Degustação de vinhos e passeio de bike por Mendoza: Região de Maipú

Continuando os post sobre a viagem de final de ano pelo Chile e Argentina........

* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 15 dias pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.

Sexto dia de Viagem, um sábado, roteiro programado para conhecer a região de Maipú, a poucos minutos de Mendoza.

Como já disse neste post escolhemos 2 bodegas para degustação, a tarde estava livre para conhecer algumas que encontrássemos pelo caminho.

Bodegas escolhidas: Zuccardi e Trapiche. Não havia necessidade de reservas, bastava chegar no horário pre-determinado para as visitas, assim não precisa esperar a próxima.

As vinícolas de Maipú ficam abertas até mais tarde aos sábados.

orange bike mendoza maipu

Maipú está localizado a apenas 15 Km de Mendoza a uma altura de 800m e oferece uma ampla e variada oferta turística. Conhecida como "Primeira Zona" ou o "Berço do Vinho".

A riqueza do solo com suas características minerais, somado ao clima da região fazem de Maipú um dos melhores lugares para viticultura.

Nessa região também se encontram as plantações mais antigas de olivas.

A grande diferença de Maipú é que existem poucas vinícolas, próximas uma das outras e podem ser percorridas de bike.

9h30min - FAMILIA ZUCCARDI

Fomos de carro até a Zuccardi, pois é um pouco afastada das demais bodegas.

familia zuccardi mendoza maipu

Para degustação não precisa de reserva, todavia para os demais passeios da Zuccardi, há necessidade de reserva prévia.

Familia Zuccardi é uma empresa familiar fundada em 1963. Com base em um método empregado na Califórnia, seu idealizador Alberto Zuccardi implantou um sistema de irrigação que deu certo.

Uma moderna infra-estrutura somada ao artesanal processo de elaboração caracteriza os vinhos da Zuccardi pelo nível de qualidade e estilo moderno.

Inovando com vinhos elaborados a partir de variedades de uvas não tradicionais na Argentina, a vinícola é reconhecida como pioneira na elaboração de varietais como Tempranillo, Bonarda, Viognier, Caladoc, Marselán e Ancellotta.

A bodega é uma das principais vinícolas da Argentina. Com um projeto inovador, a Familia Zuccardi oferece vinhos mais leves e aromáticos mantendo um nível de excelência.

Com uma produção anual de 20 milhões de litros, 80% é Santa Julia.

familia zuccardi mendoza maipu santa julia

A bodega oferece vários tipos de programas: Tasting Course, Tea Afternoons, Picnic in the Gardens, Let's Cook, Let's fly, Classic wine tour, Let's prume, Let's harvest, Art & Wine, bike & Tasting. Tudo oferecido pela Casa del Visitante da Familia Zuccardi.

familia zuccardi mendoza maipu

Há também 2 restaurantes na bodega nos quais a reserva prévia é obrigatória.

Zuccardi também produz azeites de ótima qualidade podendo ser degustados.

Chegamos a 9h e a primeira visita começa as 9h30min. Foi nos oferecido um espumante enquanto aguardávamos.

familia zuccardi mendoza maipu

Em um grupo de 6 pessoas, visitamos as instalações modernas da vinícola. A guia nos explicou detalhadamente todo processo de produção e visitamos as instalações. Tanques de aço e barricas de carvalho francês e americano.

Após a visita chegamos a sala de degustação. Provamos  três tipos de vinho. Um rose e dois tintos. O vinho Rose era bem diferente e uma delícia. Provamos também um Syrah Santa Julia.

Após a degustação conhecemos a lojinha da Zuccardi.

Localização: Ruta Prov. 33, Km 7,5, Maipú
Email: reservas@familiazuccardi.com
Site: acesse aqui

***********************************************************************************

Após a visita na Zuccardi, nos dirigimos ao centro de Maipú para alugar bicicletas e percorrer as outras bodegas.  Wineries e Bike em Mendoza é muito comum, e a região mais propícia é a de Maipú, pois as bodegas são próximas.

Mesmo no verão, com temperaturas beirando os 40 graus e clima extremamente seco, é uma delícia passear de bike.

Alugamos na ORANGE BIKE.

O aluguel inclui a bike, uma garrafa de 2L de água, mapa, informação turística e wi-fi no estabelecimento.

orange bike maipu mendoza

Uma aventura diferente e muito legal. Recomendo fazer a visita de bike. Eu que sou uma pessoa extremamente fresca, não gosto de sol e de passar calor, de trilhas e fazia anooossss que não andava de bike, AMEI!!! A gente nem sente calor.... o vento é bem refrescante. Só não esqueça do filtro solar nas pernas e braços.

Adorei minha aventura de bike pelas vinícolas de Mendoza.

Informações no siteacesse aqui

Já era quase meio dia e resolvemos conhecer a Bodega Domiciano, por indicação do estabelecimento de bike. Todavia a próxima visita começaria as 13h00, como não queríamos esperar partimos para outra.

12h45 - MUSEO DEL VINO LA RURAL

Quando chegamos, já havia começado uma visita guiada, então fomos por conta própria mesmo. Não precisa pagar nada. Muito interessante.

museu do vinho la rural mendoza

Estabelecido na antiga residencia familiar de Don Felipe Rutini, o fundador da Bodega La rural em 1885, o acervo do Museu contém ferramentas, utensílios, instrumentos, veículos, mobília, máquinas relacionados a vitivinicultura local, sendo considerado o Museu mais significativo existente na América Latina.

Eles têm muitas linhas diferentes de vinho: Rutini, Trumpeter, La Rural e San Felipe.

Vale a pena a visita que ocorre de 30 em 30 minutos das 9h00 as 13h00 e das 14h00 as 17h00 de segunda á sábado.

museu do vinho la rural mendoza

Localização: Montecaseros, 2625, Maipú.
Email: museo@bodegalarural.com.ar
Site: acesse aqui

Pegamos nossas bikes e passamos em frente a uma casa de azeite, geleia, licores e chocolates. Resolvemos parar.

orange bike maipu mendoza

13h30min - ENTRE OLIVOS

Na verdade é uma loja que vende azeite, pasta de azeite, aceto balsâmico, geleia, licor e chocolate.

Resolvemos experimentar. Foi colocado um cesto de pão a nossa frente e poderíamos provar a vontade. Havia uma mesa de azeite e pasta, outra mesa de geleia e outra de licor e chocolate.

entre olivos mendoza

Não lembro o valor que pagamos, mas foi baratinho.

A pasta de azeitona e o aceto balsâmico vale a pena. Muito bons. Tive que trazer alguns. O licor e chocolate não achei graça. Também trouxe uma geleia.

Essa parada foi estratégica, hora da fome....rsrsrsr. Enganamos o estômago e seguimos para a próxima bodega. Parar para almoçar a essa hora significaria perder degustações e visitas.

15h00 - TRAPICHE

Chegamos no horário da última visita. Que bom que não paramos para almoçar.

trapiche maipu mendoza

Uma mistura entre tradicional e industrial, velho e novo. É imponente e exuberante.

Trapiche comprou uma bodega inspirada no Renascimento Italiano, fundada em 1912, que ficou fechada por 4 décadas. Iniciou um processo de restauração no casarão que hoje abriga um pequeno museu.

Fundada em  1883, por  Don Tiburcio Benegas, Trapiche começou sua história em Godoy Cruz. Seu fundador importou videiras francesas e tecnologias avançadas para a época. Ficou mundialmente conhecido como fundamental para a indústria do vinho na América.

Foi uma das pioneiras em exportação. Em 1889, recebeu de Paris o primeiro reconhecimento internacional. Em 1920, duas de suas marcas, Fond de Cave e Broquel conquistaram o público exigente de diversas partes do mundo. Em 1970 as atividades de exportação se intensificaram, representando hoje 9% das exportações da Argentina.

Hoje possui 1.255 hectares de plantios próprios e trabalha com mais de 300 produtores de diferentes áreas de Mendoza, que são acompanhados e instruídos durante todas as fases de crescimento da videira.

Atualmente não pertence mais a família Benegas. Foi vendida na década de 70 para o Grupo Pulenta e na década de 90 para investidores americanos. (Fonte: lanacion.com)

Nossa visita começou com um vídeo explicativo. Depois seguimos para o prédio restaurado que abriga peças antigas de produção de vinho.

trapiche maipu mendoza

No segundo andar do galpão um salão para eventos e comemorações.

Curiosidade: O estabelecimento fico ao lado da uma antiga estrada de ferro, que quando ativa levava os vinhos até Buenos Aires para serem engarrafados.

A Sala de degustação é muito linda e arejada. Em uma das partes o chão é de vidro sobre os barris de carvalho da bodega. Uma decoração rica em detalhes, moderna e tradicional.

Degustamos três tipos de vinho tinto, dentre eles o Fond de Cave Cabernet Sauvingnon e o Trapiche Medalla.

Localização: Nueva Mayorga, s/n, Maipú, Mendoza
Siteacesse aqui
Email: visitas@trapiche.com.ar

Visitas: De segunda a sexta das 90:00 às 17:00
Sábados,Domingos e feriados das 10:00 as 15:00

16h00 - OLIVÍCOLA SANTA AUGUSTA

Saindo da Trapiche, na quadra seguinte, está localizada a Olivícola Santa Augusta. O pessoal da Orange Bike nos informou sobre o almoço do local e resolvemos parar.

trapiche maipu mendoza

O estabelecimento oferece degustação de azeite e almoço simples.

Primeiramente fizemos a degustação, servida ao ar livre aos pés de uma árvore. Tudo muito diferente.

Prova-se o azeite puro em colher, do mais suave ao mais encorpado.
A segunda prova pode ser feita com pão, todavia sempre provar primeiro puro, para sentir melhor o sabor.

O lugar era uma graça, bem arborizado. Uma ótima opção para um descanso e almoço.

trapiche maipu mendoza

Farei um post exclusivo sobre a degustação de azeite.

Localização: Julio Roca, 2327, Coquimbito, Maipú, Mendoza.

Devolvemos as bikes, pegamos a carro e fomos direto para CarinaE. Indicação do meu namorado que já conhecia.

17h30 - CarinaE

Um charmosa bodega boutique e artesanal um pouco mais afastadas das demais, pertencente ao casal francês Brigitte e Philippe Subra, que após serem transferidos para Mendoza em 1998, se apaixonaram pela vinicultura.

bodega carinae mendoza

Fundada em 2003, aponta exclusivamente vinhos de alta qualidade.

Seu nome vem do latim "De Carina" e refere-se a uma constelação do sul. Aparece durante o verão e outono, especialmente durante a período de colheita.

Sua produção é de 260 mil litros. O Armazenamento é em piscinas de concreto velho, reparado com epóxi, em um prédio novo. Possui duas salas de 300 barris, a maioria de carvalho francês.

Sua produção é exportada para diversos países e já conquistou reconhecimento de críticos internacionais.

O resultado é a conjugação perfeita entre savoir faire francês e a paixão argentina.

bodega carinae mendoza

Há diferentes tipos de degustação. Escolhemos a Prestige que incluía um Malbec Rosado da linha Jovem, delicioso e refrescante; um Cabernet e um da linha Prestige Assamblage.

O meu escolhido: Malbec Rosado. Diferente, refrescante.

Voltamos com alguns exemplares na mala.

bodega carinae mendoza

Essa bodega boutique é um charme e a recepção foi ótima e exclusiva, essa é a grande diferença de visitar vinícolas menores.

Não precisa fazer reservas.

Localização:Videla Aranda, 2899, Cruz de Piedra, Maipú.
Email: carinae@carinaevinos.com

bodega carinae mendoza

Terminamos mais um dia de degustação em Mendoza com muita história para contar,  bagagem e experiências para compartilhar.

* Informo que este post não é um plurieditoral e/ou patrocinado e expressa minha sincera opinião sobre os lugares visitados.

Já esteve em Mendoza?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.

Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI

Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.

⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.