Dicas de como escolher as vinícolas de Mendoza, na Argentina, para degustação.






Continuando os post sobre a viagem de final de ano  pelo Chile e Argentina........

* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 15 dias pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.


O quinto e sexto dia de viagem ficaram reservados para visita e degustações nas bodegas.


Mendoza produz 70% dos vinhos da Argentina, sendo considerada uma das grandes capitais mundiais do Vinho. É  dividida por regiões que abriga mais de 1200 vinícolas. As principais regiões são: Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco.

A geografia de Mendoza é estonteante. Aos pés da Cordilheira dos Andes, com seus eternos picos nevados, dias de sol e céu azul praticamente o ano todo.


Luján de Cuyo aos pés da Cordilheira dos Andes
Durante os meses de fevereiro, março e abril ocorre a colheita, sendo que no primeiro sábado de março há a comemoração com a Festa Nacional da Vindima, uma das comemorações mais populares e esperadas da Argentina com participação de visitantes de todo o mundo.


  • As Regiões:

 - Luján de Cuyo: localizada na Zona Norte a 40 minutos ao sul de Mendoza, tem altitudes entre 800 e 1.100 metros, é conhecida como a Terra do Malbec.


Mapa extraído do site Caminos Del Vino

Cavas Wine Lodge em Luján de Cuyo


- Maipú: Próxima a cidade, é uma região menor e com poucas bodegas, todavia é considerada " o berço do vinho".  Há também olivícolas e em algumas tem degustação de azeite.


Mapa extraído do site Caminos Del Vino

Bodega CarinaE em Maipú

- Valle do Uco: região mais nova localizada a 80 minutos ao sul de Mendoza, com altitudes entre 900 e 1200 metros é considerada uma das mais altas do mundo

Mapa extraído do site Caminos Del Vino


Peculiaridades: rico solo calcário e argiloso, clima desértico, escassas chuvas, média de 300 dias de sol por ano, vento seco, baixa umidade e grande diferença de temperatura entre dia e noite fazem a região de Mendoza perfeita para a produção de vinho.


Bodega Alta Vista em Luj´sn de Cuyo


Curiosidades: foi através do Jesuítas que cruzaram os Andes, vindo do Chile, que as primeiras mudas chegaram a região de Mendoza e foram cultivadas pelos imigrantes europeus.

Com muita pesquisa e estudo tracei o roteiro das degustações.


Sala de degustação da Pulenta
Os sites pesquisados estão listados abaixo, além de muitos blogs de viagem. A Lily Pestana do Blog Apaixonados por Viagens me ajudou muito, pois havia feito essa viagem na mesma época 1 ano antes.


Disponibilizo abaixo dois guias do site Experience Mendoza para download, um em português e outro em inglês. Esses guias são bem completos, explicam sobre a principais bodegas, os melhores restaurantes, hotéis e passeios.





Se você é como eu e gosta de fazer tudo sozinho, segue algumas dicas para se organizar:

1. Visite as vinícolas por região, ou seja, pesquise a localização das vinícolas que quer conhecer e agrupe-as por região e proximidade;

2. Faça reservas para garantir a visita. Há bodegas que não necessitam de reserva, mas se você quer muito conhecer determinada vinícola, não tente a sorte. Mande um email que será logo respondido;

3. Algumas vinícolas, apesar de localizadas na mesma região, podem ser distantes uma das outras, então estude a localização fique atento no horário das reservas. Nunca marque horários próximos se as vinícolas forem distantes;

4. Fique atendo aos sábados, domingos e feriados, pois há bodegas que fecham;

5. Leve dinheiro em espécie, pois muitas não aceitam cartão de crédito;

6. Atente-se ao intervalo entre as visitas, pois as degustações duram entre 60 e 90 min;

7. Algumas vinícolas também oferecem almoço, mas há necessidade de reserva;

8. Contrate um motorista, popularmente chamado de Remis, se não quiser preocupação com locomoção. 


Bodega La Rural - Museu do Vinho em Maipú

Mas se você não quer se preocupar, há agências que fazem todo o roteiro e inclusive contratam motorista. Informe-se em seu hotel logo na chegada. Todavia se for viajar em algum feriado, sugiro que faça tudo antecipadamente pela internet.

  • Meu Roteiro:
Estávamos com carro alugado desde Santiago e não queríamos ficar dependendo  de motorista, apesar de ser mais cômodo. Queríamos a liberdade de passar na frente de alguma bodega e simplesmente parar, dessa forma escolhemos 2 vinícolas em cada região para reservar e deixamos a tarde livre para escolher algumas entres tantas.



- Na sexta visitamos a região de Luján de Cuyo. Bodegas escolhidas e reservadas: Catena Zapata e Pulenta. Almoço reservado na Cavas Wine Lodge.


Sala degustação da Zapata

Meu irmão e cunhada na Pulenta
Cavas Wine Lodge
Importante salientar que as vinícolas de Luján fecham mais cedo no sábado e algumas nem abrem, por isso escolhemos visitar na sexta.

- No sábado visitamos a região de Maipú. Bodegas escolhidas:  Zuccardi e Trapiche. Não havia necessidade de reservas, bastava chegar no horário pre-determinado para as visitas, assim não precisa esperar a próxima.


Sala de degustação da Zuccardi

Degustação na Trapiche

Bodega CarinaE

As vinícolas de Maipú ficam aberta até mais tarde aos sábados.

Infelizmente não conhecemos a região de Valle de Uco, pois tínhamos apenas o domingo e queríamos conhecer a cidade.

É como eu sempre digo: "Temos que deixar algo para trás com intuito de voltar".

Acompanhe os próximos post que explanarei as visitas e degustações.


Leia também:


Já esteve em Mendoza?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.



Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.