Comer Viajar e Amar em Moscou

Mais uma viagem surpresa que ganhei do meu namorado. Como presente de Natal, recebi uma carta escrita em Russo com uma foto de Moscou.
Catedral de São Basílio

Traduzindo: a carta dizia Carnaval em Moscou e São Petersburgo.

Que delicia.....uma viagem para o inverno Russo. Mas, não era viagem surpresa? Sim... Foi um presente de Natal, todavia revelado o Destino..... Ele queria que eu fizesse o roteiro.

Dessa vez a surpresa foi a viagem e não o destino.

Partimos sexta a noite, viajando de S7 (Siberiam Airlines) e com a parceira Ibéria. É uma viagem um pouco demorada, afinal fica praticamente do outro lado do mundo.

Contei minha experiência nessas Cias Aéreas em post já publicados, segue links:

Chegamos sábado a noite a uma temperatura de agradáveis -5 graus Celsius. Digo agradáveis, pois no auge do inverno Russo a temperatura média é de -15 graus Celsius, podendo chegar a congelantes -30 graus.

  • Transfer:
Logo que chegamos o nosso motorista estava nos esperando e ainda falava português e isso foi muito bom pois nos deu diversas dicas sobre a cidade. Contratamos o serviço do Lingotaxi. 

Um serviço muito bom que recomendo. Utilizamos o serviço em São Petersburgo e em todos os transfer que precisamos entre hotel, aeroporto e estação de trem.

Site: Lingotaxi

DICA: O aeroporto de Moscou é bem distante da cidade, tanto o DME (Domodedovo), como o VKO (Vnukovo). Embora exista trem que liga os aeroportos com estações de metro, não recomendo fazer o trajeto com malas. Os metros de Moscou são muito fundos e há muitas escadas comuns, além das imensas escadas rolantes. 

Há a agravante ainda de que os Russos tem costume de andar correndo nas escadas rolantes, sempre pelo lado esquerdo, que tem que ficar livre, caso contrário leva xingo (em Russo claro, rsrsrss). Uma mala só atrapalharia o fluxo. E os russos não são nem um pouco simpáticos, embora sejam muito educados e solícitos.

Não se preocupe com o gasto, pois o rublo é bem desvalorizado em relação ao real, então, na minha opinião, opte pelo conforto e alugue um serviço de transfer.

  • Hospedagem:

Ficamos hospedados no Novotel, da Rede Accor. Optamos por esse hotel devido a localização, perto de restaurantes, além de estação de metrô praticamente embaixo.

DICA: Na minha opinião é muito importante uma estação de metro perto do hotel escolhido, pois a locomoção por metro é a melhor opção em Moscou.

Nosso Hotel: Novotel Moscow Centre.

Um hotel 4 estrelas, localizado a 15 minutos do Kremlin e 2 estações de metrô praticamente ao lado  do hotel.
Endereço: Novoslobodskaya str 23, 127055 Moscow, Rússia.

Primeira Noite

Noite de descanso para entrar no fuso e acordar cedo para conhecer Moscou.
  • Roteiro de Moscou: 
Não tracei um roteiro esquematizado, pesquisei os lugares que queria conhecer, coloquei na lista e fomos conhecendo conforme achávamos melhor.

1 Dia - Domingo

Logo pela manhã fizemos um tour totalmente free pelo centro de Moscou.

Manhã

10h45min - Moscow Free Tour
Reservei esse tour por Moscou logo no primeiro dia para ter uma visão geral da cidade.
O tour é feito a pé e percorre as principais atrações da cidade com uma duração de 2h30min aproximadamente.

No horário marcado a guia Elena estava nos esperando na praça combinada. Estava um dia agradável, com pouca neve e segundo a guia quente (-3 graus). Eu já estava congelando....rsrsrss.
Cyril Moscow freee tour

Nosso grupo foi composto de 8 pessoas de diferentes nacionalidades e o tour é em inglês.

Todos os dias, o tour começa em frente ao monumento Cyril no centro do Slavyanskaya Square, na estação de metrô Kitay Gorod (Linha roxa).

Vejo o mapa do ponto de encontro:
Cyril Moscow free tour

Para mais informações acesse: click aqui.

Foi uma excelente experiência e pudemos conhecer um pouco da história da cidade e suas peculiaridades. Não entramos em nenhuma atração, apenas passamos na frente e escutamos a história do lugar.

Uma Catedral em frente  apraça do ponto de encontro que já foi sede secreta da KGB

Saint basils cathedral Moscow
Chegando na Catedral de São Basílio


GUM Red Square Moscow
Shopping GUM na Praça Vermelha


moscou Russia
Troca de Guarda




Moscow free tour
Alguns dos integrantes do Grupo

A guia Elena é muito simpática e nos deu várias dicas, inclusive nos ensinou a forma mais barata de andar de metro. Isso vou contar em um post exclusivo sobre o metro de Moscou. 
Moscow free tour
Nós e Guia Elena

DICA: Na minha opinião acho super válido fazer esse tour, pois te mostrará uma visão geral da cidade e a guia dá várias dicas importantes que só um morador local saberia.

Após o tour, já estava na hora do almoço e resolvemos almoçar no shopping subterrâneo que existe praticamente embaixo da praça vermelha e do Kremlin. Um ótimo lugar para uma refeição barata e rápida. Essa foi uma das dicas da guia Elena.

Almoço

Shopping Center Ohothij Rjad: tem uma entrada pela estação de metro Okhotny Ryad e frente a fonte dos cavalos do Jardim de Alexandre.
Shopping Center Ohothij Rjad:


Optamos pela famosa rede Russa Tepemok, onde serve blini (uma espécie de crepe) e sopa. Uma delícia típica.


Amei essa rede e experimentei diversos sabores de blini. A de caviar é a tradicional. A sopa de queijo é deliciosa. Vale a pena. Uma ótima opção de refeição boa e barata.

Aquecidos novamente, pois todo lugar fechado de Moscou é extremamente quente, voltamos a realidade de temperaturas baixas que enfrentaríamos nos próximos 8 dias.

Tarde

De volta a Praça Vermelha, afinal todo roteiro turístico de Moscou começa no coração da cidade, a Red Square ou Krasnaya Ploshchad.
saint basils cathedral catedral de são basílio moscow moscou
Dia cinzento em Moscou

Realmente a praça é cercada pela cor vermelha, pelas muralhas do Kremlin, pelas construções nas tonalidades avermelhadas que rodeiam a praça, mas seu nome não tem nada a ver com cor e sim com beleza.
red square praça vermelha moscow moscou


red square praça vermelha

Krasnaya pode significar tanto vermelho quanto bonito e a verdadeira intensão do nome é significar Bonito, devido a Catedral de São Basílio.

A beleza da Red Square é realmente estonteante. É um lugar mágico, com muita energia e diferente de tudo que eu já tinha visto.

Resolvemos entrar na Catedral de São Basílio.
moscou catedral de são basílio russia

Ela é muito mais bonita por fora do que por dentro, mas seu interior é totalmente diferente, parece um labirinto cheio de esconderijos e salas secretas.

Ticket:  250 rublos por pessoa

Após a visita e aquecidos novamente, ficamos na festa que estava acontecendo na Praça Vermelha, com parque de diversões, barraquinhas e pista de patinação. Tudo muito animado. Logo anoiteceu e voltamos ao hotel.
inverno na russia moscou


praça vermelha red square


red square gum moscow


pista de patinação moscou

Noite
A noite fomos em um restaurante perto do hotel chamado CHAIHONA1, uma culinária diferente oriental de pratos deliciosos.
chaihona1 moscow russia


2 Dia - Segunda

Manhã

Dia de conhecer as estações de metro. Fizemos um tour por conta própria que vou contar em outro post.
metro de moscou


As 11h30min, paramos nosso tour para ir ao Teatro Bolshoi, pois havia um tour em inglês que começava as 12h15mim.
teatro bolshoi moscou


teatro bolshoi moscou
Relembrando os tempo de bailarina


teatro bolshoi moscou


cisne negro teatro bolshoi
O Cisne Negro

DICA: Foi a Guia Elena do Moscow Free Tour que me alertou - Só há visitas guiadas de Seg/Quarta/Sextas as 12h15min em inglês. Então programação é primordial. Chegue com antecedência de meia hora pelo menos, pois há fila e as visitas são limitadas.

Se quiser assistir um espetáculo, compre os ingressos pela internet com antecedência, pois esgotam logo, principalmente os Ballet mais famosos. Eu não consegui assistir o Lago dos Cisne que estava esgotados bem antes da minha viagem. Mas consegui assistir o Ballet Kirov em São Petersburgo, que é concorrente do Bolshoi.

Ticket:
Para mais informações: acesse aqui.
Siteclick aqui.

Almoço
Depois seguimos a dica de uma moradora local que conhecemos no avião e fomos para o Shopping Lotte Plaza, perto da estação de metrô Smolenskaya. Um shopping de 7 andares onde encontrará as melhores marcas por um preço bem melhor que o shopping GUM ( o shopping da Praça Vermelha).
lotte plaza moscou


Aproveitamos para almoçar no restaurante do último andar, PECTOPAH BALKON, simplesmente uma delícia.
pectopah restaurante balkon moscou

Localização: Moscow, Novinskiy Boulevard, 8, Lotte Plaza Mall, 7th floor


Tarde
Continuamos nosso tour de metro e paramos para andar pela Rua Arbat ao entardecer.  Uma espécie de calçadão cheia de lojinhas de souvenir. Não achei nada de muito especial na rua, apenas um ótimo local para comprara lembrancinhas de viagens.

Estava uma nevasca forte, mas não nos incomodou, pois nossos casacos comprados na Rússia servem para isso.
rua arbat moscou


rua arbat moscou


Voltamos para a Praça Vermelha e ela continuou linda a noite, toda iluminada. A decoração de natal ainda não tinha sido retirada e  enfeita a cidade no inverno cinzento. Isso é uma tradição em Moscou, os enfeites natalinos são retirados bem mais tarde do que de costume, assim a cidade fica linda a noite.
moscou russia praça vermelha


gum praça vermelha


3 DIA - Terça

Acordamos cedo e fomos para um shopping um pouco distante. Mas para que tanto shopping afinal??? Porque Moscou é ótima para compras!!! A quem diga o contrário, mas eu achei tudo muito barato, casacos, roupas, botas, acessórios.

Compramos vários casacos e roupas de inverno por um precinho irrisório. E os casacos de marca também são muito baratos. 

DICA: apesar de ter viajado com um casaco que aguenta uma temperatura de até -5, senti necessidade de comprar um casaco russo e posso dizer que não tem comparação. Nem precisava ficar com segunda pele com o casaco que comprei, bastava uma blusa leve. Mas isso depende de cada um. Na minha opinião, vestir um monte de roupa, ou em camadas, deixa a gente desconfortável.

Nada melhor que um casacão e acessórios adequados. E lembre-se, em Moscou todos os lugares fechados são extremamente quentes, por isso uma blusa leve por baixo é ideal para não sentir calor.

Tarde
Depois de algumas comprinhas, enfim fomos conhecer o Kremlin.
kremiln moscow


Compramos o ticket básico, sem visita aos museus.
O complexo é muito bonito.Há diversas construções e Catedrais.
kremiln moscow
Entrada


catedral do kremlin moscow
Umas das diversas Catedrais do Kremlin


catedral do kremlin moscow


kremlin moscow
Vista para o Rio Moscou


kremlin moscow


kremlin moscow
Interior do Kremlin

Ticket: 350 rublos por pessoa.

Depois fomos visitar a Catedral do Cristo Salvador (Хра́м Христа́ Спаси́теля). Fizemos o percurso a pé. É bem perto do Kremlin. Infelizmente estava fechada. Minha mãe que foi à Russia alguns meses antes disse que foi a Igreja mais linda que ela já viu. Que pena que escolhi o dia errado.
Catedral do Cristo Salvador (Хра́м Христа́ Спаси́теля)


Catedral do Cristo Salvador (Хра́м Христа́ Спаси́теля)

Ponte de Patriarshy


Ponte de Patriarshy moscow

Ponte de Patriarshy


DICA: todas as atrações fecham em um dia da semana, por isso pesquise antes de fazer seu roteiro para não acontecer de não conseguir visitar alguma atração.
Eu pesquisei, pesquisei e como não tracei um roteiro específico, não gosto de ficar presa, acabei deixando a Catedral para meu último dia em Moscou e não pude visitar. Blogueiro e viajante também falha :(

Mas como eu sempre digo, algo tem que ficar para trás para termos a desculpa de voltar!!! Rsrsrsrs.....

Estava um lindo dia de inverno, ensolarado e céu aberto. Lindo para fotos.... mas em compensação o frio era extremo.
kremlin moscow
Vista externa do Kremlin

Catedral de São Basílio moscou
Catedral de São Basílio


praça vermelha red square


Catedral de São Basílio moscou


DICA: São esses os dias mais frios. Os dias cinzentos são mais quentes. Não se deixe enganar pelo sol. Nesse último dia estava uma temperatura de -15 graus Celcius. Imagine a noite......

Almoçamos no Shopping GUM no restaurante Stolovaya №57. Um tipo de Self Service, mas quem serve você são as atendentes. Na verdade você pega o prato e vai pedindo o que deseja, mas não pode escolher a quantidade que quer, pois cada item é cobrado por porção. Então se você quiser strogonoff, por exemplo, a atendente vai colocar uma porção e não o quanto você deseja. Não dá para escolher um pouquinho de cada coisa.

O Shopping GUM fica na Praça Vermelha e é caríssimo. Só marcas famosas. A minha dica para comprar roupas de marcas boas é o Lotte Plaza. Aproveite o GUM para passear, tomar um chá, se aquecer um pouco e usar o toilete.
gum moscow
Interior do Shopping GUM

DICA: Pegadinha do toilette. As primeiras portas (cabines) são diferentes das escondidas no fundo que são normais. As primeiras cabines tem um buraco no chão apenas..... isso mesmo.... um buraco e um lugar para você colocar os pés..... aff..... fuja.....rsrsrsrs. Quando entrei e vi, fiquei paralisada e não sabia o que fazer, a guia Elena entrou em seguida e me disse para ir nas cabines do fundo..... ahhhh.... que alívio, toilette normal!!!!

Nesse lindo dia ensolarado e de céu azul foi um das noites mais lindas que já vi. O Céu tinha uma tonalidade azul turquesa. Estava maravilhoso!!!


Pena que não tenho uma máquina profissional e as fotos forma tiradas todos com Iphone.
red square praça vermelha moscow

red square praça vermelha moscow


red square praça vermelha moscow



red square praça vermelha moscow


Noite
A noite paramos em um Pub perto do nosso hotel....sim.... porque gostamos de tomar cerveja.
Pub Grace O'Mailey com uma decoração medieval, bem diferente.

4 DIA - Quarta

Viagem para São Petersburgo. Optamos por ir de Avião e voltar por Trem, pois voltaríamos para o Brasil de Moscou.

Pensamos que seria melhor ir de avião para não perder muito tempo e aproveitar o dia, e voltar de trem pois queríamos conhecer os famosos trem russos e também por precaução, pois trens são pontuais e avião em época de nevasca, podem atrasar e perder o voo para o Brasil na volta seria um caos.

No horário combinado, o motorista da Lingotaxi nos pegou no hotel e levou ao aeroporto VKO. 

Aproveitamos para almoçar por lá no Restaurante My My (leia-se Mu Mu), uma rede conhecida na Rússia que tem como mascote uma Vaca na porta do restaurante. Será bem fácil achar um em Moscou. É um tipo de restaurante self service em que a atendente te serve. Bom para quem não entende o idioma e nem fala inglês, pois basta apontar o que quer que a atendente coloca no seu prato.
restaurante my my russia moscou

Deixamos Moscou para conhecer São Peters. Uma cidade completamente diferente, nem parece a Russia. É a Veneza do norte.

Farei um post sobre a cidade. Continue acompanhando o blog.





Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas: KlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo 
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.