Província de Córdoba na Argentina - Parte I





Minha mais recente viagem foi para Córdoba na Argentina. Foi uma viagem de 10 dias, então o objetivo era conhecer a região.

Apesar da antecedência de um mês para montar o roteiro, tive um pouco de dificuldade, afinal não é um destino comum para brasileiros.
Digo isso porque sempre pesquiso em blogs sobre os lugares que quero visitar, pois acho informações que sites não divulgam. Acho isso fantástico. 
Incrível como o compartilhamento de experiências, informações e dicas na blogesfera é completo. 
Todavia, pouquíssimos blogs brasileiros tinham informações sobre o destino. Recorri aos sites Argentinos, apesar de não entender nada de Espanhol. Até fiquei com receio do local escolhido, por não achar muitas informações, mas isso se deve ao fato de que praticamente não há brasileiros em Córdoba.

Conheci lugares mágicos e quero compartilhar toda a experiência vivida e fazer um roteiro bem detalhado dos lugares que estive.

Por isso, farei vários post com o máximo de informações possíveis, para que os futuros viajantes possam usufruir das dicas e curiosidades e planejar sua viagem.

E para você leitor, que não é brasileiro, espero poder ajudá-lo com seus planos de viagem e mostrar um pouco da América do Sul. 




Primeiras informações:


  • Como chegar:

Do Brasil: Há um voo direito operado pela GOL, mas o horário é bem ruim. (Ida 23h40min - 3h30min/ Volta 03h50min - 06h55min).
A Tam e a Aerolineas Argentinas também fazem o trecho, todavia os voos não são direitos. Então, apesar do horário, o voo da GOL acaba sendo a melhor opção.

O aeroporto localiza-se há 13km do centro da cidade. Uma dica é pegar os taxis externos, que são mais baratos que os oferecidos dentro do próprio aeroporto.


  • Hospedagem:

Córdoba é uma cidade de mais de 1 milhão e meio de habitantes e a segunda maior cidade da Argentina. Todavia não possue redes de hotéis como IBIS, MERCURE, ou seja, hospedagem boa, padronizada e barata. Há uma vasta variedade de hotéis, mas precisa garimpar bem se quiser uma hospedagem econômica e bem localizada.
Farei um post específicos dos hotéis que me hospedei.


  • Características da cidade:

No inverno é extremamente seca e a temperatura oscila. Há dias bem frios e outros nem tanto. 


  • Moeda:

Peso Argentino.
Uma dica é levar dollar, que está muito valorizado no país. Assim que chegar no aeroporto, troque um pouco apenas para pagar o taxi. As casas de câmbio do centro tem cotação melhor. Ou se preferir, o câmbio negro será mais vantajoso ainda. (Câmbio negro = pessoas que trocam a moeda, pode ser dono do restaurante que frequentou, gerente do hotel). 

Outra informação importante é que as maioria das máquinas de cartão de crédito da Argentina não são para cartões com chip. Portanto ande sempre com pesos e um pouco de dollar. Se quiser levar uma reserva em reais, também é aconselhável.


  • A Província de Córdoba (região):

Histórica, tradicional e moderna possui uma vasta opção de turismo vinculados a diversidade de suas paisagens e sua cultura. São rios, serras, vilas, povados, monumentos, estâncias rurais, museus, festas populares, aventura, gastronomia, gerando uma ampla oferta de diferentes alternativas para o turista.

Museu na cidade de Córdoba

Lago na cidade de Alta Gracia

Santa Rosa de Calamichita





Villa General Belgrano


A província se divide em:


  • Área da Capital: cidade de Córdoba, Museus, Catedrais, Parque Sarmiento, Plaza San Martin, Cabildo, La Manzana Jesuítica, etc.





  • Área Punilla: Villa Carlos Paz; Dique San Roque, Los Gigantes, La Cumbre, etc.



  • Área Paravachasca: Alta Gracia, Dique Lo Molinos, Museu Che Guevara, etc.

  • Área Calamuchita: Villa General Belgrano, La Cumbrecita, Santa Rosa de Calamuchita, Cerro Champaquí, etc.

  • Área Sierra del Sur: Cerro Inti Huasi, Fuerte de las Achiras, etc.




  • Área Tralasierra:  Parque Nacional de la Quebrada del Condorito, Dique Los Sauces, etc.

  • Área Noroeste: Parque e Reserva Florestal Chancaní, Estancia Jesuíta La Candelaria, San Carlos Minas, etc.




  • Área Sierras Chicas: Jesus Maria, Caminho da História, etc.

  • Área Norte: Santa Catalina, Villa de Tulumba, etc.





  • Área Mar Chiquita:  Reserva Natural del Rio Dulce e Laguna Mar Chiquita.




História da Província:

A Ação da Companhia de Jesus em Córdoba ocupa uma posição de destaque na província. Entre 1599 e 1767 quando a Ordem foi expulsa pelo Rei Carlos III da Espanha, os Jesuítas estabeleceram um sistema único na America Latina que deixou fortes vestígios no posterior desenvolvimento da província.

Tal sistema, centrado na cidade de Córdoba que incluía territórios da Argentina, Paraguai, Brasil, Chile, Bolívia e Uruguai, organizou-se em volta de empresas educativas formando Colégios e Universidades e se mantinha através de fazendas jesuíticas localizadas no interior.

A UNESCO reconheceu em 2000 os valores patrimoniais e históricos da Companhia de Jesus em Córdoba. São seis as fazendas jesuíticas na Lista de Patrimonio da Humanidade. Um itinerário turístico que permite descobrir a importância mundial desses lugares, mesclado com belas paisagens, tradições e costumes.



Igreja em Alta Gracia

Museu Jesuítas


A Natureza da Província:

A geografia da região, com serras, vales, lagos, planícies propicia diversas  atrações para o turista, tais como trekking, caminhadas, escaladas, montain bike, mergulho, pesca, etc.
Um turismo ativo e saudável para os amantes da natureza.

La Cumbrecita





Villa Alpina






Como observaram, são muitos pontos turísticos para conhecer, então deve-se focar em que tipo de viagem quer fazer. Passeio histórico, passeio de aventura, passeio de descanso, passeio gastronômico. Tem para todos os gostos.

Com uma população hospitaleira e gentil, a cidade lhe encantará pela simplicidade, tradição, arquitetura, gastronomia em um clima jovial e contemporâneo.

Córdoba

Catedral da Praça San Martin



Meu Roteiro na Província:

As cidades escolhidas para pernoites foram Córdoba e Villa General Belgrano, por serem maiores e oferecerem uma infra-estrutura melhor.

- 4 Noites em Córdoba.
- 4 Noites em Villa General Belgrano
- 2 Noites em Córdoba.

Chegamos na madrugada de quinta para sexta, então pagamos uma noite a mais no hotel.
  • Sexta e sábado exploramos a cidade de Córdoba.
  • Domingo seguimos para a Área Paravachasca conhecer a cidade Alta Gracia localizada a 36km de Córdoba. (Saiba mais)
  • Segunda-feira pé na estrada visitando Área Punilla. Conhecemos a cidade Carlos Paz e Dique San Roque. Seguimos rumo a Área Calamuchita para estadia em Villa General Belgrano, localizada a 90Km de Córdoba. (Saiba mais)
  • Terça-feira explorando a Área Calamuchita. Conhecemos as cidades La  Cumbrecita, Villa Alpina.(Saiba mais)
  • Quarta-feira resolvemos conhecer a linda cidade onde estávamos hospedados Villa General Belgrano. Um descansinho da estrada.
  • Quinta-feira ainda na Área Calamuchita, fomos conhecer a cidade Santa Rosa de Calamuchita e região. (Saiba mais)
  • Sexta-feira chek out em Villa General Belgrano e pé na estrada para voltar para Córdoba.
  • Sábado último dia na cidade.
Nosso voo era as 3h50min da madrugada de sábado para domingo. Por sorte nosso hotel cobrou meia diária.

Resolvemos fazer uma viagem cultural, histórica e gastronômica. Apesar que as caminhadas estavam presentes todos os dias.


Acompanhem o blog para saber mais sobre a província de Córdoba.





Mais informações sobre Córdoba nos post relacionados abaixo:



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.