Conhecendo Mendoza na Argentina





Continuando os post sobre a viagem de final de ano pelo Chile e Argentina........


* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 15 dias pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.

Domingo, sétimo dia de viagem, deixamos reservado para conhecer a cidade das Vinícolas.
   

No coração da Cordilheira dos Andes, Mendoza é considerada uma das principais províncias vitícolas da Argentina e produz 70% dos vinhos nacionais, com destaque para o Malbec.


O turismo gira em torno de passeios e degustações nas vinícolas, mas há também outros atrativos na cidade.


Fundada no século XVI como ponto de passagem aos que atravessavam a Cordilheira, foi reconstruída após o terremoto que a devastou em 1861. A parte velha da cidade guarda as ruínas da era colonial.



Uma cidade totalmente arborizada deixa o clima desértico mais ameno. Belas praças, museus, parques e gastronomia diversificada são as características da cidade.

O que me deixou encantada foram os túneis verdes formados pelas copas das árvores que margeiam praticamente todas as avenidas e ruas da cidade. Muita sombra. 

Outro detalhe são as enormes canaletas para aproveitamento da água do degelo das Cordilheiras. Por isso preste muita atenção ao atravessar a rua para não cair no buraco.

A vida noturna é agitada. Muitos bares e restaurantes para todos os gostos.

Mendoza possui 3 Centros de Informações: Siga o famoso i e pegue seu mapa da cidade com direito a explicações e dicas.




Já fez seu seguro viagens?? Faça uma cotação através dos banners inseridos ao lado direito.


Roteiro de 1 dia pela cidade:

Era domingo, então o comércio estava fechado. Fomos ao Centro de informações pegamos um mapa e as principais dicas da cidade.

- Primeira parada: Calçadão Sarmiento, onde se localiza cafés, bares, restaurantes e lojas. Uma ótima opção para café da manhã ou um drink a tarde.




- Segunda parada: Centro Histórico 

1) Praça Pedro Del Castillo (área da fundação de Mendoza). É o local onde a cidade de Mendoza foi fundada em 2 de março de 1561. A praça foi o centro onde se desenvolveu a vida politica e social da sociedade mendocina. Destruída pelo terremoto de 1861 a praça virou campo de futebol e foi foi ignorado seu valor histórico. Somente em 1989 que o município inicio os trabalhos de investigação arqueogeológica e foi revitalizado o centro histórico de Mendoza. 





No centro da praça encontra-se a cripta da fonte original que recepcionava a água portavel no passado. É possível a visitação guiada.




2) Museu da área fundacional: com escavações arqueológicas, elementos do passado e fatos históricos de Mendoza.
As escavações começaram em 1989 e desde então foram encontrados muitos objetos da época da fundação da cidade.



Horário de funcionamento: de terça a sábado das 08h às 20h. Domingos das 12h às 18h30min. Feriados das 11h às 19h.

3) Ruínas de São Francisco: restos do Ex Convento e Iglesia Jesuítica.
O templo foi construído como residencia da Companhia de Jesus, na Mendoza colonial e entregue em 1798 à Ordem Franciscana. Em um das capelas da igreja encontrava-se o bastão de mando do General San Martin, doado pelo próprio em 1818.




4) Aquário Municipal: Foi inaugurado em 25 de maio de 1945, e foi o primeiro da Argentina. Um aquário pequeno, mas a criançada adora. Se não viajar com crianças não recomendo a visita.



-Terceira parada: Parque General San Martin. Com mais de 400 hectares e muitos atrativos turísticos, como por exemplo zoológico, teatro, estádio. Uma área maior que o Central Park.




Visitamos o Zoo, que é imenso. Mais de 3 km de caminhada e muita diversão. Tem até Urso Polar, mas ele fica de férias no verão. O clima de Mendoza é muito quente.
Se gosta de Zoológico ou está viajando com crianças, vale a pena a visita.






Após a visita, uma dica é subir (de carro) ao Cerro de la Gloria para ver deslumbrantes vistas das montanhas e de Mendoza, além de uma impressionante estátua do General San Martín.




Dica: passeie de carro pelo Parque, pois é imenso.

Após todas essas andanças, enfim paramos para almoçar. O bom é que os restaurantes na Argentina funcionam até tarde.

O escolhido foi o El Club da La Milanesa. Já fiz uma resenha sobre esse restaurante neste post de gastronomia em Córdoba.
É uma rede de restaurante bem conhecida e frequentada pelos Argentinos. A comida é uma delícia e muito bem servida.






Localização: Av. Aristides Villanueva, 405
Site: click aqui.

Após o almoço não deixe de experimentar um autentico sorvete de doce de leite na Sorveteria Perin. Foi a Lily do Blog Apaixonados por Viagens que me deu essa dica. Realmente o sorvete é maravilhoso.

Sorveteria Famiglia Perin é tradicional na cidade e está localizada na Av. Sarmiento, 799.




Outra sugestão para passear na cidade é visitar a Plaza Independencia  que marca o centro de Mendoza. Primeiramente construída em 1886, e reformada em 1941. Geralmente aos domingos tem feira de artesanato.

O famosos Hotel Hyatt que passamos a ceia de Natal está localizado bem a frente da praça.



Informações Úteis:

Moeda: Peso Argentino
Fuso Horário: 1h a menos que o horário de Brasília (atente-se ao horário de verão).
Siesta: Os Mendocinos respeitam a tradição e tudo fecha das 13h30min até as 16h30min aproximadamente, todos os dias. Os restaurantes, porém não fecham.

Percebi muita semelhança com os horários de Córdoba, pois a café da manhã vai até tarde, o almoço até 16h; também há o costume do chá da tarde e o jantar começa após as 20h30min.


Mais informações sobre Mendoza nos links abaixo:




Já esteve em Mendoza?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.




Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.