Conhecendo a Serra da Estrela em Portugal


Serra da Estrela - Portugal


Desfrute do silencio das alturas no ponto mais alto de Portugal continental. Lugar que merece ser visito independente da estação do ano, pois há neve no inverno e balneários no verão. Permita-se momentos de paz e tranquilidade em meio a natureza e aldeias típicas. Visite o centro de Portugal!


Mais um pico nevado para minha lista. Quem acompanha o blog sabe que adoro viagens frias além de vista dos pontos mais altos de cada país e Portugal não poderia ficar de fora. Tive a oportunidade de subir a Serra no inverno e apesar de baixa altitude comparada com outros lugares, a experiência foi incrível.

Localização/ Como Chegar

Situada no maciço montanhosos central, o Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa com área total de 101.060 ha. Para entender melhor,  segue um mapa abaixo.
Conhecendo a Serra da Estrela em Portugal
Mapa divulgação
Distante aproximadamente 300km de Lisboa e 200km de Porto, pode ser acessada por carro tranquilamente, aliás é a melhor opção na minha opinião.  Ao chegar na base do Parque da Serra, seja de qual direção vier, a subida será um belo passeio que passa por desníveis montanhosos recortados pelos vales dos rios Zêzere e Mondego.

Estradas:
A25 - saídas em Viseu (N231), Mangualde (N232), Celorico da Beira e Guarda
A23 - saídas de Covilhã, Belmonte e Guarda
N17 - saídas em Seia, Guarda e Celorico da Beira
Serra da Estrela - Portugal
Serra da Estrela - Portugal

    
Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.

Sobre a Serra

A Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal continental com altitude de 1.993 metros. Um lugar de lindas paisagens, vales, penhascos, glaciares no inverno e natureza exuberante. Com mais de 350 km de trilha é ideal para prática de diversos esportes, tais como trekking, ciclismo, cavalgada, parapente, esqui, snowboard.  
Serra da Estrela - Portugal
Na primavera e verão aproveite para percorrer a pé a montanha por trilhas marcadas e visitar lagos com águas cristalinas. A dica fica para a Rota das 25 lagoas.

Entre dezembro e maio, os meses mais concorridos,  é o único lugar para praticar esportes de neve e outras modalidades. Todavia há pista sintética para a prática do esporte durante o ano todo.
Serra da Estrela - Portugal

Com vasta área de pastagens, os grandes rebanhos de ovelhas são guiados por cães da raça cujo nome a Serra homenageou. O produto mais característico da região, o Queijo da Serra, uma verdadeira iguaria, é produzido artesanalmente a partir do leite das ovelhas. Seu exterior é uma casca de consistência mais dura e o interior é derretido e apetitoso. Não perca a oportunidade de saboreá-lo acompanhado de pão tradicional e até levar um exemplar para casa.

As principais cidades da região são: Seia, Gouveia, Guarda, Covilhã e Manteigas. Você poderá escolher uma dessas cidades para ser a base para hospedagem e conhecer a região. Optei por me hospedar em Manteigas, o local mais próximo do pico. 
Quer ficar conectado nas alturas?? Então adquira o chip com internet ILIMITADA da EasySim4U


Onde se Hospedar na Serra da Estrela

A escolha foi uma casa familiar, totalmente reformada e assim vivenciar uma experiência em uma vila bucólica. Apesar de não ser um hotel, a casa possui 4 quartos duplos equipados com ar condicionado, TV de tela plana, banheiro privativo e acesso Wi-Fi é gratuito.

Há uma sala de estar comum, onde os hóspedes podem relaxar  na lareira e desfrutar de um chá ou vinho. Todas as proprietária prepara o café da manhã, servido na cozinha da Casa D'Avenida.

Uma escolha certeira para se envolver no que a Serra tem de melhor a oferecer.

Casa D´Avenida Serra da Estrela
Foto Divulgação


O que visitar

1) A Torre da Serra
O ponto mais alto da Serra e estância de Ski. A vista é simplesmente espetacular.
Serra da Estrela - Portugal
Serra da Estrela - Portugal
Serra da Estrela - Portugal
 Serra da Estrela

Estância de Ski
Horário
Entre Novembro e Abril, diariamente das 9h as 17h
Email: estancia@turistrela.pt  
Website: acesse aqui
Ticket: a entrada depende do pacote escolhido

2) Skiparque
Localizado em  Manteigas, este espaço para diversão durante o ano todo. Há varias pistas sintéticas com diferentes inclinações, teleski, praia fluvial, casas de xisto para pernoite e bares.

Horário
Aberto diariamente das 10h as 18h
Ticket:  a entrada depende do pacote escolhido
E-mail: skiparque@saboresaltaneiros.pt
Website: acesse aqui

3) Linhares da Beira
Situada na vertente ocidental, é o local para voos de parapente. Seu nome tem origem do linho, que foi muito importante na região.
Website: acesse aqui
Foto Divulgação
4) Rota das 25 lagoas
Se sua viagem for no verão, há muitas lagoas para visitar e se refrescar na região

5) Museu do Pão 
Localizado em Seia, é onde as receitas contam a história da região.

Horário
De terça a Domingo das 10h as 18h
Ticket:  a entrada custa €5.00
E-mail: info@museudopao.pt 
Website: acesse aqui

6) Museu Solar do Queijo
Localizado em Celorico da Beira, o visitante poderá apensa degustas ou simplesmente levar um exemplar para casa do queijo mais famosas da região.


7) Belmonte
Terra de Pedro Álvares Cabral, na encosta oriental da Serra. Uma aldeia encantadora que vale a visita.
Belmonte Portugal
Para saber mais:
Serra da Estrela:

Sabia que: 
O Seguro Viagem proporciona mais tranquilidade e segurança para suas viagens em casos de imprevistos e emergências e pode ajudar em muitos transtornos como o extravio de bagagens. 

Sabia que para viajar para os países signatários do Tratado de Schengen há obrigatoriedade da Assistência Viagem, para turistas, com o valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente.



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no GetYourGuideTicketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.