Roteiro de 4 dias em Lisboa - Dia 1

Tejo Lisboa


O vasto patrimônio cultural faz da capital de Portugal um lugar interessantíssimo não só pela história, mas bela beleza exuberante da mistura do velho com o novo rodeada de belas paisagens e o incrível Por do Sol no Rio Tejo. 

Nos próximos post detalharei um roteiro de 4 dias por Lisboa e região. Para começar, vamos falar um pouco sobre a cidade que está encantando os brasileiros e o mundo.



Sobre Lisboa


Conhecida pela luminosidade, pelas sete colinas e pelas belas calçadas portuguesas, Lisboa é a única capital europeia em que o sol se põe ao mar; é a cidade dos contrastes, onde a modernidade convive com paredes cheias de vestígios de história; é a cidade do Fado, dos bairros históricos e do famoso bondinho amarelo. Explorar a cidade será algo surpreendente.

É a maior cidade de Portugal, com aproximadamente 600 mil habitantes, cujo idioma oficial é o Português (a terceira língua mais falada no mundo). A região metropolitana de Lisboa tem aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Em Lisboa os invernos são amenos e o verão, embora bem quentes, são refrescantes devido a proximidade com o mar.

Dia 1 - Alfama, Graça, Feira da Ladra, Miradouros e Castelo de São Jorge
Alfama Lisboa

Que tal para começar, perder-se e apreciar Lisboa a pé!!! É uma cidade segura e pode-se caminhar e entrar nos “becos” sem perigo algum. A partir do seu hotel, pegar o metrô até a estação Santa Apolônia (estação final da linha azul), onde é o início do passeio. Siga em direção ao Panteão Nacional.

Inicio do Percurso: Estação de Metro Santa Apolônia
Distancia até a próxima parada: 600m
Se for quarta ou sábado aproveite e comece o passeio pela Feira da Ladra.

Feira da Ladra: Feira com todo e qualquer tipo de objetos. Desde gibis antigos até uniformes militares. O nome vem de antigamente, onde móveis eram vendidos nessa feira com um tipo de cupim, a “ladra”. Essa feira só acontece as quartas e sábados.
Feira da Ladra

Continue o percurso em direção ao Panteão
Distancia até a próxima parada: 350m

Primeiro STOP: Panteão Nacional


Quatrocentos anos de construção valeram o adágio popular “Obras de Santa Engrácia” ao monumento que é hoje Panteão Nacional.
Destina-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao País. Do alto do prédio de belíssima arquitetura tem-se uma vista magnífica em 360º da cidade. 
panteão nacional lisboa

Horário

De Terça a Domingo: das 10h00 às 17h00
Fechado às Segundas–feiras e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
Ticket: A entrada é paga

Continue o percurso em direção a Igreja São Vicente de Fora
Distancia até a próxima parada: 450m


Segundo STOP: Igreja São Vicente de Fora


A Igreja datada do final do século XVI é um exemplo do Maneirismo em Portugal. É possível identificar nesta igreja a presença dos estilos Góticos e Barroco. Simbolizando a refundação cristã, tornou-se uma das mais importantes casas conventuais lisboetas. Destaque para os magníficos painéis de azulejos e para a vista fantástica a partir do telhado.
Igreja São Vicente de Fora


Continue o percurso em direção ao Miradouro da Graça
Distancia até a próxima parada: 450m


Terceiro STOP: Miradouro da Graça


Também conhecido como miradouro Sophia de Mello Breyner Andersen em homenagem a uma poetisa portuguesa falecida em 2004 ,  é um dos lugares onde se pode desfrutar de uma das mais belas vistas da cidade admirando-se o Castelo e o Tejo. Aproveite para descansar um pouco e tomar um refresco.
Miradouro da Graça

Não esqueça que seguro viagem é obrigatório para a Europa.


Continue o percurso em direção ao Castelo de São Jorge
Distancia até a próxima parada: 650m

Quarto STOP: Castelo de São Jorge


O Castelo de S. Jorge é um Monumento Nacional e  um dos maires símbolos de Lisboa que integra a zona nobre da antiga cidadela medieval, constituída pelo castelo, os vestígios do antigo paço real e parte de uma área residencial para elites.

A fortificação foi construída pelos muçulmanos em meados do século XI e situa-se na zona de mais difícil acesso do topo da colina. Tomada por D. Afonso Henrique, o primeiro rei de Portugal em 1147, transformou-se em paço real no século XIII e serviu a corte até o século XVI.
Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge


Castelo de São Jorge

Tinha como função albergar a guarnição militar e, em caso de cerco, as elites que viviam na alcáçova (a cidadela). Não tinha uma função de residência como acontece com outros castelos da Europa.

É um dos lugares mais interessantes para conhecer em Lisboa. Tem  muita história, paisagens lindas, além de uma vista fantástica da cidade.

Horário
De Março a Outubro das 9h as 21h
De Novembro a Fevereiro das 9h as 18h
Fechado: 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Ticket: A entrada é paga

Dica para usar o celular à vontade em Lisboa e na Europa.



Continue o percurso em direção ao Miradouro Porta do Sol
Distância até a próxima parada: 500m


Quinto STOP: Miradouro Porta do Sol

É uma varanda com vista panorâmica para observar a Igreja de São Vicente de Fora e todo o Bairro típico de Alfama que se estende por diversas ruas estreitas e sinuosas até ao Rio Tejo. A vista é incrível!!! Devido ao fácil acesso e proximidade com o castelo é um dos mirantes mais visitados por turistas.


Continue o percurso em direção a Sé de Lisboa
Distancia até a próxima parada: 500m

Sexto STOP: Sé de Lisboa


Ou Igreja de Santa Maria Maior, teve sua construção a mando do Primeiro Rei de Portugal, no início na segunda metade do século XII, após a tomada da cidade dos mouros por D. Afonso Henriques, exatamente onde havia uma mesquita. Apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitetônicos. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Sé de Lisboa


Continue o percurso de bondinho.



Eléctrico 28
É o transporte público mais concorrido de Lisboa. Saindo de Martim Moniz, atravessa a zona histórica, subindo e descendo colinas e passando por alguns dos principais monumentos e bairros da capital.
electrico 28 lisboa

Há um ponto perto da Catedral. Passear de bondinho (Electrico 28) é a melhor forma de sentir o espírito de Lisboa. DICA: O ponto final será Campo Ourique (Prazeres) e todos terão que descer do elétrico, ou seja, o elétrico não faz um circuito fechado, começando e terminando no ponto inicial.  

Quando chegar ao ponto final, desça rapidamente e já vá para  o ponto para entrar novamente. 
electrico 28 lisboa


Durante o percurso da volta, você pode fazer o percurso completo, que tem como ponto final a Praça Martim Moniz. 

Visualize o mapa do percurso abaixo.


DICAS:

WALKING TOUR
Se quiser conhecer melhor Alfama, Graça, Feira da Ladra, Miradouros, poderá fazer um passeio a pé com um guia. A dica é fazer um o TOUR EXPORE da MORE LISBON na parte da manhã. E seguir o roteiro a partir do Castelo de São Jorge.
Contei tudo sobre o Tour no post: Walking Tour
Reserve o tour pelo site: More Lisbon.
Se quiser, pode mencionar que foi indicação do Blog Love and Travel. Fiz meu tour com o Paulo.

LISBOA CARD: para andar de Electrico 28, metro e ter acesso a desconto nas atrações turísticas.
Lisboa Card que é um cartão que lhe garantirá locomoção ilimitada durante o prazo de validade escolhido.  E você poderá adquirí-lo online, sem pegar fila. Simples, rápido e fácil. Eu uso muito o GetYourGuide para descobrir coisas diferentes para fazer nos meus destinos. Muito fácil de usar e reservar, além da garantia de preço baixo, sem taxas de reservas ou taxas ocultas.
Contei tudo sobre o Lisboa Card no post: O que fazer em Lisboa


Onde Comer em Lisboa



Durante sua caminhada por Lisboa, vai se deparar com inúmeros restaurantes tradicionais da cozinha lisboeta. Aproveite que estará caminhando e escolha o que for mais simpático para almoçar. Geralmente os restaurantes de bairro, embora mais simples, possuem excepcional gastronomia e preços mais em conta.

Com 30 restaurantes onde se pode comer grande variedade de pratos de peixe, carne, hambúrgueres artesanais, sushi, bolos e sorvetes etc. São 3000 metros quadrados e servidos por 500 lugares sentados em área coberta e mais 250 de lugares ao ar livre.

Como Chegar: Para se chegar ao Mercado da Ribeira são 15 minutos caminhando a partir do Terreiro do Paço (Praça do Comércio) ou ir até a estação final da linha verde do metro (Cais Sodré). O mercado fica em frente, é só atravessar a avenida.  

O que fazer a Noite em Lisboa


Topo Bar localizado no Centro Comercial Martim Moniz. Um Roof Top com vista privilegiada do Castelo de São Jorge, da Praça Martim Moniz, da Mouraria, dos miradouros da Graça e Nossa Senhora do Monte. Na parte externa, o restaurante tem uma varanda com decks em madeira em diversos níveis, num ambiente descontraído. A sala interior apresenta um longo balcão onde são servidas refeições variadas.
Topo Bar

Onde Ficar em Lisboa


Lisboa é um reduto de alguns dos melhores hotéis do mundo e todos com um ótimo custo benefício. Claro que os melhores hotéis na cidade ficam nas regiões próximas dos pontos turísticos, mas há opções para todos os bolsos.

Nas minhas andanças por Lisboa escolhi Hotéis próximos a estação de metro na região do Marquês de Pombal.
Saiba tudo sobre minha estadia na cidade acessando os links abaixo:
- InterContinetal Lisbon
- PortoBay Marquês

Já esteve em Lisboa?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.