Invino Wine Travel Summit - Novas perspectivas no enoturismo

Invino Wine Travel Summit, segunda edição do mais importante evento de Enoturismo da América latina, apresenta cenários e perspectivas do enoturismo para os próximos anos.

Invino Wine Travel Summit

No dia 11 de abril, o Invino Wine Travel Summit reuniu, no Hotel Unique em São Paulo, diversos especialistas do setor de enoturismo entre operadoras, agências de viagens e imprensa para um dia de muito conteúdo, experiências e degustações.

A programação, que começou às 9h da manhã com a abertura por Jean Philippe Pérol, sócio da Cap Amazon e idealizador do evento, trouxe rodada de negócios, reuniões agendadas, workshops, palestras e degustações, colocando o enoturismo e a procura do “bien vivre” como fortes tendências das viagens pós-pandemia.

No momento que estamos de celebração, mapeamento do setor e elaboração de estratégias o Invino Wine Travel Summit vem com uma aposta no enoturismo como forte tendência nos próximos anos, tanto em destinos internacionais como no nacional. Isso porque as tendências surgidas com a crise vão dar um forte impulso aos viajantes que buscam conteúdo e temas autênticos, gastronomia, vinhos e bem estar.

Deve-se destacar também a crescente procura desse tipo de turismo no Brasil nos últimos anos e que o consumo de vinho e de enoturismo atinge hoje uns perfis de consumidores muito mais amplos. 

Embora saibamos que o mundo inteiro inveja a reputação dos vinhos franceses, e que  Argentina, França e Brasil (crescendo a procura)  já são bem estabelecidos nesse mercado,  países ou regiões menos conhecidas vão também aproveitar, não é para menos que  Suíça e da Catalunha estavam presentes nesta edição.

Sabia que a Suíça em mais de 2500 viticultores, 6 regiões vinícolas (Valais, Vaud, Suíça-Alemã, Genebra, Ticino e Três Lagos) e 24 variedades de uvas historicamente suíças.

A Catalunha, na Espanha, possui 12 denominações de origem de vinho e inúmeros atrativos enoturísticos. As denominações mais famosas são Cava e Priorat.

Já na Uruguay, a Bodega Garzón é o maior projeto de vinho premium no país. Seus vinhos com forte personalidade tem um profundo sentido de conexão com a terra e suas origens.

No Brasil o destaque fica par a Vinícola Guaspari (tem matéria completa aqui) localizada em Espírito Santo do Pinhal, uma empresa familiar que transformou uma antiga fazenda de café em uma instigante vinícola.

Foram quase 12 horas de evento, totalizando 18 workshops, diversas reuniões, almoço harmonizado e coquetel de encerramento.

Grandes nomes como Chandon (Brasil), Vinícola Góes (Brasil), Designed By Bourgogne (França), Chateau Malartic Lagravière (França),  Le Cep  (França) e Diamandes (Argentina) trouxeram aos participantes uma gama de palestras e debates com diversos temas relacionados ao mundo do vinho e da alta gastronomia, com muito conteúdo e conhecimento para os convidados, além da tão esperada master class "Giordani Turismo – Vinhos da Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha”.

Invino Wine Travel Summit



No ritmo dos
“Chandon breaks”, o evento foi marcado também pelo almoço do chef Emmanuel Bassoleil, harmonizado com vinhos da Borgonha,  que trouxe uma agradabilidade da enogastronomia no paladar, bem como o coquetel de encerramento com uma degustação de Queijos da França.



Notícia anunciada no evento:

Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin, em Dijon, será inaugurada dia 06 de maio, com objetivo de compartilhar e promover os valores da gastronomia e do vinho (partes fundamentais da cultura francesa) aposta em ser um destino de referência que celebra o estilo de vida francês, dando turistas a oportunidade de mergulhar mais fundo nesta rica herança.

Intimamente ligado à gastronomia francesa, o vinho é o centro das atenções na Cité Internationale, com exposições, workshops e lojas que iluminam a cultura, a ciência, a história e o patrimônio que sustentam a bebida.

Invino Wine Travel Summit
Para mais informações acesse o site oficial: www.invino.travel

Para mais detalhes, consulte o site oficial da Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin