha habitada tem algumas trilhas a serem exploradas, uma praia paradisíaca de água verde esmeralda, lindas grutas para um passeio de barco, um excelente observatório de aves, sendo as gaivotas uma presença marcante.

Curiosidade: A constituição da Ilha é de um tipo de Granito único na Europa, comum no Continente Americano. As rochas sedimentares da Península de Peniche em nada se assemelham das encontradas nas Berlengas. Segundo nosso guia da Ilha: "Berlengas está mais para o Canadá do que para Portugal".
História

A ilha da Berlenga Grande foi ocupada no ano de 1513, por uma comunidade de monges da Ordem de S. Jerônimo que ali fundaram o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga. O objetivo era auxiliar os náufragos, além de servir de retiro durante 35 anos.
Todavia, durante esse período, a tranquilidade e isolamento procurados pelos monges foram muitas vezes violentamente interrompidos pelos ataques dos corsários, que saqueavam o convento e capturavam os monges, motivo pelo qual deixaram o arquipélago.

Totalmente abandonado, o mosteiro da Berlenga caiu em ruínas, dele restando apenas alguns muros e pedras soltas. Atualmente, ocupa seu lugar o Restaurante Mar e Sol.

Pela localização estratégica da Ilha, era um excelente posto de defesa do território português, sendo que em meados do século XVII, D. João IV ordenou a edificação de uma fortaleza, com o objetivo de reforçar a defesa da cidadela de Peniche.Foi então edificado o Forte de São João Batista.

Ilha de Berlenga forte são joão baptista

Na década de 50 do séc. XX, a Fortaleza de São João Batista foi restaurada pela então Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais para uma posterior adaptação do espaço a pousada, servindo de abrigo a quem aí deseje pernoitar.

No ponto mais alto da ilha ergueu-se o farol do Duque de Bragança ou farol da Berlenga, construído em 1840.

Fonte: click aqui


O passeio

No quarto dia de viagem acordamos logo cedo para encontrar o pessoal do Julius Cruzeiros na marina de Peniche. O barco sai as 9h30min  e retorna as 16h30min e tem capacidade máxima para 27 pessoas. A viagem de barco dura em média 1h00. Há uma saída as 12h com retorno as 18h.

Ilha de Berlenga julius cruzeiros

farol de peniche



No dia de nossa viagem, segundo o marinheiro João, o mar estava bem calmo. Achei o passeio bem tranquilo, mas o vento gelado, mesmo no verão incomoda um pouco. Por isso a equipe do Julius oferece jaquetas corta vento para os tripulantes. 

Após mais de uma hora navegando, enfim chegamos ao paraíso. A água verde esmeralda é fascinante. Desembarcamos no Porto principal da Ilha, perto da única praia acessível ao turista e do pequeno vilarejo.

Ilha de Berlenga


Ilha de Berlenga


Ilha de Berlenga


Fomos direto para a prainha, já lotada de turistas e ficamos deslumbrados com tamanha beleza. Uma paisagem de tirar o fôlego. Areia branquinha, mar em uma tonalidade de verde sem explicação, rodeado de rochas e gaivotas dançando no ar. 

Ilha de Berlenga


Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


A água convidativa ao mergulho perde a graça quando seus pés a tocam. Um gelo. Eu que sou acostumada com o mar do sul do Brasil, não tive coragem de entrar. E a brisa não ajuda muito, pois o sol não era suficiente para esquentar o corpo.  Para o padrão dos brasileiros é frio, mas os europeus devem adorar, pois não saiam da água. 

Há diversas atividades para fazer na Ilha: trilhas, caiaque, passeio de barco pelas grutas, mergulho ou simplesmente descansar

Ficamos mais um pouco aos arredores e voltamos para o Porto principal, pois havíamos marcado um passeio de barco com fundo transparente pelas grutas da ilha. 


Passeio de barco pelas grutas da Ilha

Esse passeio é à parte mas com certeza deve ser feito. A pequena embarcação, com fundo transparente, te levará a lugares incríveis da ilha, cheia de histórias de monges, marinheiros, pescadores, saqueadores que ali já habitaram.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


Há diversas grutas: Gruta da Flandres, Gruta da Inês, Gruta do Brandal, Gruta Azul, Gruta Muxinga e a Gruta da Lagosteira.

Ilha de Berlenga grutas

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga grutas

Ilha de Berlenga grutas

Ilha de Berlenga grutas

Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.

Ilha de Berlenga grutas

Ilha de Berlenga grutas

Ilha de Berlenga grutas



A gruta azul é a mais impressionante, com águas azuis que deixa o corpo, quando submerso, na mesma tonalidade. Muito interessante. A olho nu a água não parece azul, mas a lente da câmera  a capta. Muito surreal.

Ilha de Berlenga gruta azul


Além de passear pelas grutas, o turista terá uma visão geral da Ilha, da fauna e ficará extasiado com as várias tonalidades da água.
Reparem como o tempo muda de uma foto para outra. Em questão de minutos, faz sol e fica nublado e faz sol novamente.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


O passeio terminou, para nós, no Forte, pois seguimos a orientação do pessoal do Julius Cruzeiros e desembarcamos para voltar a pé pela trilha até o Porto principal. Caso contrário, se voltássemos de barco, para chegar ao Forte, teríamos que fazer a trilha ida e volta. Economizamos tempo e caminhada. 

O Forte de São João Baptista

O Forte é belíssimo e hoje abriga uma casa de hospedagem  para os aventureiros de plantão, que precisam levar tudo para sua estadia, além de marcar antecipadamente sua hospedagem com  a Associação Amigos da Berlenga.

Dentro do Forte há uma lanchonete e um espaço agradável e rústico para relaxar após uma caminhada, afinal nem todos fazem o passeio de barco.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga forte

Ilha de Berlenga forte são joão baptista

Ilha de Berlenga


O Forte situa-se em uma ilhota e o único acesso a Ilha principal é uma passarela de pedras estreita lindamente desenhada sobre águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante. As gaivotas estão sempre presentes e são sua companhia nessa viagem por um universo de tranquilidade, que te transmite uma energia única e deixa extasiado o turista com uma beleza sem igual.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Caminhando por trilhas

Após visitar o Forte, uma  escadaria lhe aguarda. A subida para chegar ao topo da ilha, em direção ao Farol Duque de Bragança é cansativa para quem não tem preparo físico, mas a vista é fantástica. A cada degrau, vale uma pausa para foto.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Após a subida, há uma trilha por vegetação rasteira e muitos ninhos de gaivotas. 
Atenção: Não saia da trilha e não tente chegar perto dos filhotes, as mães gaivotas são bem bravas e te observam o tempo todo. Lembre-se, você está o ambiente delas. Respeite. 

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


Apesar da trilha, não senti necessidade de usar tênis. Fiz rodo o percurso de havaianas. Carregar mais peso na mochila era desnecessário.

A Trilha da Berlenga tem extensão de 3km com nível de dificuldade médio.

Passando pelo farol, começa a descida em direção ao vilarejo. No meio do caminho está a área reservada para o Camping dos aventureiros. O vilarejo é composto por algumas casas e o único restaurante da ilha, o Restaurante Mar e Sol.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


Ilha de Berlenga


Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


Outras Trilhas:
- Trilha Ilha Velha com extensão de 2km e nível de dificuldade baixo. Essa trilha te levará a Buzinas, pedra Negra e carreiro dos cações. Não fiz essa trilha.
- Trilha da Gruta com extensão de 2km e nivel de dificuldade baixo. Essa trilha te levará a Carreiro da Inês, Flandres, Forte São João Baptista, Gruta Azul, Firado Grande e Cova do Sono.
A Praia

A Ilha tem algumas praias acessíveis por barco.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga


A única acessível a pé é a Praia do Carreiro do Mosteiro. Areias brancas, mar calmo, rochas de granito em tons rosados e uma paisagem linda.
Aproveite para desfrutar o seu dia tomando sol e apreciando esse lugar mágico e único.

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Ilha de Berlenga

Onde Comer

Há apenas 3 opções em Berlenga:

1) Restaurante Mar e Sol, o restaurante principal da ilha e com preços razoáveis.
2) Restaurante no Forte São João Baptista e mini mercado.
3) Mini Mercado Castelinho, para compra de produtos necessários.


Onde Dormir

Para quem gosta de aventura, ao invés de ir logo cedo e voltar no meio da tarde, poderá passar a noite na Ilha e voltar no dia seguinte. 

As opções de hospedagem são:

1) Alojamento do Forte de São João Baptista, com capacidade para 50 pessoas, mas terá que levar tudo para sua estadia. A reserva tem que ser feita antecipdamente com a Associação Amigos da Berlenga. Facebook
2) Quartos no pavilhão Mar e Sol, há 06 quartos com meia-pensão, roupas de cama e banho com WC privativo.
3) Camping, há necessidade de reserva prévia no Posto de Turismo de Peniche


Dicas Úteis

- leve água e protetor solar
- leve uma toalha na mochila e uma blusa fina de frio para o transporte até a ilha
- não saia da trilha
- jogue lixo no lixo 
- não alimente as gaivotas
- a energia elétrica é condicionada e o gerador é desligado as 23h


Quem faz o Passeio

Julius Cruzeiros
Site Oficial: click aqui.

julius cruzeiros

Localização

Endereço Rua da liberdade, nº 6 R/C esq.  - 2520-250 Peniche
T + 262 782 698 (noite) / 91 861 9311 (todo o dia) / 91 760 1114 (todo o dia)

* O Blog Love and Travel esteve em Berlenga com apoio do Julius Cruzeiros, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.