Saiba tudo sobre a Rota Romântica da Alemanha

Rota Romântica da Alemanha

Quer conhecer a Rota Romântica da Alemanha e não sabe por onde começar a pesquisa??? Neste post reuni as principais informações para você traçar um roteiro detalhado e explorar um dos lugares mais fascinantes da Alemanha.


Não conheci até hoje um trajeto tão lindo e incrível como a Rota Romântica da Alemanha. É a rota mais conhecida do país e pode ser percorrida de carro, de bike ao a pé. De carro são 410km, de bike são 460 km e a pé são 480km. Há também opção de ônibus que funciona de abril a outubro.

Escolhemos fazer o percurso de carro e fizemos na direção sul a norte. A grande maioria faz norte/sul, terminado a rota na cidade dos Castelos aos pé dos Alpes. Devido a nossa logística subimos a rota e terminamos a viagem na Holanda, passando pela Bélgica. Veja o roteiro completo dessa viagem nesse post.

Vou detalhar como foi nosso percurso, quais cidades paramos para dormir e quais cidades visitamos no trajeto.



SOBRE A ROTA

Criada em 1950 numa Alemanha pós II guerra ávida para construir a indústria do turismo, a rota passa por 28 cidades e diversos vilarejos encantadores da Baviera. Não é muito difícil ver o motivo da popularidade da trilha entre Würzburg e Füssen, um passeio que combina as cidades históricas de WürzburgAugsburg com as três cidades muradas medievais de Rothenburg ob der Tauber , Dinkelsbühl e Nördlingen  terminando com os destaques turísticos do Castelo de Neuschwanstein e dos Alpes. Simplesmente espetacular!!!

Ao longo dos 400km da rota, lindas paisagens diferentes a cada quilometro remeterá o viajante a uma imersão cultural intensa sobre a Alemanha e sua história. Paisagens de montanhas com castelos, cidades medievais amuralhadas, rios e vales, vinhedos, terras agrícolas, aldeias pitorescas e muita natureza é o que encontrará pelo trajeto.

Muitos dizem que a Rota começa em WÜrzbrug e termina em Füssen (norte/sul) e é o sentido que a grande maioria faz, inclusive quase não encontrei explicações na internet no sentido contrário. Como eu adoro coisas diferentes, percorri o sentido sul/norte. Depois que voltei da viagem, achei o relato da Cláudia do blog Felipe, o pequeno viajante, que fez no mesmo sentido.

Confesso que senti um pouco de dificuldade em me manter na rota com o GPS (waze) que me mandava para auto estrada toda hora. Há indicações na estrada nos dois sentidos, com a famosa placa marron: Romantische Strabe, mas muitas vezes era difícil de encontrá-la dentro da cidade para continuar na rota. Não sei disser se foi por inverter o sentido, mas afinal cabe ao viajante a escolha do percurso, pois o caminho é o mesmo, certo!! E estar no contra fluxo é melhor ainda, não tem trânsito.



DICA: assim que chegar na primeira cidade da Rota, vá ao posto turístico e pegue o mapa imprenso da Rota Romântica e coloque no GPS o próximo vilarejo e não uma das 28 cidades da Rota, assim você conseguirá se manter no trajeto. Olha o exemplo de parte do mapa abaixo:

mapa rota romântica



MEU ROTEIRO 

Nosso voo chegou em Munique, distante 130km da primeira cidade da Rota: Füssen. Então resolvemos percorrer uma parte da Rota dos Alpes e aproveitar a viagem. Mas isso contarei em outro post.

Para fazer a rota romântica com calma fizemos 4 paradas para pernoite, sendo 2 noites na primeira cidade, pois a prioridade era conhecer a região alpina e os castelos.


  •  Hospedagens
Primeira Parada: Escolhemos a cidade de Schwangau (segunda cidade da rota) para as 2 primeiras noites. Motivo: ficar no espetacular hotel Das Rübezahl que tem o Castelo de Neuschwanstein em seu quintal, assim já conheceríamos as 2 primeiras cidades do percurso e os 3 Castelos do Rei Ludwig II. Primeiro trecho percorre 12 cidades incluindo a segunda parada. Nesse trecho não senti dificuldades com o GPS.
Das Rübezahl
Das Rübezahl 
Segunda Parada: Augsburg, uma das mais antigas cidades da Alemanha.  O segundo trecho percorre 09 cidades incluindo a terceira parada. Esse foi o trecho com mais dificuldade no GPS. Escolhemos o hotel mais tradicional da cidade para uma hospedagem luxuosa, o Steigenberger Drei Mohren, da rede Deutsche Hospitality. Com certeza a melhor escolha com localização excelente.
Steigenberger Drei Mohren

Terceira Parada: Rothenburg ob der Tauber, a cidade medieval mais encantadora do trajeto. O terceiro trecho percorre 07 cidades incluindo a quarta parada.  O hotel escolhido foi um dos únicos 4 estrelas da cidade, localizado no melhor lugar: Hotel Alter Brauhaus.
Hotel Alter Brauhaus.

Quarta Parada: Wurzburg.
Escolhemos um hotel de rede que embora 3 estrelas, é super bem localizado e merece status 4 estrelas pela modernidade e amplitude dos quartos: Mercure am Mainufer da Rede Accor.
Mercure am Mainufer


  • Cidades
Sentido Sul/Norte

Trecho 1 - de Füssen a Augsburg

1) Füssen - considerada a alma romântica da Baviera, está localizada aos pés do Alpes e é a cidade mais alta da região. Seu entro histórico do período medieval tardio, tem mais de 2000mil anos. Local onde o Rei Maximillian II construiu sua residência de verão  Hohenschwangau e a escolhida pelo Rei Ludwing II para a construção do Castelo de Neuschwanstein.

Atrações:
- Antigo mosteiro beneditino e basílica de St. Mang datada do século IX.
- Hohes Schloss
- Reihenstrabe, a principal rua comercial com casas históricas
Reihenstrabe Füssen Alemanha
Reihenstrabe  - Füssen Alemanha

Distância para a próxima cidade: 04km

2) Schwangau - Rodeada por 4 lagos, lugar de paisagem incrível protegida pela montanha Ammer. Ideal para passeios ao ar livre, pois possui 120km de trilhas. É a cidade mais próxima dos Castelos e ideal para relaxar nas termas reais de cristal. Foi a cidade escolhida para passarmos 2 noites agradáveis no lindo hotel Das Rübezahl. Na minha opinião vale a pena 2 noites ou mais para desfrutar da região alpina, a mais bonita da rota.
Atracões:
- Castelo de  Neuschwanstein
- Castelo de  Hohenschwangau
- Palácio Linderhof
- Termas de Königliche Kristall
- Escavações Romanas
- Teleférico Tegelberg com 1720 m de altura.


Schwangau Rota Romântica Alemanha

Schwangau

Distância para a próxima cidade: 10km

3) Halblech - fica na paisagem protegida das colinas de Ammer, imerso em um amplo vale. São 200km de vias pedonais e ciclovias além do teleférico de esqui Buchenberg. Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade:  09km

4) Steingaden - estância de férias ao sul de Pfaffenwinkel onde as rotas romântica e alpina se cruzam. A cidade é famosa pela proximidade com a igreja em estilo rococó Wieskirche (Patrimônio da Unesco) em uma paisagem pré alpina. Vale a pena uma parada para conhecer a igreja, apesar de desviar um pouco o caminho. O estacionamento é pago (2 euros) por hora.
Wieskirche Rota Romantica Alemanha
Wieskirche 

Distância para a próxima cidade: 7km

 5) Wildsteig - Cercada pelas montanhas Ammergau e Allgäu, estância ideal para descanso e repouso em meio a natureza. Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 6km

6) Rottenbuch - Localizada no vale do Ammer, tem o impressionante claustro do convento Augustino com mais de 900 anos e a igreja Nascimento de Maria como atrações. Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 10km

7) Peiting - Situada entre os rios Lech e Ammer é uma das mais antigas povoações da região.  Tem como atrações escavações de uma vila romana, a igreja de São Miguel e o monte Hohenpeibenberg. 
Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 03km

8) Schongau - um complexo urbano medieval com muralhas, portões e torres evidenciam a riqueza histórica da cidade.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 3km

9) Hohenfurch - situada no vale do rio Schönach, rodeada por florestas, encontra-se essa linda cidade com apenas 1600 habitantes num clima rural. Há trilhas para caminhadas e bike e uma variedade de opções de atividades ao ar livre.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 37km

10) Landsberg am Lech - fundada por Henrique, o Leão, tem mais de 850 anos de história. O ponto alto é a praça central, a torre Schmalzturm e a fachada enixamel da Câmara Municipal. Foi a cidade escolhida para um stop para o almoço e caminhada ao redor do Rio Lech e sua linda ponte. O centro histórico é uma graça e vale a pena uma volta de carro para conhecer a cidade.
Landsberg am Lech  Rota Romântica Alemanha
Landsberg am Lech
Landsberg am Lech

O restaurante que escolhemos não fica na praça central, que são os mais turísticos, mas logo passando pela torre principal. Acertamos na escolha: Wirtshaus am Spitalplatz, super bem servido e a comida é uma delícia.
Wirtshaus am Spitalplatz
Distância para a próxima cidade: 40km

11) Friedberg - a mais antiga cidade da Baviera, fundada em 1264 pelo Duque Luís II, tem como ponto principal a praça Marienplatz e a Câmara Municipal renascentista.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 6km

12) Augsburg - fundada a mais de 2000 mil anos pelo Imperador Augustus é uma das cidades mais antigas da Alemanha. Teve sua época de glória nos séculos XV e XVI e o centro histórico é prova dos áureos tempos com fachadas renascentistas e barrocas dos palácios e casas burguesas.

Foi a cidade escolhida para pernoite num dos hotéis mais emblemáticos e tradicionais localizado no centro histórico. Programe-se para chegar no máximo as 15h e aproveitar para conhecer a cidade.

➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Augsburg na Alemanha

Augsburg
Trecho 2 - de Augsburg a  Rothenburg ob der Tauber
Distância para a próxima cidade: 41km

13) Rain - fundada a mais de 750 anos para defesa do noroeste da Baviera,  é conhecida como cidade das flores. Ruínas da muralha e vestígios da antiga fortaleza anda são visíveis. A construção majestosa da prefeitura em estilo rococó também impressionam o visitante.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 22km

14) Donauwörth - Na foz dos rios Wörnitz e Danúbio encontra-se essa cidade cuja origem remonta a uma povoação de pescadores da ilha Ried. O centro histórico, com lindas mansões imponentes é considerada uma das mais belas ruas do sul da Alemanha. Paramos para passear pela cidade que é linda. Siga até a Rua  Reichstrasse procure um estacionamento (Parking) e caminhe pelo centro.
Donauwörth Rota Romantica
Distância para a próxima cidade: 17km

15) Harburg - Seu centro histórico com construções enxaimel e casas com frontão barroco impressionam o visitante. O Majestoso e mais bem conservado castelo da Alemanha domina a paisagem.  Apenas passamos pela cidadezinha mas paramos para admirar a paisagem.
Harburg  Rota Romântica
Distância para a próxima cidade: 23km

16) Nördlingen - cidade localizada no centro da cratera do meteoro Ries, a cidade em estilo mediaeval é rodeada  por uma muralha, única na Alemanha em seu gênero, muito bem conservada que pode ser percorrida a pé. Da Torre igreja St. Georg, em estilo gótico tardio, pode-se admirar a bela paisagem da cidade. Prepare o fôlego para a subida, pois são 90 metros de altura. Essa cidade merece um stop e subida a Torre.
Nördlingen
Nördlingen
Nördlingen

Nördlingen
Distância para a próxima cidade: 07km

17)  Wallerstein - marcada pela história de residencia dos príncipes em Oettingen-Wallerstein. O centro é conhecida pelo monumento da Santíssima Trindade.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 22km

18) Dinkelsbühl - Bonitas igrejas, casas comerciais e arquitetura tradicional das casas enxaimel fazem dessa cidade um lugar encantador. Uma das mais lindas cidades do trecho  ideal para um stop para um café e foi o que fizemos. Achei a cidade mais linda de todo o percurso.
Dinkelsbühl
Dinkelsbühl
Dinkelsbühl
Distância para a próxima cidade: 12km

19) Feuchtwangen - famosa pelos festivais do claustro.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 16km

20) Schillingsfürst - situado no meio do parque natural rodeado pelos bosques Farnkenhöhe, divisa das águas do Reno e Danúbio, conhecida por ser uma estância de relaxamento.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 17km

21) Rothenburg ob der Tauber - uma das cidades mais charmosas e lindas da Rota e perfeita para um stop e pernoite. Os pontos altos são a praça principal (Markplatz) com a majestosa prefeitura; a Plönlein, a bifurcação mais conhecida da cidade e a muralha e suas torres. Aproveitamos para descansar num dos poucos hotéis 4 estrelas da cidade, localizado pertinho da praça principal. Tente chegar cedo para conhecer a cidade ou fique na manhã do dia seguinte, antes de continuar a rota.

➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Rothenburg


Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber

Distância para a próxima cidade: 19km

Trecho 3 - de  Rothenburg ob der Tauber a Würzburg

22) Creglingen - A história da cidade está cravada nas muralhas, no antigo palácio e nas casas enxaimel. Dente as atrações estão o Museu do Dedal e o Museu Judaico. Um excelente local de descanso, caminhadas e turismo rural.  Apenas passamos pela cidadezinha.
Distância para a próxima cidade: 08km

23) Röttingen - alinhada entre colinas e vinhedos, situa-se no vale do Tauber, cercada por um fortificação de 7 tores bem preservadas. Cidade dos relógios de sol com 25 peças únicas espalhadas por 2km. Apesar da chuva, tentamos procura os relógios e achamos 3. Se o dia estiver bom, vale a pena uma parada.
Röttingen
Distância para a próxima cidade:  08km

24) Weikersheim - situada no meio de vinhedos, com um imponente castelo renascentista e jardim em estilo de Versalhes. Um destaque para a praça central e sua igreja. Se tiver tempo, conheça o castelo. É lindo por fora e fica bem no centro da cidade. Infelizmente meu tempo estava apertado e a chuva atrapalhou o passeio. Mas seria uma das cidades para um stop e até almoço.
Weikersheim

Weikersheim
Distância para a próxima cidade: 12km

25) Bad Mergentheim - tem fama de ser uma cidade internacional da saúde e é conhecida pelo Castelo da Ordem, pela Madonna Stuppach e pelo SPA Solymar.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 10km

26) Lauda-Königshofen - cidade vinícola no vale do Tauber com lindos bosques, imponentes muralhas e inúmeros vinhedos. Demos uma volta rápida pela cidade.
Lauda-Königshofen
Distância para a próxima cidade:  10km

27) Tauberbischofsheim - um antiga cidade entre os Rios Main e Tauber. Destaque para a Câmara Municipal neogótica com carrilhões e para o centro de treinamento olímpico de esgrima.  Apenas passamos pela cidadezinha.

Distância para a próxima cidade: 31km

28) Wurzburg - a cidade da universidade e dos congressos situada as margens do rio Main no coração da zona vinícola da Francônia. Abrigou a residência dos príncipes-bispos e tem o ponto forte o centro histórico com inúmeras construções. Uma das maiores cidades da Rota, por isso o ponto escolhido para a pernoite foi pertinho do centro e de fácil acesso a pé. O hotel que atendeu nossos requisitos foi o Mercure am Mainufer da rede francesa Accor.

Atrações:
- Forte de Marienberg do início do século XII
- Residenz
- Catedral de St. Kilian
- Centro histórico

➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Würzburg na Alemanha

Wurzburg
Forte de Marienberg 


Wurzburg

Wurzburg
DICAS

DICA 1: tente chegar as 15h ou 16h na cidade de pernoite, assim conseguirá explorar um pouco do local, caso contrário, precisará fazer na manhã do dia seguinte, antes de começar a rota. As cidades de pernoite geralmente são as maiores e com muitas atrações, mas você pode escolher outra pelo caminho. 

DICA 2: Na Alemanha os restaurantes fecham cedo. Tente chegar até no máximo as 20h para jantar.

DICA 3: eu deixei todos os hotéis reservados para não perder tempo procurando, ou seja meu roteiro estava pronto. Há quem prefira escolher a cidade e o hotel na hora, mas dependendo da estação do ano, tudo poderá estar lotado. Não acho que engessei o roteiro e sim que economizei tempo.

A Rota é composta de 28 cidades, todavia entre elas há muitos vilarejos encantadores, portanto o percurso em si já é lindo, não precisa conhecer todas as cidades, nem dá tempo. Faça o que seu coração mandar e pare onde tiver vontade. Aproveite para apreciar a paisagem, sentir o ar puro das montanhas e o canto dos pássaros, pois no trajeto há uma variedade de rios, campos, florestas, vales e vinhedos. Todas as cidades tem um toque especial,  mas só de passar por elas e pelos vilarejos já vale a viagem.


 Brasileiros e direção na Alemanha

Pra dirigir na Alemanha, veja as informações do site do consulado brasileiro em Frankfurt:

Turista brasileiro na Alemanha (até 180 dias): O turista brasileiro pode dirigir na Alemanha, por um período de até 6 meses, com sua CNH brasileira válida. Base legal: Convenção sobre Trânsito Viário celebrada em Viena, em 08 de novembro de 1968, da qual são signatários os dois países.
Segundo informações das Representações Diplomáticas alemãs no Brasil, os brasileiros têm permissão para conduzir no país com a habilitação nacional brasileira acompanhada de uma tradução juramentada para o alemão ou de uma habilitação brasileira internacional (Permissão Internacional para Dirigir – PID*)
PID deve ser solicitada no Brasil junto ao DETRAN de seu Estado. Para obter a permissão, o condutor deverá possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), devendo esta estar vigente.

* PID – Permissão Internacional para Dirigir


Para mais informações sobre a Alemanha, acesse o Post Índice

Leia mais: 
Roteiro pela Alemanha, Bélgica e Holanda
O que fazer em Munique
Bate e volta a partir de Frankfurt
Especial Carnaval: Como é o Carnaval na Alemanha
Rota Romântica do Vale do Reno: Rüdesheim am Rhein
Links Úteis:
Site oficial
Romantic Road
Rota Romântica por Francine do Viagens que Sonhamos

APOIO
Agradecemos  a todos apoiadores listados abaixo e informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.
* O Blog Love and Travel passeou pela Alemanha com o apoio do órgão de turismo: Centro de Turismo Alemão DZTtodavia muitas outras despesas foram custeadas pelo blog. Tivemos apoio também de todos hotéis no percurso da Rota Romântica.

E você? Já fez a Rota Romântica da Alemanha?? Então deixe um comentário e conte como foi sua experiência.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.