Como viajar de trem pela Bélgica - Dicas práticas

Atualização: Matéria atualizada em Dezembro de 2019.

Como usar trem na Bélgica

Dicas práticas de como como viajar de Trem pela Bélgica. Truques para escolher o melhor bilhete e diferenciar as estações de trem de Bruxelas que tem nomes em francês, inglês e holandês. 

Viajar de trem pela Bélgica é bem simples e talvez a melhor maneira de conhecer as cidades próximas a Bruxelas. Na minha viagem, decidi fazer uma base de hospedagem e utilizar transporte público (trem) para explorar as cidades vizinhas como Bruges e Ghent, assim não precisaria ficar trocando de hotel.

O sistema de transporte ferroviário funciona super bem na Bélgica, não tem a precisão Suíça, mas geralmente são pontuais. Neste post vou explicar como utilizar o trem dentro do país e até para os países vizinhos.
Me hospedei perto da estação central de Bruxelas que se conecta com as principais cidades a serem visitadas.  A compra do bilhete pode ser feita online, nas máquinas na estação ou no próprio guichê.  Para não engessar o roteiro, decidi comprar os bilhetes na estação e assim ter liberdade de escolher qual cidade visitar em determinado dia.


O que achei interessante é que você compra o bilhete e pode embarcar no horário que quiser, tanto para ir ou para voltar, ou seja o bilhete vale para aquele dia específico, porém no horário que o viajante desejar.

Para não perde o trem, fique atento aos nomes das estação, pois a Bélgica é um país poliglota e tudo está escrito em inglês, holandês e francês. Abaixo os nomes das estações nas três línguas:

1) Brussels Central | Brussel-Centraal | Bruxelles Central
2) Brussels South | Brussel- Zuid | Bruxelles Midi 
3) Brussels North | Brussel-Noord | Bruxelles Nord
4) Brussels Luxembourg | Brussel-Luxemburg | Bruxelles Luxembourg
5) Brussels Schuman | Brussel-Schuman | Bruxelles Schuman
6) Brussels Airport Zavventem | Brussel Airport-Zavetem | Bruxelles National Aéroport

Ao contrário do que todos pensam, a estação central não é a principal, sendo a  Brussels South | Brussel- Zuid | Bruxelles Midi  a principal e maior de Bruxelas, onde chegam os trens internacionais.

Os trens nacionais são operados pela Intercity (IC), já os internacionais pela Thalys (para Paris, Amsterdam, Colônia), ICE (para Alemanha), entre outros.

A empresa responsável pela rede ferroviária é a Belgian Rail e é no site que encontrará todas as informações, rotas, horários e tarifário para sua viagem.

Tipos de Bilhetes de trem na Bélgica

Agora a dica preciosa é: compre no guichê, pois se estiver em grupo ou for realizar várias viagens, é muito mais vantajoso comprar o bilhete com 10 passagens que podem ser utilizadas em um determinado período.

Há vários tipos de bilhetes, os individuais que serve para apenas 1 viagem; o Go Pass 10 para menores de 26 anos; bilhetes de final de semana com descontos; bilhetes Seniors para maiores de 65 anos; Rail Pass.
1) Go Pass 10: O Go Pass 10 é a solução para  menores de 26 anos .Passe de desconto: 10 jornadas para jovens com menos de 26 anos, para qualquer destino na Bélgica. Até 10 pessoas em uma Go Pass 10. Sem restrições por um ano.

2) Bilhete de fim de semana: a partir de sexta-feira, viajar pela metade do preço: Com o Bilhete de fim de semana, a viagem de retorno a qualquer lugar da Bélgica é metade do preço. Economize 50% em uma viagem de retorno em um único fim de semana.  Válido de sexta-feira após 19:00, sábado ou domingo, para qualquer destino na Bélgica.
3) Tarifas Reduzidas para maiores de 65 anos: Se você tem mais de 65 anos,  pode viajar por uma tarifa reduzida . Com o Bilhete Seniors, a tarifa é reduzida para qualquer lugar da Bélgica .
4) Rail Pass: Passe de desconto : 10 jornadas  em 2ª classe, para qualquer destino na Bélgica. Para 1 ou mais passageiros.
Como usar trem na Bélgica
Passe de 10 viagens
Como usar trem na Bélgica
Passe de viagem única - Um tarifa Senior

Bagagem

Geralmente os vagões tem espaço específico para bagagens maiores e as menores devem ser levadas no espaço acima dos assentos.  Mas não exagere, pois há pucos espaços para as malas. O transporte é gratuito e pode ser levado no máximo 3 itens por passageiro (peso total =30kg), mas não há um check in para pesar a bagagem. Também gratuito para bagagem, tais como: cadeiras de rodas automáticas ou controladas pelo usuário; carrinhos, bicicletas dobráveis, equipamentos esportivos (por exemplo, esquis).
Tempo de viagem entre as principais cidades

  • Bruxelas-Bruges: em média entre 1h00 e 1h15min 
  • Bruxelas-Ghent: em média entre 35 minutos e 40 minutos 

Viajando para outro país

Os trens internacionais são operados pela Thalys (para Paris, Amsterdam, Colônia), ICE (para Alemanha), entre outros.

Thalys é um trem de alta velocidade, porém com a desvantagem de não ter flexibilidade de horário e reserva obrigatória de assentos. São mais confortáveis e geralmente mais caros.

O Intercity tem a flexibilidade de horário, sem necessidade de reservar assento e permite STOP nas estação no mesmo sentido da viagem. Além de poder ser adquirido na hora da viagem.

Sites para compra de passagens:

Dica: se já sabe o roteiro pela Europa, aconselho comprar os trens internacionais antecipadamente. Você poderá conseguir um preço melhor. Eu compreo minha passagem de Bruxelas a Amsterdam pelo site da SNCB Europe, que inclusive tem um aplicativo para celular.



  • Conexão/Internet em vários países:

Nas minhas viagens preciso ficar conectada para mostrar tudo aos leitores em tempo real, além de usar google maps, waze, etc. Ou seja, preciso de uma boa conexão em tempo integral. Mas como faço isso???

Segredo revelado: O chip que sempre utilizo é o da Easysim4U que tem internet ILIMITADA e funciona em mais de 140 países.

Então, se quer sair do Brasil com um chip com internet ILIMITADA, acesse o link aqui  —>   e compre logo o seu chip. E o melhor, se colocar o código LOVEANDTRAVEL ao finalizar o pedido o frete é grátis!!!! O que está esperando??? 

  • Seguro Viagem

Esse é um item essencial, principalmente se for a Europa tendo em vista o Tratado de Schengen que exige a contratação de um seguro viagem com uma cobertura miníma de € 30.000 para assistência médica por doença/acidentes.

Sempre que sair do Brasil, contrate um seguro viagem, pois nunca se sabe se algo vai nos acontecer, não é mesmo. Pelo blog você poderá fazer uma pesquisa entre diversas seguradoras através da Seguros Promo. Basta acessar esse link  ➜ Seguros Promo


Se preferir, poderá solicitar uma cotação pela nossa agência Previllege Soluções em Viagens, pois trabalhamos com outros parceiros. Basta enviar um email para: contato@previllege.com.br com a data da viagem.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.



PARA SALVAR NO PINTEREST