Peniche: Capital da Onda em Portugal

Peniche a capital da Onda de Portugal. Uma cidade bela e cheia de lindas paisagens.



Na minha última viagem pelo continente Europeu, resolvi explorar apenas Portugal e conhecer melhor o país e suas singularidades. Tracei um roteiro com cidades incomuns e belas. Confira aqui o roteiro completo por Portugal.

Peniche, Portugal

peniche, portugal

Nossa segunda parada, depois de Lisboa, foi a cidade de Peniche, localizada a 100km ao norte e para a estadia escolhemos o Hotel MH Peniche. Foi uma excelente escolha. Fiz um review completo deste hotel neste post.

Pegamos nosso mapa turístico e seguimos para conhecer a cidade. Peniche é conhecida como a Capital da Onda. Suas condições naturais, clima e geografia são excelentes para a prática do Surf. Inclusive o Campeonato de 2016 está programado para o período de 18 a 29 de Outubro.



Faça uma cotação de viagens na Agência parceira Previllege Soluções em Viagens.



Como chegar

Saindo de Lisboa, siga pela A8 e depois pela IP6. No caminho há um pedágio (portagem) e a taxa foi de  € 4,85 (jul/2016).

Dica: Na locação do veículo você pode optar por usar o "sem parar" Português ou pagar a tarifa na cabine. Se optar pelo "sem parar", haverá uma cobrança do aluguel do aparelho. Na minha opinião não compensa e optei por pagar na cabine. Há cabines com cobradores e outras não, mas o sistema é bem fácil e volta troco.



Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.


 Alugue um carro pela RentCars, o principal portal de comparação de preços para locação de veículos.




A Cidade

Peniche é a cidade mais ocidental da Europa e está situada em uma península com cerca de 10km de perímetro. O percurso pode ser feito de carro e tem vários pontos de observação com vista panorâmica de tirar o fôlego que é uma excelente pausa para aquela foto. Penhascos, praias, rochas e trilhas fazem parte da paisagem.


Peniche, Portugal

Peniche, Portugal

Peniche, Portugal


peniche, cabo carvoeiro

O Ponto mais ocidental da península é o Cabo Carvoeiro, onde encontra-se o Farol.


Peniche, Portugal


Tem uma grande importância geológica pois é a única que mostra a transição do período Triássico do extinto Jurássico inferior na Ponta do Trovão.


Peniche, Portugal

Peniche, Portugal, ponta do trovão

Peniche, Portugal, ponta do trovão

Peniche, Portugal, ponta do trovão

Peniche, Portugal, ponta do trovão

Peniche, Portugal, ponta do trovão


As falésias calcárias  que circundam toda a península de Peniche conta uma história de cerca de 25 milhões de anos desde a evolução geológica do Jurássico Inferior. Essa história está impressa nas rochas através de fósseis de invertebrados marinhos.

A Ponta do Trovão  foi classificada em 2014 com o corte geológico entre os períodos e realmente dá para ver a divisão no solo.

Inclusive na nossa visita pela península estava acontecendo uma cerimônia sobre essa transição de períodos e acompanhamos e tiramos foto da plaquinha que foi colocada nessa aérea rochosa de extrema importância.


Peniche, Portugal Ponta do trovão
Batendo o martelo na placa.
A foto acima mostra a divisão dos períodos na linha. Uma viagem histórica e marcante. Fazer parte desse evento e por acaso com certeza marcou essa viagem.


Peniche, Portugal jurássico inferior


Os principais pontos turísticos de Peniche são: O Forte de Peniche e o Cabo Carvoeiro, além da Reserva Natural de Berlenga. É da marina de Peniche que partem os barcos para o paradisíaco Arquipélago das Berlengas, localizado a 7 kilometros da Costa. Fizemos o passeio ao arquipélago e conte tudinho nesse post aqui.

Uma das praias mais conhecidas é a praia do Baleal e praia do Medão conhecida pelo supertubos.

É também um dos maiores portos de pesca tradicional do país, além de ser conhecida pela arte das rendas de bilros.




Faça sua reserva no BOOKING ou Hotéis.com e garanta o melhor preço.


O clima de Peniche, mesmo sendo uma cidade praiana, não é muito quente. Condição de sua própria geografia, ou seja, venta muito e a água é gelada. A noite a temperatura pode chegar a 17 graus, então a dica é sair com um casaco leve no verão.

Dica: Reserve pelo menos duas noites em Peniche para conhecer a cidade, a região e fazer o passeio para Berlenga (que dura o dia todo). Fizemos o passeio com o pessoal do Julius Cruzeiros. Confira o post completo.


berlenga
Forte da Ilha de Berlenga

Dica Gastronômica:  o melhor Robalo que já experimentei foi no Restaurante Popular, localizado na rua principal da cidade. Excelente atendimento, pratos bem servidos e preços acessíveis. Fomos muito bem atendidos pelo garçom Fernando.
Site: Restaurante Popular

Peniche é um daqueles destinos que ninguém nunca ouviu falar, mas que com certeza deveria fazer parte de qualquer roteiro.

Já esteve em Peniche?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.